Porto Seguro, BA, 45810-000, Brasil

7 mitos da nutrição e do mundo fitness - Chega de dúvidas

7 mitos da nutrição e do mundo fitness - Chega de tantas duvidas

Hey Fitbela! Eu posso apostar que você já escutou algum desses mitos e olha lá se não foram todos eles (rsrsrs), alguns são até engraçados e outros dá até pra pensar ser verdade e por isso, hoje vamos falar um pouco sobre alguns mitos e esclarecer de uma vez por todas o motivo dessas informações serem mitos e não verdadeiras, vamos lá?


arroz branco engorda?

 

Confira agora: 7 mitos da nutrição e do mundo fitness 



- Arroz branco engorda 

Eu até poderia brincar e dizer "o arroz não engorda, engorda quem come o arroz" (rsrsrs) mas, não dá para brincar com coisa séria, não é mesmo?

O arroz é um cereal maravilhoso, confesso para você que eu amo um arroz branco, sim o branco e nem por isso ele me fez engordar, pelo contrário, sempre comi arroz branco e boa parte da minha vida, estive abaixo do peso, está vendo só como não dá pra sair por aí julgando as coisas, porque na prática pode não funcionar muito bem.

O arroz branco tem essa tonalidade pois teve a casca, o farelo e o germe removido, esse processo altera o sabor, a textura e a aparência dele e isso ajuda a evitar a deterioração e a prolongar sua vida útil, durante o processo de moagem e polimento ele perde vários nutrientes e vitaminas mas ainda pode se tornar rico novamente, se for enriquecido.




O que muitas pessoas temem, não é a falta da quantidade ideal de vitaminas e minerais e sim o fato do arroz branco ser um alimento de alto índice glicêmico, ou seja, ele é absorvido mais rapidamente pelo organismo.

Porém se consumido na quantidade e na hora certa não faz ninguém engordar, o que faz uma pessoa engordar comendo arroz é o excesso, mas se a pessoa se entupir de arroz integral ela vai engordar da mesma forma.

Lembre-se: Tudo que é ingerido em excesso e nosso organismo não consegue transformar em energia é armazenado em forma de gordura, seja arroz, pizza, batata doce, frango, tudo mesmo!


Quanto mais suor menos gordura?


-Quanto mais suor mais queima gordura 

Minha avó ia fazer caminhada e sempre dizia "tenho que ir tomar banho antes do suor secar se não a gordura volta pra dentro", eu morria de rir porque não é o suor que determina isso.

Se fosse assim após um dia de praia tentando fortalecer a marquinha, você já ia emagrecer um pouco. 


A sudorese em excesso pode ser causada por vários fatores, alguns deles são: temperaturas quentes, as roupas que estão sendo utilizadas, a umidade relativa do ar, atividades físicas, estresse,  nervosismo náuseas, alimentos picantes entre outros. 


Para entender melhor você precisa saber que o suor existe para manter a temperatura corporal adequada, durante o treino seu corpo aquece e para regular a temperatura que é próximo aos 37ºC vem o suor, que nada mais é, do que perda de água e eletrólitos, ou seja, independente da situação, quando você suar não significa que você está queimando mais ou menos gordura ou calorias, e sim que o seu corpo está funcionando corretamente.

Lembre-se de se manter hidratada, quanto mais suor mais perda de água e essa água precisa ser reposta para o bom funcionamento do corpo.


Milagrosos e proibidos?

-Alimentos proibidos e milagrosos 

Alimentos só podem ser proibidos se você tiver alguma intolerância a eles, se não, não existem alimentos proibidos e muito menos alimentos milagrosos, tudo no nosso corpo funciona em conjunto, uma coisa depende da outra e isso não muda.

Existem alimentos mais ricos em determinada vitamina ou nutriente do que outros, mas isso não o torna milagroso e sim rico em determinada nutriente ou vitamina.


Cinta emagrece?


-Cinta emagrece

Sinto muito em te dizer, mas dos dois um, ou a pessoa que te falou isso é realmente desinformada ou ela não gosta de você, porque se alguém tiver como explicar como um pedaço de pano pode fazer o organismo queimar gordura, esse ser não é uma pessoa e sim um anjo (rsrsrs), cintas são modeladores corporais, não influenciam na queima de gordura, não se iluda!


O tempo e a absorção importa?


-Não precisa de proteína de rápida absorção pós treino, o importante é ter proteínas.

Para alcançar objetivos mais significativos é importantíssimo que tanto a proteína quanto o carboidrato consumido no pós treino seja de rápida absorção, pois é nesse momento que o seu organismo está sedento e tudo quanto facilita a absorção dos nutrientes necessários para a recuperação da fibra muscular, é bem vindo.





-Você não precisa se alimentar logo após a atividade física, a janela é maior que isso. Mas evite não comer depois de 1-2 horas.


Essa questão volta na anterior, imagine a situação, você treinou, deu o seu melhor, o treino foi intenso, você está só o caco e ainda por cima suada e descabelada, agora imagina como estão suas reservas de glicogênio (energia), praticamente, se não vazias!

Agora eu te pergunto: Você acha que seu organismo vai esperar sua boa vontade, de fornecer energia para ele após 1-2 horas? É lógico que não! Ele vai encontrar outra fonte de energia para gastar e se manter funcionando.

Até aí tudo bem, o negócio complica só depois que você descobre que a fonte de energia que ele encontrou para se manter funcionando corretamente foram os seus tão sonhados músculos!

Isso mesmo Fitbela, se você não se alimenta e fornece energia para o seu corpo quando ele está precisando, ele dará o jeito dele e no fim você perderá algumas gramas de massa muscular, massa essa que foi tão difícil conquistar.

Então, muito cuidado, se eu fosse você a partir de hoje já levava o pós treino na bolsa, ou vai preferir arriscar?


engorda ou emagrece isoladamente?


-Nenhum alimento emagrece/engorda isoladamente

E outra vez o excesso aparece aqui! Come 30 pizzas, apenas pizza, todos os dias durante um ano e depois me conta quantos quilos você engordou.

Se você comer um alimento isolado acima da quantidade de calorias que você consegue gastar diariamente você vai engordar e se fizer o oposto, comer menos do que o seu organismo precisa você irá emagrecer, mesmo que seja, um alimento isoladamente.

Tudo o que comemos é transformado em energia ou em gordura, o que não vira energia vira gordura e se não tiver a quantidade necessária para o corpo funcionar, o organismo vai usar ele mesmo, até não ter mais o que ele usar como fonte de energia e a pessoa entrar num quadro de desnutrição, ou outra coisa pior, muito cuidado Fitbela!

Aposto que você já caiu em algum desses não? Me conta aqui nos comentários 👇🏼

 



Acompanhe outras dicas nas redes sociais!

      Pinterest Fit e Bela Blog | Instagram @fitebelablog | Facebook @fitebelablog

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.