Lori Arruda

25 anos, casada, mãe de um casal, apaixonada por saúde, compartilhando amor próprio, beleza e saúde a 3 anos aqui no Fit e Bela blog e ajudando mulheres a nutrirem a beleza de dentro para fora!

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[#13 BEDA] Reeducação alimentar, sem segredo e descomplicada!

Saúde e bem estar

 Hey Fitbela, tudo saudável e belo por aí? Adotar hábitos alimentares mais saudáveis não precisa ser chato, você só precisa fazer da forma certa!

Se você já tentou reeducar sua alimentação ou então está pensando em seguir esse caminho, esse post é para você, aqui você vai descobrir alguns segredos que são a chave do sucesso da reeducação alimentar. Vamos lá?

O que é reeducação alimentar.

Reeducação alimentar carinhosamente chamada de R.A. não é uma dieta e sim uma introdução a um novo estilo de vida, é uma mudança de hábitos e comportamentos alimentares, que trarão muitos benefícios para a saúde, para a beleza e até mesmo para a autoestima. 

Quando eramos bebês nos ensinaram a comer frutas, vegetais, hortaliças e tudo o que é bom para desenvolver um crescimento saudável de uma criança, mas depois de grandinhos muitos de nós acabam abandonando os hábitos saudáveis e adquirindo hábitos prejudiciais para o organismo, e é por esse motivo que nessa fase de reeducação alimentar você vai reeducar sua alimentação, reaprender a comer coisas saudáveis e para então recomeçar uma vida com mais saúde,  já aviso que é preciso ir com calma e muita paciência para não enfiar os pés pelas mãos e desistir de tudo! 

Por que fazer R.A.? Benefícios da reeducação alimentar.

  • Manutenção da saúde
  • Ajuda no emagrecimento
  • Facilita o aumento de massa magra
  • Combate doenças
  • Desenvolve saúde mental
Como mencionei acima a reeducação alimentar não é uma dieta, para você entender a diferença entre elas observe:

DIETAS MALUCAS: Possui uma data de início e termino, é cheia de restrições, gera culpa e frustração se você consumir algo "proibido", na maioria dos casos trás resultados que não são duradouros, o que ocasiona o conhecido efeito sanfona, e ainda podem gerar muitos prejuízos para a saúde.

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR: Não restringe o consumo de alimentos, trás resultados duradouros, não prejudica a saúde, cria uma boa relação com todos os alimentos, é uma mudança para a vida toda.

Viu aí as diferenças? A reeducação alimentar te proporcionará comer melhor, com mais variedade e equilíbrio, preparada para embarcar nessa aventura? Então vamos aos segredos que farão toda a diferença nessa trajetória.

Segredos para uma reeducação alimentar de sucesso!


Quanto mais colorido o prato estiver melhor.

Uma alimentação colorida significa uma quantidade enorme de nutrientes que será absorvida pelo seu organismo, gerando saúde, bem estar e muita qualidade de vida, o ideal é que no almoço e no jantar seu prato tenha ao menos 5 cores diferentes, não é só comer batata e cenoura não, diversifique e invista em legumes, vegetais e hortaliças.

DICA IMPORTANTE! Experimente, prove antes de dizer que não gosta, você não é obrigada a comer o que não gosta, mas antes disso se dê a chance de experimentar e quem sabe se surpreender com o novo, existe uma imensa diversidade de legumes e verduras aposto que você se surpreenderá com os sabores, então, experimente e nada de nojinho.

Faça substituições!

Se você tem o hábito de se alimentar e em seguida saborear uma deliciosa sobremesa açucarada, experimente substituir essa opção por uma fruta, o açúcar branco por mel ou açúcar mascavo, o sal branco pelo sal rosa do himalaia, e por aí vai, essa regra pode ser usada para tudo, é só se perguntar, o que trará mais benefícios para o meu corpo? 

Diminua o consumo aos poucos!

Diminua o sal, o açúcar, as frituras, industrializados..., e não se esqueça que você está se reeducando, retirar de uma única vez algo que seu organismo está acostumado a receber pode ser terrível e te fazer desistir da reeducação alimentar nos 3 primeiros dias, vá com calma, ok?

Reeducação alimentar na prática:

  • Não pule nenhuma refeição;
  • Priorize alimentos integrais;
  • Estipule um horário para se alimentar (ex. de 3 em 3 horas);
  • Não espere o estomago doer de fome para se alimentar;
  • Não beba líquidos durante as refeições;
  • Coma mais frutas, verduras e legumes;
  • Prepare um prato colorido no almoço e no jantar;
  • Coma devagar, mastigue bem;
  • Evite frituras, doces, refrigerantes, temperos artificiais;
  • Diminua o consumo de sal;
  • Beba bastante água;
  • Durma bem;
  • Se movimente.
Essas foram as dicas para você reeducar sua alimentação e adquirir um estilo de vida saudável sem sofrer, lembre-se que o empenho, a dedicação e a constância fará toda a diferença! Agora me responda aqui nos comentários, você tem hábitos alimentares saudáveis ou está precisando começar uma reeducação alimentar?

Te espero amanhã. Beijos da Lori!

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