Jabaeté, Vila Velha - ES, 29127, Brasil

[#17 BEDA] Seu cabelo cacheado não tem definição? Aprenda o que fazer!

Cabelo cacheado

Hey Fitbela, tudo saudável e belo por aí? Se seu cabelo cacheado não define e você fica perdida sem saber o que fazer, leia esse post até o final para descobrir o motivo do seu cabelo ficar assim e aprenda como resolver essa situação!

Um cabelo cacheado bem definido é a coisa mais linda, além de bonito representa um cabelo saudável e bem tratado, mas é muito comum encontrar cabelos cacheados sem definição por aí, e isso acontece por vários motivos, entre eles estão, fios ressecados em excesso, o uso de produtos e tratamentos errados, lavar o cabelo com água quente, a falta de água na hora da finalização e mexer demais no cabelo antes de secar completamente, são alguns motivos que podem estar atrapalhando a definição dos seus cachinhos.

Cabelo cacheado sem definição? Aprenda os motivos e como resolver esse problema!


  • Fios ressecados em excesso:

Cabelo ressecado é aquele que além de ter perdido muita água, perdeu nutrientes, lipídeos e proteínas, a carência desses elementos deixa o fio sem elasticidade e movimento, opaco, quebradiço e sem definição.

Como resolver: Como citei acima um dos fatores que deixa os fios ressecados é a perda de água, para resolver esse problema você precisará investir em hidratações capilares, que é a fase que repõe a água perdida do cabelo.

  • Usar os produtos errados:

Cacheado, crespo e ondulado não são as únicas classificações para os tipos de fios afro, entre os cacheados temos os tipos 3a, 3b e 3c, e assim por diante, na hora de escolher os produtos é importante estar atenta para qual tipo de fio aquele produto é indicado, pois apesar de serem parecidos cada tipo tem suas particularidades, outra coisa importante é nunca usar produtos específicos para cabelo liso.

Como resolver:  Escolha e use sempre produtos específicos para seu tipo de curvatura!

  • Lavar os fios com água quente:

Que lavar o cabelo com água muito quente não é bom, nós já sabemos, e esse também é um provável motivo para seus cachinhos não definirem, isso acontece porque a temperatura elevada deixa os fios sensíveis, as cutículas dilatam facilitando a perda de água do fio, e o resultado é um cabelo poroso, ressecado e sem definição.

Como resolver: De nada adiante hidratar seu cabelo e lavar os fios com água muito quente, se você quer que seus cachinhos ganhem forma e definição pare de lavar o cabelo com água muito quente, se não gostar ou não conseguir lavar o cabelo com água fria, experimente usar uma água morninha, nem quente de mais e nem muito fria.

  • Submeter a altas temperaturas um cabelo danificado:

Esse motivo é a continuação do motivo anterior, e como já falei da água é hora de falar de chapinha e secador, algumas meninas cacheadas possuem o hábito de vez ou outra pranchar ou escovar o cabelo e percebem que ao lavar o cabelo ele está sem forma, isso acontece não apenas pela questão da temperatura que eu citei anteriormente mas também pela falta de proteção antes de expor o cabelo a essas temperaturas ou até pelo cabelo já estar danificado.

Como resolver: Quer fazer escova e/ou chapinha no cabelo, se planeje para isso com pelo menos um mês, invista em hidratações, que vão repor a água no fio e prepeará-lo, antes de expor o cabelo as altas temperaturas desses procedimentos faça também uma hidratação e nunca esqueça de proteger os fios com um protetor térmico.

  • Mexer demais no cabelo antes de secar:

O cabelo cacheado é um cabelo fino e delicado, sua curvatura requer cuidados para permanecerem intactas e não se desmancharem, se você lava o cabelo e com ele ainda molhado mexe, prende, faz e acontece pode ter certeza que ele não ficará definido quando secar.

Como resolver: Quando lavar o cabelo, finalize como preferir e deixe o cabelo secar quetinho, (não mexa, não prenda...), mexa apenas quando o cabelo estiver completamente seco, assim ele não perderá a definição.

  • Finalizar o cabelo seco:

A essa altura você já deve ter compreendido que a água é a maior responsável pela definição capilar, por isso sempre finalize o cabelo úmido, não precisa estar escorrendo, pingando água, mas finalizar os fios úmidos ajuda muito da definição final dos cachinhos e também ajuda o day after ficar maravilhoso!

Como resolver: Na hora de finalizar, passe o creme de pentear no cabelo úmido, ou então use um borrifador para te auxiliar nesse processo.

  • Falta de tratamentos adequados:

Falamos muito de nutrição, que vai repor a água perdida dos fios, mas não podemos esquecer da nutrição, da reconstrução e de todos os cuidados e tratamentos que garantem fios saudáveis e equilibrados, lembre-se que um cabelo saudável precisa muito mais do que apenas hidratação, então não esqueça de dar para os seus fios tudo o que ele precisa para ficar forte.

Como resolver: Invista em um cronograma capilar, siga uma rotina de cuidados capilares especifica para as necessidades do seu cabelo.

  • Não enluvar os fios:

Enluvar o cabelo é um grande segredo para ter fios lindos e cachos definidos, isso porque esse processo potencializa a absorção dos produtos aplicados, e ajuda a fechar as cutículas. A falta de alinhamento das cutículas e/ou cutículas abertas também deixam os fios sem forma.

Como resolver: Enluve os fios por alguns segundos, sempre que aplicar algum produto no seu cabelo, isso também serve para a hora da finalização, aplicou o creme de pentear, separe os fios em mechas e enluve, a definição dos seus cachinhos ficará maravilhosa.

Fios saudáveis, definidos e poderosos dependem de uma série de cuidados, dedique-se e você conquistará um cabelo cacheado com definição de dar inveja em qualquer um!

Te espero amanhã. Beijos da Lori!

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELABLOG | Facebook - @FITEBELABLOG

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.