Jabaeté, Vila Velha - ES, 29127, Brasil

Aprenda como ser saudável sem precisar sofrer por isso!

Hey Fitbela! Ser saudável é um estilo de vida maravilhoso e diferente do que muitas pessoas pensam seguir esse estilo de vida não precisa ser sofrido, doloroso, cheio de restrições e desanimador!

Na verdade o que faz as pessoas pensarem assim é que na maioria dos casos as pessoas começam da forma errada e se frustram logo no começo.

Para ser saudável é preciso se reeducar, e nessa fase de reeducação alimentar e de hábitos é preciso ir com calma, não adianta da noite pro dia decidir que só vai comer alface e tomate, ou que vai parar de comer alimentos com glúten mesmo sem ter alguma doença que a leve a isso, se restringir não é saudável e não é esse o caminho que te deixará feliz seguindo um estilo de vida saudável.

Ser saudável é ter consciência e liberdade para comer um doce mesmo que não seja uma receita saudável sabendo que o mais importante é a rotina alimentar que você tem na maior parte do tempo e que uma exceção não trará problemas futuros. 


Ser saudável vai muito além de uma rotina alimentar nutritiva e diversificada, ser saudável também é cuidar do corpo, praticar um exercício físico que te dê prazer, mas também é cuidar da mente, parando de se culpar,  de se comparar... É um conjunto de ações que nos proporcionam mais disposição, saúde e bem estar.

Se você deseja ser saudável, mas não quer sofrer por isso, siga as dicas abaixo.

5 dicas para ser saudável sem sofrer.


1 - Alimentação

Uma rotina alimentar nutritiva é primordial quando o assunto é estilo de vida saudável e para criar hábitos alimentares mais saudáveis é preciso ir com calma e mesmo sabendo que alguns alimentos não são nutritivos e benéficos para o organismo, não existe necessidade alguma de retirá-los da noite para o dia da sua vida, se restringir de forma radical pode te deixar frustrada, te fazendo desistir de tudo e para que isso não aconteça é preciso começar fazendo pequenas substituições, como por exemplo que tal substituir os temperos industrializados por ervas e especiarias naturais, ou então ao invés de fritar algo, preferir assar, grelhar ou cozinhar.

Se você não gosta de legumes, vegetais e de outros alimentos naturais procure diversificar, fazer receitas e preparar os alimentos de uma forma mais atrativa, tenha em mente que se você não tem o hábito de consumir esses alimentos o começo pode ser um pouco difícil mas você deve insistir e continuar tentando consumi-los, imagine um bebê, ele aprende a comer aquilo que é oferecido para ele, então faça o mesmo com você mesma e se depois de muito tentar você não conseguir de forma alguma comer um determinado alimento, tudo bem, substitua ele por outro, mas não faça isso antes de experimentar e de tentar acostumar o seu paladar a esse alimento.

2 - Hidratação

Beber diariamente a quantidade ideal de água pode ser bem frustrante no começo, ir ao banheiro de 10 em 10 minutos, beber litros de algo sem cor e sabor pode realmente ser bem difícil, mas assim como a alimentação você precisa tentar e persistir até criar esse hábito.

A água é importante para todas as funções do nosso organismo, se você não tem o hábito beber muita água você pode ir acostumando o seu corpo, bebendo um copo a mais a cada dia, até conseguir beber a quantidade ideal todos os dias. Por mais difícil que seja no começo aos poucos seu corpo se acostuma.

3 - Tenha equilíbrio e consciência

Ter consciência alimentar é importante, não adianta comer de forma saudável a semana toda e no final de semana só comer besteira, fast food e alimentos com calorias vazias, ou seja,  alimentos pobre em nutrientes. Não existe problema em comer um doce, um lanche nada saudável... Mas para isso você precisa ter a consciência de que por mais prazeroso que seja você não deve exagerar e sim comer com equilíbrio.

4 - Exercício físico

Para se sentir mais confortável na hora de se exercitar escolha uma atividade que seja prazerosa para você e que atenda os seus objetivos no momento, sair da sua zona de conforto e começar a treinar pode ser mais difícil do que parece mas começar fazendo algo que você ama e se sente bem fazendo ajuda muito. Dançar, correr, andar de bicicleta, praticar musculação, crossfit... escolha algo que te motive a continuar, o mais importante é começar.


5 - Cuide da sua saúde mental

Restrições alimentares podem prejudicar a sua saúde mental, se restringir de tudo o que você está acostumada a consumir de uma hora hora para a outra pode ser um atestado de fracasso e isso pode bagunçar por completo a sua saúde mental e por isso é importante fugir das restrições, mas você não deve fugir apenas disso mas também da culpa se caso você furar a dieta, ou exagerar, de pensamentos destrutivos, como aqueles de que você não é capaz, não vai conseguir, que ser saudável não é para você... fazendo isso além de está cuidando da sua saúde mental você se manterá ainda mais motivada nessa caminhada.


Seguir um estilo de vida saudável é possível e pode ser muito prazeroso, desde que você aprenda a respeitar o seu corpo e os seus limites, tenha calma, paciência e constância, não busque resultados imediatos, busque resultados permanentes e duradouros e acima de tudo busque ter saúde física, mental e emocional.

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELA | Facebook - @FITEBELABLOG

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.