Lori Arruda

25 anos, casada, mãe de um casal, apaixonada por saúde, compartilhando amor próprio, beleza e saúde a 3 anos aqui no Fit e Bela blog e ajudando mulheres a nutrirem a beleza de dentro para fora!

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[#15 BEDA] Crescimento muscular: Proteínas vegetais também ajudam!

saúde e bem estar

Hey Fitbela, tudo saudável e belo por aí, proteína é um macronutriente muito importante para o desenvolvimento e crescimento dos músculos, se você acha que os músculos são construídos apenas de proteína animal você está enganada, e hoje você vai conhecer algumas opções de proteínas vegetais para adicionar à sua alimentação.

Antes de tudo eu preciso citar os principais motivos para consumir proteínas vegetais quando se deseja aumentar a massa magra do corpo.

Motivos para consumir proteínas vegetais!

  • Rica em nutrientes e benéfica para a saúde: As proteínas vegetais são alimentos riquíssimos e trazem diversos benefícios para o organismo e isso acontece porque a proteína de origem vegetal possui todos os aminoácidos e vários outros nutrientes que são benéficos e essenciais para que o organismo funcione perfeitamente.
  • Qualidade e economia: As proteínas de origem animal são mais baratas se comparadas a proteína animal, quem segue uma dieta a risca sabe que o mais pesado no bolso na hora das compras é a proteína animal, e esse é outro motivo para consumir proteína vegetal, o preço é menor e a qualidade é a mesma.

DICA EXTRA! Não precisa virar vegetariana se não quiser, você pode dividir a proteína a ser consumida em vegetal e animal, assim seu orçamento com dieta ficará um pouco menor.

Esses são dois motivos para consumir proteína vegetal, além de possuírem os aminoácidos conhecidos como essenciais, que são aqueles que nosso organismo não consegue produzir elas possuem nutrientes poderosos para a manutenção e equilíbrio do organismo, além de serem muito mais baratas. Agora que você já tem em mente esses dois pontos importantes, vem dar uma espiadinha em quais vegetais você pode adicionar na sua alimentação diária.

Crescimento muscular: Opções de alimentos ricos em proteína vegetal!


- SOJA: Em 65 gramas de soja cozida que é o equivalente a uma concha, encontramos 11,4 gramas de proteína, e além dessa quantidade absurda de proteína a soja trás outros benefícios à saúde, fortalecimento dos ossos, mais elasticidade à pele, e diminuição dos sintomas da menopausa são alguns dos muitos benefícios de se consumir soja.

- ERVILHA: Em 60 gramas de ervilha, que é o equivalente a uma colher cheia de arroz, encontramos 4,5 gramas de proteína vegetal, e o mais interessante de consumir esse alimento é que ele oferece mais de 25% das necessidades diárias que são recomendadas de vários nutrientes, como as vitaminas A,C, K, Manganês, fibras, entre outros. 

- AMENDOIM: Em 30 gramas de amendoim que é o equivalente a um punhado, encontramos 8,2 gramas de proteína uma excelente quantidade por sinal, mas além desse macronutriente o amendoim é um alimento rico em nutrientes e fibras, ele ajuda na prevenção do diabetes, reduz o colesterol ruim, faz bem para o intestino..., eu sou apaixonada por amendoim.

- GRÃO DE BICO: Amo uma saladinha de grão de bico, é não é pelo fato dessa leguminosa ser uma das mais ricas em proteínas e sim pelo sabor mesmo, além de ajudar o crescimento muscular, ela também faz bem para o intestino, em 45 gramas de grão de bico,  que é o equivalente a uma colher de pegar arroz, encontramos quase 3,4 gramas de proteínas.

- SEMENTE DE GERGELIM: Esse é um dos meus preferidos, em 20 gramas de gergelim, que é o equivalente a duas colheres de sopa, encontramos 4,2 gramas de proteína, e além dele ser rico em proteína, entre os seus nutrientes que fazem maravilhas no organismo está a metionina, que nada mais é do que um aminoácido que auxilia na síntese muscular.

- AVEIA: A aveia é um alimento que não pode faltar por aqui, amo comer aveia com frutas, mingau de aveia com canela, panqueca de banana com aveia e por aí vai, não faltam receitas, e o mais interessante é que em 30 gramas de aveia, que é o equivalente a 2 colheres de sopa, encontramos, 4, 1 gramas de proteína.

- LENTILHA: Em 65 gramas de proteína, que é o equivalente a uma concha pequena, encontramos 4 gramas de proteína, e por ser rico em ácido fólico é um alimento que também deve fazer parte do cardápio das gravidinhas de plantão.

- FEIJÃO: O queridinho dos brasileiros não poderia ficar de fora, em 65 gramas de feijão, que é o equivalente a uma concha pequena encontramos 3,1 gramas de proteínas, e eu nem preciso falar que esse alimento é rico em ferro, seu consumo previne anemias e fortalece a imunidade!

Preparada para adicionar algumas doses extras de proteínas vegetais à sua alimentação diária? Desfrute dos benefícios desses alimentos para a saúde, enquanto seus músculos crescem e se desenvolvem.

Te espero amanhã. Beijos da Lori!

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