Jabaeté, Vila Velha - ES, 29127, Brasil

Não sabe como cuidar da pele? Vem que eu te ajudo a começar!

cuidar da pele
Woman photo created by wayhomestudio - www.freepik.com

Hey Fitbela! Se você sente vontade de começar a cuidar da pele mas não imagina por onde começar, nesse post você vai descobrir como cuidar da pele do rosto sem muita enrolação.

Antes de começar a cuidar da pele do rosto é preciso descobrir, entender e conhecer qual é o seu tipo de pele, existem quatro tipos, normal, seca, mista e oleosa mas além de entender isso também é necessário observar o estado em que a sua pele se encontra, é uma pele jovem, madura, com sinais de envelhecimento, é uma pele muito sensível... tudo isso precisa ser analisado antes de finalmente escolher quais produtos usar e isso deve ser feito para que você não erre e escolha um produto que não atende as suas necessidades.

Mas hoje, vamos focar no básico, nos produtos que devem ser usados por todos os tipos de pele, mas lembre-se, mesmo que eles devam ser usados por todos os tipos de pele, os produtos escolhidos  para cuidar da pele do rosto devem ser específicos, ok?

Antes de cuidar da pele, entenda os tipos de pele!

Pele normal

A pele normal pode ser um pouco oleosa na zona T (testa, queixo e nariz), mas não é nada exagerado porque esse tipo de pele possui uma produção de sebo e umidade equilibradas, ou seja, esse tipo de pele não é nem muito oleosa, nem muito seca.

Pele oleosa

Esse tipo de pele possui poros dilatados, produz muito sebo e por isso tem uma aparência brilhosa.

Pele seca

A pele seca é incapaz de reter água na quantidade ideal, produz pouco sebo e por esses motivos costuma ter uma aparência áspera, opaca, sem elasticidade e rígida.

Pele mista

Uma variação de tipos de pele, que costuma se apresentar na zona T e nas bochechas, sendo que, a zona T (testa, queixo e nariz) costuma ser mais oleosa e com poros evidentes, enquanto as bochechas costumam ter características que variam entre os tipos de pele normal a seca.

Como descobrir meu tipo de pele?

O teste do papel é o mais comum para descobrir o tipo de uma pele, além de ser muito fácil de realizar, ele pode ser feito por você mesma! O mais indicado é fazer o teste pela manhã, antes mesmo de lavar o rosto.

Hora do teste! Pegue um lenço, papel absorvente, guardanapo... (com aquele papel fininho tipo papel de seda fica mais fácil de identificar depois), o coloque por cima do rosto e dê uma leve apertadinha com as mãos!



Feito isso, observe o papel em um lugar iluminado, ou contra uma lâmpada, vamos aos resultados: 

  •  Se sua pele for normal:   O papel ficará limpo, sem oleosidade e sua pele ficará suave suave, pode até ficar um pouco gorduroso na zona T, mas nada em excesso.
  •  Se sua pele for oleosa:  O papel ficará bastante oleoso.
  •  Se sua pele for seca:  O papel não apresentará oleosidade em lugar algum e você terá a sensação de que sua pele está ressecada, como se estivesse repuxada.
  •  Se sua pele for mista:  Apenas a zona T do rosto (testa, nariz e queixo) apresentará bastante oleosidade.
E aí, qual o seu tipo de pele? Agora que você já identificou seu tipo de pele é hora de aprender por onde começar a cuidar da pele!

Cuidar da pele sim, mas, por onde começar?

Como cuidar da pele - Limpeza

A limpeza do rosto deve ser feita com um produto específico para o rosto, sabonetes corporais desequilibram o PH, removem a proteção natural da pele do rosto e por serem mais abrasivos podem causar irritação, acnes e outros danos.

Se sua pele for oleosa, não se engane pensando que quanto mais lavar o rosto, menos oleosa sua pele ficará, pois o que acontecerá é o oposto e isso acontece porque quando lavamos demais as glândulas sebáceas são estimuladas e a produção de oleosidade aumenta.

Lavar o rosto duas vezes ao dia é mais do que o suficiente!

Como cuidar da pele - Esfoliação

A esfoliação garante uma limpeza mais profunda da pele e é um verdadeiro dilema, usar ou não usar, eis a questão! Então vamos lá decifrar esse enigma.

A esfoliação é importante pois garante uma aparência de pele saudável, uniforme e hidratada, o procedimento ajuda a desobstruir poros, promove renovação celular ao eliminar células que já estavam mortas e ainda estimula a produção de colágeno.

Mas apesar de gerar benefícios maravilhosos para a pele o que muitas mulheres se questionam é se devem ou não esfoliar a pele e a resposta para isso é, sim, o que vai variar de acordo com o tipo de pele é a frequência que essa pele deverá ser esfoliada.

