Jabaeté, Vila Velha - ES, 29127, Brasil

Teste como está sua autoestima + exercícios para autoestima!

exercicios para autoestima
Estudante foto criado por wayhomestudio - br.freepik.com

Hey Fitbela! A quem diga que a autoestima é tudo e se pararmos para pensar que o tripé dela é o autorrespeito, a autoconfiança e a autoaceitação, chegamos a conclusão de que essas pessoas estão com a razão e é por isso que possuir uma autoestima alta torna as coisas tão diferentes!

Tudo muda quando passamos a nos aceitar como somos, quando aprendemos a cofiar em nós, no nosso potencial e conseguimos respeitar a nós mesmos e é com a soma dessas ações que conseguimos ter a autoestima elevada.

Mas, se a autoestima é a soma do respeito, da confiança e da aceitação que temos por nós mesmos, o que autoestima significa?

Autoestima significado

Autoestima significa o valor que damos a nós e a capacidade que temos de nos amar. Ou seja, não é o que você mostra aos outros e sim a aceitação, o apreço, o valor, a honestidade, o carinho, o respeito a confiança e tudo de melhor que podemos sentir por nós mesmos e mesmo sem querer fazer com que as pessoas enxergarem nossa autoestima elevada, quando a possuímos, elas conseguem identificar isso em nós e isso acontece porque ter autoestima alta nos permite exalar nossa essência de forma simples e natural, a naturalidade é tanta que fica difícil de não ser notada!

E você, sabe como anda sua autoestima?

Se você não sabe a resposta para essa pergunta, faça o teste de autoestima que eu encontrei no namaskuma.com para identificar como está a sua autoestima, o teste é bem simples, seja sincera com você mesma ao responder as perguntas, não se autossabote, ao final do teste vou disponibilizar alguns exercícios para autoestima, vamos lá?


TESTE DE AUTOESTIMA

Você deve responder às perguntas com as opções: "NUNCA"; "AS VEZES"; "MUITAS VEZES" ou "SEMPRE", anote as respostas em um papel para não esquecer!

  1. Você se aceita como você é?
  2. Você acha que merece ser feliz?
  3. Você tem confiança em si mesmo?
  4. Você acha que as pessoas amam você?
  5. Você "perdoa" a si mesmo quando está errado?
  6. Você se expressa facilmente dentro de um grupo?
  7. Você sabe como se posicionar nas circunstâncias da vida?
  8. Você consegue abandonar um relacionamento tóxico?
  9. Você tem a capacidade de dizer "não" quando necessário?
  10. Você acha que sua opinião é tão importante quanto a dos outros?
  11. É fácil para você ouvir uma crítica justificada que é feita a você?
  12. Você consegue dizer a outro adulto que não aceita o comportamento dele?

 Cada "SEMPRE" vale 3 pontos. 

 Cada "MUITAS VEZES" equivale a 2 pontos. 

 Cada "ÀS VEZES" equivale a 1 ponto. 

 Cada "NUNCA" tem 0 ponto. 

RESULTADOS DO TESTE DE AUTOESTIMA:

De 26 a 36 pontos: Parabéns!! Sua autoestima está alta! 
Tente ficar neste caminho e quando sentir que vai recuar, faça o teste novamente para ver onde tem que trabalhar. 

De 16 a 25 pontos: Você está quase lá!
Trabalhe os pontos fracos, sabe as perguntas que não tiveram respostas positivas? São esses os pontos que precisam ser aperfeiçoados, seja consistente e motivado e para isso, use os pontos fortes que você já possui.

De 0 a 15 pontos: Sua autoestima está baixa!
Existem obstáculos que você tem que superar para aumentar sua autoestima. Mas não se sinta mal com isso, se sinta bem por ter identificado a autoestima baixa, agora que o problema já foi identificado é hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar para mudar essa situação. Você é capaz!

Fez o teste com carinho? Respondeu as perguntas com atenção e sinceridade, então já pega papel e caneta para anotar os exercicios de autoestima que te ajudarão a ter autoestima alta! 

Os exercícios são bem simples e independente de como está a sua autoestima você pode praticar cada um deles, se sua autoestima está baixa eles te ajudarão a enxergar o outro lado da moeda e se sua autoestima já está elevada você pode usá-los para fortalecê-la ainda mais!


Exercicios para autoestima: 

Autoconhecimento é chave que abre a porta mágica da autoestima alta, vem comigo!

 Você vai precisar de:  Um caderno, uma folha de papel e algo para escrever, lápis, caneta...

 Lembre-se de:  Guardar com carinho as anotações, para consultar e reavaliá-las com frequência!


  •  Escreva 5 coisas que você pode fazer amanhã!

A autoestima baixa nos faz esquecer, ou não enxergar nossos dons e qualidades, mas sim você os possui e a melhor forma de enxergar isso é anotando diariamente todas as coisas que você pode fazer perfeitamente no dia seguinte!

Então, todos os dias antes de dormir anote em um papel 5 coisas que você pode fazer super bem no dia seguinte, ajudar alguém, fazer um bolo... independente do que seja, tire alguns minutinhos para refletir sobre as coisas que você gosta de fazer e é boa fazendo, anote e faça amanhã.

Faça isso diariamente até realmente entender que você é um ser especial, com qualidades e dons!

  •  Escreva 7 situações que você sentiu orgulho de você mesma!

Independente do tamanho do feito, você precisa aprender a sentir orgulho de si mesma, esse exercício para autoestima te fará perceber que você é capaz, que você consegue realizar, que você não precisa sentir medo de celebrar suas conquistas e muito menos de se elogiar!

  •  Faça uma lista com suas qualidades!

Para começar liste 5 qualidades e com o tempo vá aumentando a lista, a autoestima baixa pode te impedir de reconhecer coisas boas em você mesma, mas elas estão aí, olhe com carinho para você e sem pressa vá anotando cada uma das qualidades no papel e depois de escrever, vá para o espelho, se olhe com amor e recite em voz alta para você mesma cada uma das qualidades que você anotou.

  •  Faça uma lista com as coisas que você mais admira em você!

Liste sem medo pelo menos 5 coisas, feche os olhos e se imagine, mulher, forte, linda... e então vá anotando tudo o que passar na sua mente, pode colocar formas de agir, de pensar, partes do corpo, se joga e coloca tudo o que você admira em você mesma.

Para fortalecer isso em você, todos os dias ao acordar selecione duas ou três coisas e repita para você mesma se olhando no espelho, não sinta vergonha de reconhecer aquilo que você admira em você.

  •  Faça uma lista com as conquistas que são mais importantes para você!

A importância dessas conquistas devem ser medidas por você, não fique pensando que o feito foi pequeno, se é importante para você anota ele ali e depois de anotar todos eles leia-os em voz alta e sinta gratidão por ter conquistado cada uma das coisas anotadas ali por menor que seja, seja grata!

Você pode ler a lista todos os dias, dia sim dia não, toda semana, a frequência quem decide é você.

Esses exercicios para autoestima são simples e bem fáceis de fazer, então não invente desculpa, comece hoje mesmo a trabalhar e fortalecer sua autoestima, dependendo de como está sua autoestima no começo esses exercícios parecerão bem complicados, mas isso é normal, lembre-se que você está trabalhando para encontrar e reconhecer o seu melhor e isso leva tempo.

Não esqueça de anotar os exercicios para autoestima anotados e guardados em um local de fácil acesso para que você os pratique com frequência, daqui a um mês você volte e refaça o teste de autoestima, tenha paciência e respeito com você e tudo ficará bem!

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELA | Facebook - @FITEBELABLOG

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.