COMO IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DO SEU CABELO? APRENDA AGORA! - Fit e Bela blog

COMO IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DO SEU CABELO? APRENDA AGORA!

8/03/2019 09:59:00 AM

meu cabelo precisa de...

Hey Fitbela(o)! No post de ontem - Cachos de salão em casa? Sim, isso é possível! - eu falei um pouco sobre como descobrir a necessidade do cabelo, mas esse assunto é tão importante que merece um post exclusivo! Saber o que fazer no cabelo e o tratamento ideal para ele em cada fase é a chave para ter fios maravilhosos.

Para conseguir identificar as necessidades do seu cabelo, primeiro você precisa conhecer um pouco mais sobre ele!

Entenda seu cabelo.

Composição: Os fios são formados basicamente por queratina, uma porcentagem de 90% da composição capilar. A queratina é uma proteína formada por aminoácidos e é a responsável pela integridade do fio. Os outros 10% restantes são de água, lipídeos, glicogênio, ácido glutâmico e outros minerais.

Nossos fios sofrem agressões constantes, seja por processos químicos - tinturas, alisamentos e etc -  ou agentes naturais - sol, vento, poeira e etc - o que muda constantemente a necessidade do cabelo.




São esses impactos que causam a perda dos nutrientes que compõem o fio e com essa perda surge a necessidade de reposição, por esse motivo é importante identificar o que precisa ser reposto e assim fazer o tratamento ideal.

Teste de porosidade

Esse teste é muito conhecido e utilizado atualmente, porém ele sozinho não pode determinar a verdadeira necessidade do cabelo, isso porque existem outros fatores como: força, aspecto, forma, cor e aparência que devem ser levados em consideração na hora de avaliar a saúde do cabelo, para só assim conseguirmos um diagnostico.

Você pode fazer o teste de porosidade, mas precisa levar em consideração os demais aspectos, ok?

teste de porosidade capilar

Hora de identificar o problema

Como dito anteriormente a porosidade sozinha não pode determinar a necessidade dos fios, então você precisará por a mão na massa. Sinta seu cabelo, como ele está? Áspero? Sem brilho? Toque seu cabelo, dê leves puxadinhas, o fio está elástico? quebradiço? Faça essa autoavaliação com muito carinho.

Problema identificado é hora de saber o que ele indica.


Se seu cabelo estiver com danos diários, seco (ressecado), sem brilho ou áspero, ele precisa de hidratação.

Benefícios da hidratação: Ela repõe necessidades básicas como água, brilho, movimento, diminui o ressecamento e devolve a maciez.

Se seu cabelo estiver com um volume anormal, poroso, desalinhado, sem forma, com pontas duplas ou com muito frizz, ele precisa de nutrição.

Benefícios da nutrição: Ela é a responsável por domar os fios, devolver o volume correto do cabelo, deixá-los alinhados e repor óleos.

Mesmo se o cabelo for oleoso, a necessidade de fazer uma nutrição irá aparecer, pois muitas vezes a oleosidade natural não consegue chegar até as pontas e nutrir toda a extensão dos fios.




É importante enxaguar bem o cabelo e o couro cabeludo após esse tratamento, pois se acumulada nos fios, a oleosidade derivada dos óleos que compõem o tratamento deixarão o cabelo oleoso, com aspecto de sujo e pode causar seborreia.

Seu cabelo precisa muito de nutrição? Então você pode complementar o tratamento fazendo umectação capilar!

Se seu cabelo estiver quebradiço, emborrachado, caindo em excesso, frágil e elástico, ele precisa de reconstrução.

Benefícios da reconstrução: Ela é a responsável por devolver elementos da fibra capilar, promover força e diminuir a queda, a quebra e renovar a saúde interna do fio.

Apesar de reconstruir a saúde capilar, num primeiro momento a reconstrução não deixa o cabelo macio e sim um pouco mais rígido, principalmente durante a aplicação, esse tratamento é muitíssimo importante e requer um pouco mais de atenção, mesmo que seu cabelo esteja muito danificado não é recomendado fazer mais de duas sessões de reconstrução capilar no mesmo mês. O excesso pode danificar ainda mais o cabelo.

Aprendi a identificar as necessidades do meu cabelo, mas ele está
 muito danificado e precisa de um pouco de tudo, o que fazer?

Se seu cabelo estiver muito danificado é hora de fazer o cronograma capilar e ir adequando as repetições de cada tratamento conforme seu cabelo for ficando mais saudável.

Por exemplo, se seu cabelo estiver mais seco, monte seu cronograma com mais hidratações, se ele estiver sem forma e volumoso, faça mais nutrições e quanto a reconstrução mesmo se seu cabelo estiver muito frágil, faça uma sessão a cada 15 dias.

Terminado o primeiro mês de cronograma, volte a analisar seu cabelo e identifique o que ele mais precisa e monte outro cronograma para o mês seguinte.

descubra o que seu cabelo precisa!

Agora me conta um segredo, você copia um cronograma capilar da internet ou monta você mesma o seu?

Acompanhe outras dicas nas redes sociais!

    Pinterest Fit e Bela Blog | Instagram @fitebelablog | Facebook @fitebelablog


#beda
Conheça o United Blogs

Você pode gostar também

6 comentários

  1. adorei essa dica de colocar o cabelo na agua. não conhecia esse metodo.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava falando sobre esse assunto hoje mais cedo e agora me deparo com esse post tão completinho. Valeu por compartilhar conosco essas dicas. E mais uma vez te parabenizo pelas ilustrações do post.

    ResponderExcluir
  3. Lori, eu preciso realmente conhecer e cuidar do meu cabelo. Toda vez que estou em crise meto a tesoura e pinto sempre. Ta tão judiado rs Mas obrigada por todas essas informações. Vou salvar seu post para seguir. :)

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Legal o post... fiquei a me lembrar das conversar que já tive a respeito dos meus cabelos, que eu amo e por serem grisalhos precisam de shampoo especial. Mas não faço muita coisa por ele. Cuido mesmo da raiz e do couro cabeludo porque fui aconselhada a isso. Na época fria, os fios ficam maravilhosos, já na época quente, um horror e haja creme, protetor solar e paciência. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  5. Olá ♥
    Estou adorando acompanhar seus posts sobre cabelo, já quero fazer o teste de porosidade, mas descobri também que tenho que fazer reconstrução pois meu cabelo está caindo muito :/
    Já vou anotar as dicas e começar a cuidar do meu cabelo e tentar montar meu cronograma capilar ♥
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
  6. Eu tento seguir o cronograma que peguei na internet, mas tem dado muito certo não por motivo de não ter tempo mesmo.
    Esse mês eu vou me organjzar um pouco melhor pojs estou precisando de muita hidratação hahaha seu post foi bastante esclarecedor ❤
    diariodeumadesastrada.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!