Jabaeté, Vila Velha - ES, 29127, Brasil

Treinamento funcional? Livre-se do sedentarismo sem sair de casa!

treinamento funcional
Mulher foto criado por wayhomestudio - br.freepik.com
Hey Fitbela! Sabia que o treinamento funcional é uma prática super versátil, que trabalha todas as regiões do corpo com eficácia e por esse motivo é uma ótima opção para quem deseja abandonar o sedentarismo?

Em tempos de pandemia e isolamento social é ainda mais comum ver pessoas desanimadas com exercícios físicos, mas mesmo nos tempos que estamos vivendo não precisamos nem devemos nos render ao sedentarismo!


O que significa sedentarismo?

sedentarismo assim como a depressão é considerada a doença do século e nada mais é do que a falta, diminuição ou ausência de atividades físicas e ou esportivas.

Se uma pessoa sedentária se sente desmotivada para realizar simples atividades do dia a dia, agora imagina para praticar exercícios físicos? E isso prejudica a saúde, o bem-estar e deixa o mesmo exposto a graves doenças físicas e emocionais.

Falta de força muscular, dor no corpo e nas articulações, acúmulo de gordura corporal e no interior das artérias, aumento do colesterol e triglicerídeos, doenças cardiovasculares, aumento do risco de Diabetes, roncos durante o sono, dificuldade para realizar atividades diárias e cansaço excessivo, são alguns dos muitos malefícios que o sedentarismo pode causar.

E não se engane pensando que sedentário é apenas uma pessoa obesa, existem muitos magrinhos e magrinhas sedentários por aí sofrendo com os mesmos problemas de saúde que uma pessoa sedentária obesa, por isso é importante saber que devemos nos amar, nos aceitar como somos, mas sem nos conformar e descuidar da nossa saúde!

E foi pensando em te ajudar a sair da sua zona de conforto e abandonar o sedentarismo que esse post nasceu no meu coração (rsrsrs), então, fique até o final para saber tudo sobre o treino que vai te ajudar a fugir de uma vez por todas desse danado sedentarismo, vamos lá!

Quando o assunto é fugir do sedentarismo para ter mais condicionamento físico e bem estar, a musculação não é a única opção e aqui entra em cena o treinamento funcional, uma prática maravilhosa que a cada dia tem ganhado mais espaço no mundo fitness e a maior diferença entre as duas atividades é que a musculação tem como foco na maioria dos casos exercícios que trabalham partes isoladas, específicas do corpo, enquanto o treino funcional trabalha o corpo de forma integral, ou seja, trabalha várias partes ao mesmo tempo.



Treinamento funcional o que é?

treinamento funcional é uma classificação de exercícios que consiste no desenvolvimento das nossas capacidades funcionais, ou seja, nos movimentos naturais do ser humano, puxar, empurrar, agachar, andar, levantar. sentar e correr. O método é dinâmico e proporciona diversos benefícios para quem pratica!

Treinamento funcional benefícios

  • Aumento da força e da resistência;
  • Emagrecimento;
  • Desenvolve e aprimora habilidades específicas do ser humano;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Promove maior qualidade de vida;
  • Promove hipertrofia;
  • Melhora a postura;
  • Melhora a flexibilidade e fortalece o core;
  • Melhora o equilíbrio e a agilidade.

Se praticado com constância o treinamento funcional assim como qualquer outro exercício físico promoverá uma vida mais equilibrada e saudável. mas não podemos esquecer que independente do método escolhido para se exercitar é preciso ter consciência corporal e isso quer dizer que você precisa saber o que pode ou não fazer para não piorar sua situação, ter em mente seu histórico corporal é importante para que você não se machuque realizando um exercício inadequado e por isso é sempre bom ter a ajuda de um profissional qualificado, principalmente se você já tiver algum problema de saúde e ou contraindicação.


Para quem o treinamento funcional é indicado?

O treino funcional é indicado para quem deseja ter um corpo que funcione tão bem quanto parece, carregar uma sacola, correr para pegar um ônibus, subir escadas e várias outras atividades simples podem se tornar um obstáculo para quem pratica apenas musculação por exemplo e isso acontece pelo simples fato de que a musculação é uma atividade que melhora a estética corporal mas que na maioria das vezes seus benefícios não são projetados tão bem na vida real.

Aposto que você já deve ter escutado sobre ou conhecido alguém que treina com cargas altas na academia, mas em casa sente dores nas costas, sofre com lesões, sente dificuldade de caminhar por muito tempo ou correr quando acontece um imprevisto, o treino funcional proporciona o oposto, portanto se você busca um corpo funcional e esteticamente bonito essa atividade é para você!

Treinamento funcional sem sair de casa!

20 minutos por dia já é o suficiente para movimentar o corpo e correr do sedentarismo e apesar de ser muito falado por aí que treinamento funcional emagrece, os exercícios funcionais não são utilizados apenas por quem deseja emagrecer, mas também por quem deseja aumentar a massa muscular e o melhor é que dá para fazer isso em casa mesmo!

Para nossa sorte hoje em dia existem diversos profissionais disponibilizando treinos de qualidade
no YouTube, então se a sua desculpa para não abandonar o sedentarismo é, não poder ir à academia ou não conseguir pagar um personal, é só abrir o YouTube e encontrar um vídeo de treinamento funcional para iniciantes que se encaixe no seu objetivo!

Essa atitude não substitui a importância de ter o acompanhamento de um profissional especializado pessoalmente, mas é a melhor alternativa para quem deseja começar e não pode contar com isso!




Alimentação X fugir do sedentarismo

A alimentação é uma parte importante para quem deseja fugir do sedentarismo e conquistar uma vida mais saudável, de nada vai adiantar você fazer todos os exercícios funcionais que existir e se entupir de produtos industrializados, gordura processada, açúcar e outras coisinhas que fazem um mal danado para a saúde.

Tenha em mente que você não precisa se matar com dietas restritivas, você só precisa ter como prioridade uma alimentação saudável e nutritiva. Para começar você pode fazer pequenas substituições como por exemplo, substituir os temperos industrializados por especiarias naturais e incluir alimentos naturais como frutas, raízes, legumes e hortaliças à sua dieta.

Beber água também é importante, mas além de se manter hidratada na hora de praticar os exercícios funcionais é de extrema importância consumir a quantidade de água ideal para o seu corpo.

A dica de hoje foi o treinamento funcional, mas você não precisa se prender a isso, para acabar com o sedentarismo, você deve fazer algo que ame e se sinta realmente feliz, ou será difícil manter uma rotina e alcançar resultados duradouros, portanto, se você ama dançar, dance, se gosta de correr, corra... o mais importante é levantar do sofá, largar o celular e ir exercitar seu corpo.

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELA | Facebook - @FITEBELABLOG

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.