Peles mistas e oleosas podem ser esfoliadas com mais frequência, uma vez na semana é o ideal, porém peles secas e normais devem ser esfoliadas com menos frequência, de quinze em quinze dias é o suficiente, ou pelo contrário o rosto ficará irritado e super ressecado.

E independentemente do tipo de pele o esfoliante deve ser aplicado na pele úmida, com movimentos suaves e circulares.

Como cuidar da pele - Hidratação

De seca a oleosa, todos os tipos de pele devem ser hidratadas, os hidratantes faciais tem a função de repor água e ajudar na manutenção hídrica das células, ou seja, eles evitam que a pele perca água e fique ressecada e isso garante além de melhora da elasticidade, o aumento da luminosidade.

Os hidratantes faciais devem ser aplicados duas vezes ao dia e a pele deve estar limpa e seca, o processo pode ser feito diariamente, exceto que você tenha alguma indicação médica para não fazer.

Como cuidar da pele - Tônico

Tonificar a pele não é frescura, o tônico é um complemento da limpeza, na verdade ele vai finalizar essa etapa removendo da pele os resíduos que o sabonete não conseguiu eliminar, o tônico limpa a pele profundamente sem agredir ou estimular a produção de oleosidade.

Como cuidar da pele - Protetor solar

Três fatores são essenciais na hora de escolher um protetor solar, o primeiro é o fator de proteção, que deve ser escolhido de acordo com a cor da pele e com o tempo de exposição direta ao sol, o segundo fator é o tipo de pele e essa etapa merece bastante atenção, não vai ficar nada legal escolher um protetor solar a base de óleo para usar em uma pele oleosa, entende? Já o terceiro e último fator, é a proteção UVA/UVB, fique de olho nisso, pois esse termo indica se o produto protege ou não a pele da radiação ultravioleta, que é o sol; do infravermelho, que é o calor dessa radiação e também da luz visível, que é a iluminação emitida por lâmpadas e por telas como a do computador ou celular.



Use protetor solar diariamente e pelo menos três vezes por dia, reaplicar o produto é importante pois seu efeito de proteção passa, e não importa se você está dentro ou fora de casa, se o dia está nublado, chuvoso ou ensolarado, é preciso aplicar o protetor solar, assim como se escova os dentes, ok?

Não é preciso lavar o rosto para reaplicar o protetor solar no decorrer do dia, pode reaplicar por cima da última passada de filtro solar e da maquiagem tranquilamente, caso prefira, pode utilizar um lenço que absorva a oleosidade e um filtro solar com cor.

Como cuidar da pele - Máscara

Limpar, hidratar e proteger é a rotina básica de cuidados que você deve ter com sua pele, mas se você quiser ir mais fundo pode usar uma máscara facial, você pode escolher uma receita caseira de máscara facial ou uma opção industrializada, isso fica ao seu critério, além de tratar a pele elas são ótimas para aquele momento de autocuidado, podem ser aplicadas uma ou duas vezes na semana, o importante é escolher uma opção que atenda as necessidades da sua pele.

Produtos para cuidar da pele do rosto - A ordem das coisas!

Tantos produtinhos podem nos deixar confusas na hora da aplicação não é mesmo?

  • Se não for usar máscara facial nem esfoliar a ordem correta do uso dos produtos fica assim:

Lave o rosto com o sabonete, enxague, seque a pele e com a ajuda de um algodão aplique o tônico, em seguida use o hidratante e para finalizar o protetor solar.

  • Se for dia de esfoliar a pele do rosto...

Use o esfoliante após o sabonete, aí nem precisa secar, basta lavar com o sabonete, enxaguar e com a pele ainda úmida aplicar o esfoliante, em seguida é só enxaguar, secar, aplicar o tônico, o hidratante e o protetor solar.

  • Se for dia de aplicar máscara na pele do rosto...

A máscara de tratamento deve vir após a limpeza, se preferir aplicar a máscara nos dias que fizer a esfoliação, use o sabonete, o esfoliante, o tônico, a máscara, o hidratante e o protetor solar, se for usar em dias sem esfoliação a máscara também deve ser usada após o tônico, isso porque o tratamento deve ser feito após a limpeza completa da pele e o tônico é o último produto responsável por limpar a pele, em seguida basta hidratar, proteger e pronto.

Depois disso você está livre para usar ou não maquiagem, o mais importante é que sua pele já terá recebido tudo o que ela precisa para ter saúde e uma aparência incrível!

 Agora ficou bem mais fácil cuidar da pele! Não esqueça que os produtos devem ser específicos para o seu tipo de pele e caso ela apresente alguma característica especial tipo, excesso de acne, rugas, manchas... é só ir adicionando produtinhos específicos para resolver esses problemas à sua rotina de cuidados com a pele.

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELA | Facebook - @FITEBELABLOG

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.