5 vitaminas para garantir uma pele saudável, macia e vibrante. - Fit e Bela blog 5 vitaminas para garantir uma pele saudável, macia e vibrante. — Fit e Bela blog

Hey Fitbela!

Eu sou a Loriene, tenho 24 anos, sou casada, mãe de um casal de filhos, dona de casa e blogueira em tempo integral. Esse é o meu mundo encantado de dicas de beleza e feminices, onde além de compartilhar meu estilo de vida saudável e flexível, te ajudo a deixar sua beleza interior transparecer!
Lori Arruda
imagem em branco

inscreva-se

O que ler a seguir?

bolinhas

5 vitaminas para garantir uma pele saudável, macia e vibrante.

Porto Seguro, BA, 45810-000, Brasil
5 vitaminas para garantir uma pele saudável, macia e vibrante.

Hey Fitbela! O rosto é o nosso cartão de visita, não é mesmo? E digo que, ele é a nossa melhor apresentação, por isso usamos e abusamos da maquiagem, que na maioria dos casos é utilizada para esconder marcas e até algumas imperfeições que nos incomodam,  mas ter uma pele luminosa e saudável vai muito além da vaidade.
 
Cuidar da saúde da pele é muito importante e ao contrário do que muitos pensam, ter uma pele limpa e sem manchas vai além do uso do protetor solar, um produto indispensável sim, mas que não faz milagre sozinho.



Você sabia que a alimentação pode fazer uma enorme diferença na aparência da sua pele?




Isso porque, nosso exterior é na maioria das vezes um reflexo do nosso interior, a falta de nutrientes importantes para a manutenção da saúde da pele combinados ou não com o consumo de alimentos gordurosos, o excesso de açúcar e de cafeína, que são considerados alimentos inflamatórios, trazem resultados negativos a saúde da pele, como acne, excesso de oleosidade, poros abertos entre vários outros problemas, por outro lado, consumir alimentos considerados aliados da saúde da pele,  fará uma verdadeira revolução na aparência dela!

O primeiro passo para ter uma pele lisinha, livre de manchas e radiante é, nutrir o interior, através de uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e gorduras boas.

Agora que você já entendeu que é possível ter uma pele maravilhosa através de uma alimentação balanceada, é a hora de conhecer e saber onde encontrar as vitaminas que te proporcionarão uma pele saudável e bonita .


Vitaminas para uma pele saudável, macia e vibrante:






Vitamina C

Por que faz bem para à saúde da pele?
Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C, não é produzida pelo organismo, para obtê-la é preciso ingerir alimentos ricos nesse nutriente.

A vitamina C possui efeito antioxidante, que protege a pele dos danos causados por agentes externos como (poluição, sol, poeira, vento...), e ainda é necessária para a produção de colágeno (responsável pela elasticidade da pele).

Onde encontrar?
Alguns alimentos considerados ricos em vitamina C, é a laranja, a toranja, o kiwi e o pimentão vermelho.

Vitamina A

Por que faz bem para à saúde da pele?
Também chamada de retinol, a vitamina A é nutriente hidrossolúvel (solúvel em gorduras) que pode ser encontrado nos alimentos de duas formas: Vitamina A pré-formada (retinol), presente em animais ou como carotenoides (pró-vitamina A) em plantas (frutas e vegetais).

Esse nutriente ajuda a reduzir finas linhas de expressão, auxilia a produção de novos vasos sanguíneos, auxilia a produção de colágeno, combate inflamações e atua na coloração da pele, proporcionando um brilho natural e saudável.

Onde encontrar?
A vitamina A pode ser encontrada em alimentos de origem animal como fígado bovino e em plantas como o espinafre, batata doce, cenoura e abóbora.




Vitamina E

Por que faz bem para à saúde da pele?
A vitamina E é outra vitamina solúvel em gordura, que protege as membranas da pele dos radicais livres, acelera a cicatrização e diminui a inflamação.

Onde encontrar?
Algumas das melhores fontes de vitamina E é, o óleo de germe de trigo, semente de girassol, amêndoas, avelã e óleo de cártamo.


Ômega 3

Por que faz bem para à saúde da pele?
O Ômega 3 é um ácido graxo essencial, que diminui o ressecamento e o acumulo de células mortas, lubrifica, diminui os sinais do envelhecimento, fornece força para as paredes das células, ajuda a fortalecer e protege a pele dos efeitos negativos dos raios UV.

Onde encontrar?
Apesar de ser muito conhecido como óleo de peixe, o ômega 3 está presente também em outros alimentos como no óleo de linhaça, nas sementes de chia, em nozes inglesas, e em peixes como salmão e arenque.

Biotina

Por que faz bem para à saúde da pele?
Também conhecida como vitamina B7, B8 ou vitamina H, atua na formação da pele, ela é obtida pelo organismo através da alimentação e usada pelo corpo na criação de blocos de construção de células saudáveis da pele, ajuda no metabolismo dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, melhorando a saúde e garantido a hidratação.

Onde encontrar?
As melhores fontes de Biotina é, o fígado bovino, salmão, ovos, carne de porco (suína).


Mas, e a suplementação?



Sobre a suplementação com essas vitaminas!


Em primeiro lugar eu preciso ressaltar uma curiosidade:
- Segundo uma pesquisa realizada pela universidade Estadual de Oregon, o ômega 3 purificado, com aplicação tópica pode impactar mais forte na pele do que a ingestão de alimentos, pois assim o fígado se oxida em até 60% no processamento.

Como sempre falo por aqui, cada pessoa é uma e carrega características distintas, sendo assim algumas vezes o que funciona pra um pode não funcionar para todos, ter hábitos saudáveis sempre serão importantes e benéficos.

Em alguns casos, apenas a alimentação pode não ser o suficiente, até porque hoje em dia, as pessoas não conseguem ter uma alimentação que supra 100% todas as necessidades do corpo.







Dessa forma o mais correto é procurar um médico, fazer exames e descobrir se seu organismo tem ou não a falta de algum nutriente em especifico e lembre-se que a suplementação é um complemento e não substitui a alimentação. 

Outra opção é tomar multivitamínicos, que já contém na sua formulação essas e outras vitaminas citadas aqui, é só seguir os conselhos do farmacêutico na hora da compra que vai dar tudo certo!

[Fonte: Instituto nacional da saúde.] 


Já tomou alguma vitamina especifica para a saúde da sua pele? Qual vitamina você tomou? Me conta nos comentários, vou amar saber! 



Acompanhe outras dicas nas redes sociais!


    Pinterest Fit e Bela Blog | Instagram @fitebelablog | Facebook @fitebelablog

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *