Jabaeté, Vila Velha - ES, 29127, Brasil

[#22 BEDA] Aprenda tudo sobre os 4 tipos de umectação capilar!

Cabelo crespo e cacheado


Hey Fitbela, vamos umectar os cachinhos? Cabelo crespo e cacheado precisa de uma dose extra de oleosidade e é aí que entra a umectação capilar, então se prepara que hoje você vai aprender 4 formas de umectar seu cabelo!

Umectar no dicionário significa: embeber-se em líquido; umedecer-se. E é daí que veio o termo umectação, esse procedimento nada mais é do que umedecer seus cachinhos com óleo, mas não pense que é qualquer tipo de óleo, mas calma que já já eu te explico direitinho esse lance dos óleos, a umectação é um tratamento maravilhoso que tem como objetivo nutrir os fios, recuperar a oleosidade e ainda recupera o cabelo danificado. 

Cabelos crespos e cacheados são os que mais necessitam de umectação, isso porque a curvatura do cabelo afro faz com que a oleosidade natural do couro cabeludo não chegue até as pontas, apesar de ser muito usado por crespas e cacheadas a umectação é um tratamento sem restrições e pode ser feito em qualquer tipo de cabelo!

Umectação capilar quais óleos usar?

A umectação deve obrigatoriamente ser feita com óleo vegetal, você pode escolher azeite extra virgem, óleo de coco, óleo de rícino e qualquer outro óleo, desde que ele seja 100% vegetal. 

Também existe uma diferença em relação aos óleos vegetais, uns penetram no fio e outros não, os mais indicados para umectar os fios são os óleos vegetais que penetram na fibra capilar, para você saber qual é qual nessa lista imensa de óleos vegetais, eu preparei um post sobre esse assunto, óleos vegetais que penetram e óleos vegetais que não penetram no fio!

Como umectar o cabelo?

O objetivo da umectação é umedecer todo o cabelo com óleo vegetal, você deve aplicar o óleo da raiz até as pontas, massagear o óleo no couro cabeludo estimula a circulação e acelera o crescimento, a aplicação deve ser feita mecha a mecha, as mechas devem ser finas e bem enluvadas para uma melhor absorção, não fique com dó de gastar óleo, pode passar com vontade, depois de umectar é só prender o cabelo, deixar agir o tempo necessário e retirar o óleo do cabelo, vou explicar como remover logo mais.

Conheça agora os 4 tipos de umectação capilar!


Umectação tradicional

Essa é a mais conhecida, a umectação aqui é feita no cabelo seco e o óleo deve agir por no mínimo 2 horas no fio, esse tempo é o suficiente para que o óleo seja absorvido pela fibra capilar, o segredo é que o cabelo deve estar seco isso porque a absorção do óleo fica mais difícil se o cabelo estiver molhado.

Umectação noturna

Nesse tipo o óleo é aplicado a noite antes dormir, e age nos fios durante toda a noite, o legal é separar uma fronha e ou uma touca especialmente para quando for fazer esse procedimento.

Umectação quente

Se você imaginou que o óleo deve ser aquecido, acertou na mosca, aqui o óleo é aquecido por alguns segundos, muito cuidado nessa hora, se o óleo estiver muito quente causará graves queimaduras ao couro cabeludo e até mesmo aos fios, e não é isso que queremos, ok? Aplicar o óleo aquecido potencializa a ação, melhora a absorção e ainda dá mais agilidade ao processo, aqui você pode deixar o óleo agir por uns 30 minutos. Ideal para os dias mais corridos!

Umectação reversa

Aqui fazemos uma misturinha mágica do óleo vegetal com uma máscara de hidratação, essa opção é maravilhosa para cabelos muito ressecados e que necessitam repor água, essa é a única das opções que deverá ser feita com o cabelo úmido, e por esse motivo deixarei o passo a passo aqui embaixo, o cabelo deve estar úmido pois como vamos aplicar a máscara as cutículas precisam estar abertas para receber a hidratação, repor a água perdida e em seguida a nutrição do óleo.

Como fazer umectação reversa

  •  Lave os fios com um pré-shampoo para remover todas as impurezas, mas aplique somente no couro cabeludo para não ressecar as pontas;
  •  Com uma toalha ou camisa de algodão, retire o excesso de umidade dos fios; 
  •  Divida o cabelo em quatro partes e aplique a máscara de hidratação por todo o comprimento e ponta, enluvando bem cada parte, se seu cabelo for muito cheio pode dividir em quantas partes(mechas) quiser, e lembre-se de não aplicar a máscara na raiz, faça isso apenas se ela for específica para isso.
  • Depois de aplicar a máscara de hidratação em todo o cabelo, divida-o novamente e agora aplique o óleo vegetal em toda a extensão do fio, da mesma forma que fez com a máscara, o óleo pode ser aplicado na raiz.
  • Deixe agir por 30 minutos, e enxague o cabelo como de costume, use água morna ou fria, quente nem pensar, ok?
Com exceção da umectação reversa, todas as demais formas de umectação devem ser feitas com o cabelo seco, o cabelo até pode estar molhado mas a ação é melhor nos fios secos, acho que isso acontece porque água e óleo não se misturam, rsrs!

Como retirar a umectação capilar dos fios

Para retirar o óleo dos fios você precisará da ajuda de um condicionador de textura leve, daí é só aplicar o condicionador em todo cabelo e deixar agir por 30 minutos, em seguida é só enxaguar com água morna ou fria e pronto, assim o óleo sairá facilmente, caso vá fazer outro tratamento após remover a umectação você pode aplicar uma ou duas demão de shampoo, apenas na raiz, ok?

Umectação capilar salva qualquer cabelo danificado, parece até mágica como umectar os cachos deixa os cachinhos mais macios, brilhosos e definidos, eu amo fazer umectação capilar, e você, também gosta de umectar seu cabelo?

Te espero amanhã. Beijos da Lori!

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELABLOG | Facebook - @FITEBELABLOG

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.