Porto Seguro, BA, 45810-000, Brasil

Cuscuz de milho Comer ou não comer? Conheça tudo sobre essa iguaria

alimentação saudável

Hey Fitbela(o)! Quem acompanha o blog no Instagram deve estar cansado de ver foto de cuscuz, se você ainda não acompanha o @fitebelablog no Instagram, a hora é agora, espero por você!

O cuscuz ganhou versões diferentes em cada região do Brasil, uma opção versátil e nutritiva, realmente, não tem como, não se apaixonar por essa iguaria. o alimento é nativo da África, mas conquistou o paladar dos brasileiros, caiu no gosto das blogueiras, influenciadoras e virou uma verdadeira febre.

O cuscuz, vem do milho, um dos motivos dele ser tão rico e nutritivo para a saúde, se você quer descobrir os principais benefícios do cuscuz, vem comigo!


O que tem de bom no cuscuz?

  • Índice glicêmico moderado

Um dos muitos benefícios desse alimento para a saúde, é o seu índice glicêmico moderado, isso significa que o organismo gasta mais tempo para absorvê-lo (se comparado com alimentos como o arroz e o pão branco),  proporciona saciedade por mais tempo e evita picos de insulina no sangue.


alimentação saudável


  • Versatilidade

O cuscuz pode ser introduzido em dietas de ganho de massa corporal e de perda de peso


Para quem quer perder peso e tem dificuldade com porções pequenas, o cuscuz pode ser um ótimo aliado, como ele é cozido no vapor, absorve a água e aumenta de tamanho, a quantidade de calorias por grama diminui e como disse lá em cima, seu índice glicêmico moderado, proporciona maior saciedade

Para quem deseja emagrecer (perder gordura) a dica é, substituir o pão ou o arroz pelo cuscuz, ou o jantar por uma  farofa com vegetais ou então preparar o cuscuz com um pouco de coco ralado ou leite de coco.

É muito importante, ter cuidado na escolha e na quantidade dos acompanhamentos!

Consulte um nutricionista

Agora para quem deseja ganhar massa magra (hipertrofiar) o legal é comer o cuscuz no pré treino(mas também pode ser consumido em outras refeições ao longo do dia), os carboidratos complexos nele presente, vão liberar açúcar de forma moderada no sangue, o que vai garantir energia durante todo o período de treino. Uma dica é se alimentar, 1 hora antes do treino.

  Em ambos os casos o ideal é ingerir o cuscuz acompanhado por uma fonte de proteína magra como: ovos, queijo magro, ou grelhados como filé de frango. 

 
alimentação saudável


  •   Vitamina A 

O cuscuz de milho é rico em vitamina A, um dos nutrientes mais importantes para a saúde do organismo.

Ela também é conhecida como retinol, auxilia na saúde da pele, ossos, dentes, visão, na renovação celular, previne doenças e combate os radicais livres.

  • Betacaroteno

É um  carotenoide (pigmento natural) e tem basicamente as mesmas funções da vitamina A.

Ele também é conhecido como "pró-vitamina A", isso por que é considerado o precursor da produção de parte da vitamina A encontrada no organismo, processo que se dá pela ingestão do betacaroteno.

O betacaroteno pode ser convertido em vitamina A, ou agir como um poderoso antioxidante que ajuda a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres.

alimentação saudável


  • Rico em vitaminas do complexo B

As Vitaminas do Complexo B formam uma família responsável por vários benefícios ao corpo humano.

Essas vitaminas são importantíssimas para a saúde mental, da pele, dos cabelos, melhora a digestão, a absorção dos nutrientes pelo organismo, a saúde gastrointestinal, as funções metabólicas, a conversão dos alimentos em energia e a formação de células vermelhas.


alimentação saudável




E você já colocou o cuscuz no cardápio?
Beijos da Lori, até a próxima.


Acompanhe o Fit e Bela blog nas redes sociais!

    Pinterest Fit e Bela Blog | Instagram @fitebelablog | Facebook @fitebelablog

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.