Porto Seguro, BA, 45810-000, Brasil

5 receitas simples e eficazes contra os pelos encravados

5 receitas simples para reduzir o crescimento de pêlos encravados

Hey Fitbela! O tema hoje é para falar de algo que me incomoda muito, pelos encravados, eles te incomodam também? Fala sério, pelo encravado é uó. Mas para quem não sabe, eu vou explicar o que são esses inchaços estranhos que não são cravos, nem espinhas e aparecem em qualquer parte do corpo.

Os pelos encravados, são fios de cabelo que se enrolam e voltam a crescer na pele, em vez de se erguer, isso porque as células mortas costumam obstruir os folículos capilares, fazendo com que o fio não tenha força para atravessar a barreira presente na superfície.

Assim, o pelo é forçado a crescer embaixo da pele e para o lado, além da obstrução dos folículos, os pelos encravados também aparecem por conta de compressões na pele, atrito com roupas ou simplesmente pela agressão causada durante a depilação.

Você sabia?

Quer aprender a reduzir o surgimento de pelos encravados? Então vamos lá!



Dica 1 - ÓLEO DE COCO

O óleo de coco, é a minha gordura vegetal preferida, ele possui tantas utilidades, não tem como não se apaixonar! Sua potente ação antibactericida e antifúngica acalma a pele, diminui a inflamação e a dor, causada pelos indesejáveis pelinhos encravados.

Você vai precisar de:

  • Óleo de coco virgem (não refinado)
  • Um lenço de papel ou outro material para limpar a área.


Modo de usar:
Aplique o óleo de coco diretamente na área afetada e deixe agir, de 15 a 20 minutos, se possível massageie delicadamente com movimentos circulares. Após o período de descanso limpe o local.


Frequência de uso
Aplique o óleo três vezes na semana, em dias alternados.



Dica 2 - ALOE VERA (babosa)

Assim como o óleo de coco a Aloe vera tem ação antibacteriana e anti-inflamatória, acelera o processo de cicatrização e acalma a pele.



Você vai precisar de:

  • Aloe vera


Modo de usar:
Extraia o gel de uma folha de babosa e aplique-o na área afetada. (a quantidade vai depender do local que você irá aplicar). Deixe-o agindo sobre a área afetada por meia hora e depois enxágue com água morna.


Frequência de uso:
Aplique o gel três vezes na semana.


Dica 3- ÓLEO DE RÍCINO

O óleo de mamona, como também é chamado o óleo de rícino tem propriedades maravilhosas, ele é anti-inflamatório e antimicrobiano e também atua na limpeza da pele, o que ajuda a desobstruir os folículos, um dos motivos pelo qual os pelos encravam.


Você vai precisar de:

  • Óleo de rícino
  • Água morna
  • Toalha ou algum pano de sua preferência para limpar o local.


Modo de usar:
Aplique uma quantidade generosa de óleo de mamona na área afetada e massageie suavemente, faça movimentos circulares, deixe agir por cerca de 15 minutos. Umedeça o pano (toalha) na água morna e limpe o local.


Frequência de uso:
Aplique o óleo de rícino diariamente até notar diminuição dos pelos encravados.



Dica 4 - SAL GROSSO

O sal esfolia e remove as células mortas da pele, o que desentope os folículos, permitindo que os pelos cresçam na direção certa.


Você vai precisar de:

  • 2 colheres de sal grosso (determine a quantidade de acordo com o tamanho da área afetada).
  • 1 copo de água

Modo de usar:
Misture o sal e a água e depois massageie o local afetado com a mistura por cerca de 10 minutos, use movimentos circulares e suaves.


O ideal é fazer essa esfoliação na hora do banho.

Frequência de uso:
Repita o processo toda vez que tomar banho, até perceber uma melhora.


Dica 5 - BICARBONATO DE SÓDIO

O bicarbonato acalma e alivia a irritação da pele e da mesma forma que o sal, esfolia e desobstrui os folículos pilosos.


Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • Um copo de água
  • Bola de algodão

Modo de usar:
Misture a água e o bicarbonato de sódio em um recipiente, umedeça o algodão na mistura e aplique no local e deixe secar completamente, cerca de 5 a 10 minutos então enxague com água fria.

Frequência de uso:
Repita o processo toda vez que tomar banho, até perceber uma melhora significativa.

Cuidados para prevenir os pelos encravados

Diga adeus aos pelos encravados com esse bônus!

ESFOLIAÇÃO CASEIRA COM AÇÚCAR E MIX DE ÓLEOS

Se você é fã de uma boa esfoliação, levanta a mão, a esfoliação é uma grande aliada quando o assunto são pelos encravados, isso porque ela remove as células mortas, a esfoliação com o açúcar empurra o fio que está ali em baixo da pele, sem precisar você remover com pinças e acabar ferindo o local. O óleo essencial de tea tee, Melaleuca Alternifolia (Tea Tree), que também é  conhecido como árvore do chá, afrouxa os poros e elimina facilmente os pelos encravados. O azeite é anti inflamatório e age para que não ocorra uma inflamação no local.

Você vai precisar de:


  • 1 xícara de açúcar mascavo, (se não tiver use o branco).
  • 1/2 xícara de azeite
  • 2 gotas de óleo de tea tree (aqui menos é mais!).

Modo de usar:
Misture todos os ingredientes e aplique a mistura na área afetada, massageie suavemente usando movimentos circulares por alguns minutos. Deixe descansar por um minuto ou dois. Em seguida, lave com água morna. Seque e hidrate.

Frequência de uso:
Use este esfoliante uma vez por semana.




Acompanhe outras dicas nas redes sociais!

    Pinterest Fit e Bela Blog | Instagram @fitebelablog | Facebook @fitebelablog

Um comentário

  1. Belas receitas. Existe uma de canela com azeite muito boa tmb!
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.