Jabaeté, Vila Velha - ES, 29127, Brasil

Chá para retenção de líquidos: Aprenda como fazer 3 opções!

chá para retenção de liquidos
Foto por azerbaijan_stockers - br.freepik.com

Hey Fitbela, tudo saudável e belo por aí? Retenção de líquidos incomoda muito, além de alterar a aparência, causa uma sensação de inchaço horrível! Se você tem esse problema e quer amenizar essa situação hoje eu te ensinarei a receita de três chás que realmente eliminam a retenção de liquidos

O que é de fato a retenção de líquidos? 

A retenção de líquidos é o acúmulo excessivo de água entre as células, essa água acumulada é eliminada através da urina. 

CURIOSIDADE! Esse acúmulo excessivo de água pode fazer com que uma pessoa em um só dia, adquira aproximadamente 2kg. 

Chá para retenção de liquidos, aprenda porque e como fazer! 


Chá de hibisco para diminuir a retenção de líquidos

A flor de hibisco possui um cheirinho delicioso e um sabor que eu amo, uma opção saudável e cheia de benefícios para a saúde, ela possui ação diurética e isso acontece graças ao flavonoide quercitina que é uma substância antioxidante! 


Contraindicações: O chá de hibisco apesar de ser natural é uma opção cheia de contraindicações, ele não é liberado para gestantes, lactantes, isso porque além dele alterar o equilíbrio hormonal, age ainda sobre a musculatura do útero, o que pode causar problemas ao bebê. Existem boatos de que o chá de hibisco também não é indicado para aquelas mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais e ou fazem reposição hormonal, isso porque ela inibe a ovulação e altera a fertilidade! ( Essa última parte ainda está sendo estudada, mas é melhor prevenir do que remediar né? - Lembrando que se o chá de hibisco até pode atrapalhar o efeito dos anticoncepcionais, mas isso só acontecerá se você consumir em excesso!)

 Como fazer chá de hibisco?


 Ingredientes
    • 1 colher de sopa de flores secas de hibisco; 
    • 1 xícara de água fervente. 

Preparo: 
Coloque as flores de hibisco em uma xícara, em seguida despeje 200ml de água fervente, tampe e deixar repousar de 5 a 10 minutos. Coe e beba até 2 xícaras por dia, de preferência após as principais refeições do dia. 

* Não é recomendado beber esse chá por mais de uma semana seguida! O consumo contínuo por muito tempo pode causar desidratação e a eliminação de alguns minerais do corpo. 

Chá de Cavalinha para diminuir a retenção de líquidos

Esse chá tem ação diurética e é eficaz contra o inchaço, isso porque a cavalinha é um poderoso anti-inflamatório, que estimula o trabalho dos rins na eliminação de líquidos retidos. 


Como fazer chá de cavalinha? 


Ingredientes: 
  • 1 colher de sopa do talo seco da cavalinha; 
  • 1 xícara de água fervente. 
Preparo: 
Coloque o talo seco da cavalinha em uma xícara, em seguida despeje 200ml de água fervente, tampe e deixar repousar de 5 a 10 minutos. Coe e beba até 2 xícaras por dia, de preferência após as principais refeições do dia.

* Não é recomendado beber esse chá por mais de uma semana seguida! O consumo contínuo por muito tempo pode causar desidratação e a eliminação de alguns minerais do corpo. 

Chá de casca de abacaxi para diminuir a retenção de líquidos

Eu amo a ideia de reutilizar as cascas do alimentos e uma forma maravilhosa de aproveitar as cascas do abacaxi e ainda diminuir a retenção de liquido é fazendo um delicioso chá com ela! 

Assim como a fruta a casca do abacaxi é rica em vitamina C e isso não é tudo ela ainda apossui bromélia uma substância que pode auxiliar os processos digestivos! 

Como fazer chá de casaca de abacaxi? 


Ingredientes: 
  • 1,5 litro de água;
  •  Casca de um abacaxi; 
  • 5 cravos; 
  • 1 pau de canela; 
  • 10 folhas de hortelã. 

Preparo: 
  1. Coloque a água em uma panela destampada e leve ao fogo; 
  2. Quando a água ferver coloque a casca do abacaxi, os cravos e a canela; 
  3. Tampe a panela e deixe ferver por 5 minutos, não deixe mais que isso para que os nutrientes do chá não sejam perdidos; 
  4. Acrescente as folhas de hortelã, e deixe a panela tampada até o chá mornar. 
  5. Após esse período, coe e sirva quente ou frio. 
* O chá pode ficar armazenado na geladeira por até 3 dias, mas o mais recomendado é consumi-lo durante o dia em que foi feito.


Lembre que alguns chás não são recomendados para gestantes e para algumas situações especiais, portanto se você tem alguma individualidade clinica, consulte um médico antes de consumir qualquer coisa que ver por aí, seja ela saudável, natural ou não!

Os chás auxiliarão muito a diminuir o inchaço e a retenção de líquidos, mas não esqueça de beber bastante água, ela ainda é a melhor opção contra a retenção de líquidos, lembre-se disso sempre, ok? 


O conteúdo fornecido neste artigo é fornecido apenas para fins informativos e não substitui o conselho e a consulta a profissionais especializados, incluindo o conselho e a consulta médica profissional;  As opiniões e o conteúdo incluído no artigo são apenas do autor. Ao seguir qualquer uma das informações aqui presentes, você entende e concorda que o Fit e Bela não será responsável por qualquer reclamação, perda ou dano decorrente do uso, ou confiança em qualquer conteúdo ou informação no artigo.

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELA | Facebook - @FITEBELABLOG 

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.