Jabaeté, Vila Velha - ES, 29127, Brasil

[#11 BEDA] Tratamento e finalização: Hábitos que fazem tudo dar errado!

cuidados com o cabelo cacheado!

Hey Fitbela, tudo saudável e belo por aí? Para as minhas cacheadas de plantão que já estavam com saudade de um post cheio de dicas mara para os cachos, hoje eu trouxe dicas M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S para vocês! 

Você faz um tratamento e seu cabelo não fica bom, você finaliza e seus cachinhos ficam péssimo? Se isso acontece com você, agora eu vou te contar alguns erros que você pode estar cometendo! 

Erros que fazem o tratamento e a finalização do seu cabelo darem errado! 


  •  Não saber a necessidade do seu cabelo;

Não adiantará de nada fazer o melhor tratamento do mundo no seu cabelo se esse tratamento não suprir a real necessidade dos seus fios, por isso é muito importante examinar seu cabelo antes de cada tratamento para identificar qual a real necessidade dele, ou então se preferir seguir um cronograma capilar, que sua rotina de tratamento capilar seja especifica para as necessidades do seu cabelo, fiz um post aqui explicando como identificar as necessidades do cabelo, dá uma espiadinha lá!

  •  Não enluvar o produto na hora da aplicação;⠀

Enluvar é o processo de massagear os fios na hora de passar a máscara de tratamento ou então nossas amadas receitinhas naturais, esse processo deve ser feito com calma e muita paciência, ao enluvar os fios você ajuda que os nutrientes sejam absorvidos e as cutículas sejam seladas. 

Como enluvar os fios!!
Divida o cabelo em mechas finas e vá massageando como se você subisse em uma corda, faça isso no comprimento dos fios até as pontas, faça esse processo por um, dois minutos ou até perceber que os fios estão mais sedosos do que quando você começou.

DICA EXTRA! Quando for finalizar, não passe o creme de pentear e pronto, tire alguns segundinhos para enluvar o cabelo, isso faz com que o creme penetre melhor e ajuda a ativar ainda mais a definição dos cachinhos!

  • Não usar óleos na parte mais seca do cabelo;⠀

Qual a parte mais seca do seu cabelo? No meu caso é a partir do meio do cabelo até as pontas, acredito que para a maioria das cacheadas essa é a parte mais seca e isso acontece porque a oleosidade natural produzida no couro cabeludo não consegue atravessar nossas molinhas e nutrir toda a extensão do fio. Se você deseja ter um cabelo de rainha ta na hora de passar mais óleo vegetal nesse cabelito, não use apenas na nutrição e na umectação, na hora da finalização use também um pouco de óleo vegetal de sua preferencia no seu cabelo.

  •  Aplicar shampoo no comprimento e pontas;⠀

Shampoo é um produto especifico para a limpeza do couro cabeludo, pois é justamente nessa parte que se concentra a maior parte da sujeira, para evitar um cabelo com efeito espigado, ressecado e danificado nunca aplique o shampoo no comprimento e nas pontas, a água com espuma do shampoo que escorre sobre essa área já é suficiente para limpar sem agredir demais.

  • Aplicar creme e condicionador na raiz ou próximo demais;⠀

A raiz é uma área que precisa de ventilação, se você passa creme, condicionador e produtos que não são específicos para serem usados na raiz, você entope o bulbo capilar e isso atrapalha que seu couro cabeludo respire corretamente, e isso trás vários males para o cabelo, queda, diminui o desenvolvimento (crescimento) e muito mais.

  • Aplicar óleos ou tônicos na raiz sem massagear;

Ao aplicar óleos ou tônicos sem massagear o couro cabeludo você está jogando dinheiro e produto fora, não é que apenas aplicar não faça efeito, sim faz, mas pouquíssimo, quando você massageia o couro cabeludo com um tônico ou óleo a circulação é ativada potencializando a ação e a eficacia do produto.

  • Lavar com água quente;⠀

Água quente resseca e abre as cutículas do cabelo, mas além disso lavar o cabelo em alta temperatura faz com que o cabelo fique com mais frizz e atrapalha a definição dos cachinhos, prefira sempre uma boa água em temperatura ambiente para lavar o cabelo.

  • Torcer o cabelo na toalha ou esfregar o cabelo na hora de enxugar;⠀

Esse ato danifica muito o cabelo, e isso acontece graças a tração, ação mecânica da toalha gerada no cabelo, o famoso atrito, se você tem esse costume, pare, isso agride a cutícula (exterior do fio) e ainda retira toda a oleosidade natural do cabelo. Assim como esfregar o cabelo não é bom, torcer o cabelo na toalha também não é, isso porque você estará quebrando os fios, você pode até não perceber de imediato mas a longo prazo você notará uma grande diferença.

  • Usar as unhas para lavar a raiz;⠀

Essa aqui não é nova, além de danificar suas lindas unhas, você arranha e gera micro lesões no seu couro cabeludo, um cabelo saudável é sinônimo de um couro cabeludo saudável, sempre que for lavar a raiz use apenas as pontas dos dedos.

  • Esticar muito e apertar demais quando amarra o cabelo;

Esse aqui é um hábito que além de quebrar e deixar os fios porosos, acaba com a definição, quando você aperta de mais, você quebra seu cabelo (observe quando remover a chucha) e ainda abafa o couro cabeludo, o que atrapalha a ventilação da raiz, quando você estica demais você detona a definição do cabelo, por isso é tão comum ver várias meninas com o cabelo quebrado pelo meio e com várias partes do cabelo (principalmente a frente) sem definição! Se você tem essa mania, fuja dela imediatamente!

Essas foram as dicas de hoje, se você as colocar em prática além de fazer a finalização e o tratamento darem certo, seu cabelo ficará muito mais bonito e saudável!

Te espero amanhã. Beijos da Lori!

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELABLOG | Facebook - @FITEBELABLOG

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.