Jabaeté, Vila Velha - ES, 29127, Brasil

[#14 BEDA] 4 dias de autocuidado para renovar as energias!

autoamor


Hey Fitbela, tudo saudável e belo por aí? Se você está pra baixo nessa fase de isolamento social e precisa de uma dose de animo, embarque comigo em uma aventura de quatro dias de autocuidado!

É super normal se sentir pra baixo vez ou outra, e você não precisa se preocupar por se sentir assim, você só não pode se acostumar a esse sentimento e não fazer nada para que essa sensação ruim desapareça.

Xô desanimo - #4diasdeautocuidado para renovar as energias!


O autocuidado é dividido em quatro tipos, sendo eles físico, emocional, mental e social, citei os tipos de autocuidado pois eles serão nosso guia no decorrer desses 4 dias, pois vamos trabalhar um tipo por dia!

Preparada para embarcar nessa aventura de autocuido? Então vem conferir como tudo vai funcionar!

4 dias de autocuidado para renovar as energias durante o isolamento social!


Para o primeiro dia de autocuidado: Cuidado físico!

Seu corpo é perfeito porque leva com ele a sua história, a sua jornada, e é por esse motivo que você precisa amar cada centímetro dele, mas isso não significa que você deve se abandonar, deixar seu corpo e sua saúde de lado, se olhar no espelho e se sentir bem consigo mesma não tem preço, é uma sensação ma-ra-vi-lho-sa, mas para que isso aconteça existem alguns fatores envolvidos e um deles é o autocuidado físico, lembre-se que cuidar do corpo e da saúde são passos fundamentais para dar aquela levantada no animo, concorda?

Tarefas para turbinar o animo e renovar as energias!


  • Praticar algum tipo de exercício físico -  Você pode correr, caminhar, fazer musculação, pular corda, isso aí você decide, mas nesse dia você precisa por seu corpinho para trabalhar um pouco!
  • Cuidar do corpo e da beleza - Faça as unhas, as sobrancelhas, o cabelo, uma esfoliação corporal, aplique uma máscara facial, escolha um ou faça todas, só não esqueça de reservar um tempinho para dar aquele tapa no visual!
  • Se alimentar com saúde - Comidas leves e saudáveis alimentam o corpo e turbinam a saúde, aproveite o dia para se alimentar melhor e comer mais frutas, legumes e vegetais. Caso você não tenha o hábito de comer de forma mais saudável, você pode fazer pequenas trocas, como por exemplo, optar por um copo de suco ao invés de refrigerante, comer uma fruta ao invés de um doce, faça um pequeno sacrifício seu corpo e sua saúde agradecerão.
  • Dormir bem - Para fechar esse dia com chave de ouro você precisa aproveitar a noite para descansar seu corpo e isso só será possível com uma boa noite de sono, deite mais sedo, deixe o celular de lado e antes de dormir tire alguns minutinhos para analisar como se sentiu no decorrer desse primeiro dia de autocuidado, feito isso, é hora de dormir, mas não só dormir é hora de dormir bem!

Para o segundo dia de autocuidado: Cuidado emocional!

Autocuidado emocional é muito importante, isso porque ao praticar esse tipo de autocuidado estamos cuidando da nossa saúde emocional, o que nos possibilita gerenciar e até controlar melhor as emoções, mas para que isso aconteça é preciso muita persistência e autoconhecimento e é por esse motivo que no segundo dia desse desafio você deverá trabalhar seu lado emocional, vamos as tarefas?

Tarefas para turbinar o animo e renovar as energias!

  • Se conhecer melhor -  Autoconhecimento é uma forma linda de autocuidado, as vezes pensamos que nos conhecemos mas lá no fundo não é bem assim, por falta de autoconhecimento vivemos movidos por opiniões alheias e isso não é nada bom, para a primeira missão do segundo dia de desafio você deve se conhecer melhor, e para isso você precisará reservar alguns minutos do seu dia para se questionar sobre algumas coisas, como por exemplo, o que me desanima? quais são as minhas cinco qualidades mais preciosas? como eu me sinto com relação a opinião dos outros? como eu me sinto em relação ao meu corpo? e assim por diante, escreva ao menos 10 perguntas em uma folha de papel e seja sincera com você ao responder cada uma das perguntas! 
  • Exercitar o auto perdão - Perdoar nem sempre é uma tarefa simples, mas apesar da complexidade o auto perdão é algo necessário e deve vir antes de tudo, antes de perdoar alguém que te feriu, ou alguma situação vivida você precisa se perdoar, isso porque o perdão fecha ciclos e cria novas possibilidades, viver se culpando, se julgando por erros e atitudes passadas não te fará bem algum, para te ajudar a praticar o auto perdão eu escolhi um exercício pratico bem legal, a tarefa não é complicada, mas pode não ser uma das mais confortáveis de fazer, mas lembre-se da importância de viver sem culpa, mágoas e ressentimentos antigos.
O exercício está aqui embaixo:
Peça perdão a si mesmo e aceite o gesto com o coração. Olhe para o espelho e repita: “eu me perdoo pelas minhas falhas cometidas conscientemente e por aquelas que fiz sem más intenções. Me perdoo pelas mágoas que causei a mim e a outras pessoas. Me perdoo pelas decisões erradas que tomei e por aquelas que deixei de tomar. Me perdoo pelas oportunidades que perdi, pelas pessoas que deixei e por aquilo que não vivi. Estou pronto para receber o novo”.
  • Cuidar da mente - Ter uma mente saudável e equilibrada é sinônimo de uma vida plena, livre de depressão e ansiedades, alguns hábitos como alimentação saudável, gratidão, auto perdão, consumir conteúdos de qualidade e pensar positivamente são alguns dos grandes aliados para conquistar uma mente saudável, para estimular sua saúde mental o desafio é praticar a gratidão, separe uma folha de papel e escreva nela 30 motivos pelos quais você é grata, comece a escrever cada um dos motivos com a expressão " EU SOU GRATA POR... " recite em voz alta enquanto escreve.
  • Gerenciar os sentimentos - Pensar antes de agir, administrar emoções e impulsos não é nada fácil, mas com os exercícios certos essa tarefa fica muito mais fácil, para gerenciar os sentimentos com destreza é preciso ser mais critica com seus pensamentos e atitudes, estar atenta e focada com o que acontece no seu interior e para te ajudar a alcançar isso você deve aprender a observar e compreender cada sentimento, se você está desanimada, aceite esse sentimento, mas busque entendê-lo, essa é a forma mais simples de conduzir seus sentimentos! Separe alguns minutinhos antes de dormir e faça uma autoanalise, identifique e compreenda o que você está sentindo e sentiu durante o dia!

Para o terceiro dia de autocuidado: Cuidado social! 

Sua vida social se encaixa aqui, é aqui que está a parte do convívio com outras pessoas, esse tipo de autocuidado é importantíssimo, é preciso aprender a gostar da sua companhia e tirar um tempinho apenas para você, mas isso não significa viver isolada, mas busque estar perto de pessoas que some na sua vida e que faça você se sentir confortável.

Tarefas para turbinar o animo e renovar as energias!

  • Compreender que autocuidado não é egoísmo - Autocuidado não é e nunca será egoísmo, para essa atividade você precisa tirar alguns minutos para refletir e compreender que você só estará preparada para ajudar o próximo se você estiver forte e equilibrada, de nada adianta carregar os problemas de todos a sua volta se você não entendeu que a sua prioridade precisa ser você.
  • Praticar a empatia e a solidariedade - Esse exercício fará toda a diferença na sua vida social, sei que estamos vivendo uma fase difícil mas você pode começar a praticar com as pessoas que convivem com você na sua casa, para esse exercício, procure enxergar uma boa intenção nas ações daqueles que te cercam, seja mais gentil, julgue menos e aproveite esse dia para exercitar seu lado solidário.
  • Não se isolar - Em tempos de isolamento social essa tarefa parece um pouco complicada, mas hoje em dia temos uma grande aliada, a internet, e o exercício aqui será fazer uma vídeo chamada com as amigas, com algum parente que você ama e não pode estar do lado, o importante aqui é estar perto mesmo não podendo estar junto.
  • Estar perto de quem soma - Cultive relacionamentos saudáveis e prazerosos, fuja de pessoas toxicas e que não te ajudam a evoluir, para essa atividade, esteja mais próxima e dê mais valor para aquelas pessoas que fazem tudo para te ver sorrir, envie uma mensagem de bom dia, e diga o quão feliz você é por ter essa pessoa na sua vida, envie para todas as pessoas que somam na sua vida.

Para o quarto dia de autocuidado: Cuidado mental! 

Cuidar da mente é um passo importante, ter uma mente saudável te livra-rá de várias situações chatas, sabe aquele ditado "mente vazia é oficina do diabo"? Evite deixar sua mente vazia e propensa a pensamentos sabotadores, cuide da sua saúde mental, cuide de você! 

Tarefas para turbinar o animo e renovar as energias!

    •  Estimular a criatividade - Essa tarefa  é bem legal e prazerosa, faça um diy, uma receita diferente, pinte um desenho, faça uma brincadeira nova com as crianças, você pode escolher uma das opções e se divirta!
    • Ler um livro - Ler melhora o funcionamento do cérebro, estimula a criatividade, se você não tem o hábito de ler separe uns minutos e leia ao menos 5 páginas de um livro que achar interessante.
    • Escutar sua música preferida - Nessa de isolamento social, ficamos entediadas com mais facilidade, escutar sua música preferida e relaxar pode ser uma deliciosa fuga, não deixe o dia acabar sem que você escute sua música predileta.
    • Consumir conteúdos de qualidade - Para hoje você também deverá deixar de lado nem que por alguns minutos aqueles conteúdos que te deixam pra baixo, preocupada, ansiosa... seja o feed do Instagram com vidas perfeitas, as notícias do jornal ou o que você julga como tóxico para você, a decisão é sua, e ao invés de consumir o que te prejudica você deverá consumir conteúdos de qualidade.
    Cada dia você terá 4 atividades para executar, se não conseguir fazer todas faça ao menos uma, tenha compromisso com você, essas atividades não farão milagre, mas ajudarão você a se conhecer mais, fortalecerão sua autoestima e trarão muitos benefícios para sua vida, não se esqueça que ser saudável é ter equilíbrio em todas as áreas da vida.

    Te espero amanhã. Beijos da Lori!

    ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
    Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELABLOG | Facebook - @FITEBELABLOG

    Postar um comentário

    Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
    Beijos da Lori!

    Fit e Bela Blog. Theme by STS.