Oceano Atlântico

5 sinais da autodesvalorização, descubra se você se valoriza!

autovalorização
Foto por ArthurHidden - br.freepik.com

Hey Fitbela! A autovalorização é um sentimento importante, pois além de ser um dos pilares da autoestima, ela nos ajuda a enfrentar várias situações no decorrer da nossa vida!

É certo que ao longo de nossas vidas nem todas as pessoas vão nos valorizar como realmente merecemos e o maior problema não está aqui, porque como já falamos várias vezes aqui no blog, a opinião dos outros sobre você diz mais sobre eles mesmos, o problema maior está em quando você não valorizar a si mesmo.

E isso acontece porque é bem difícil outra pessoa nos valorizar quando nós mesmas não nos valorizamos e aceitamos tudo o que nos oferecem mesmo que isso nos machuque, a parte boa disso é que nunca é tarde para começar a se valorizar e se você ainda não sabe ou então não reconhece que não se valoriza, nesse post eu listei 5 sinais da autodesvalorização, se você se identificar com eles, você não tem se valorizado e é hora de começar a trabalhar a autovalorização.

5 sinais da autodesvalorização!


#1 - Uma pessoa que não valoriza a si mesma tem medo da opinião dos outros

Lembre-se que a opinião dos outros não te define, ou pelo menos não deveria te definir e se isso tem acontecido é hora de parar e refletir sobre isso, porque quando você tem medo da opinião do outro ou quando o que os outros pensam de você te paralisa e te impede de ser você, é sinal de que você não se valoriza!

Não seja como uma esponja, absorvendo e carregando para sua vida tudo o que pensam e sentem a seu respeito, seja como um filtro, selecione as coisas boas e positivas, as opiniões que te encoraje a ser melhor e jogue fora tudo o que você sabe que não condiz com o seu verdadeiro eu.



#2 - Uma pessoa que não valoriza a si mesma duvida das suas virtudes

Uma pessoa que se sente desconfortável ao receber um elogio, seja por não se enxergar da forma positiva que o outro a vê ou por duvidar disso, não se valoriza e isso acontece por falta de autoconhecimento!

Se ao receber um elogio você costuma pensar: “eu não tenho essa qualidade” ou “Será que eu realmente tenho essa qualidade?” Você não se valoriza!

E para mudar isso você pode começar com uma atividade simples e eficaz, se olhe no espelho e repita o elogio que você recebeu até se sentir confortável com ele.

#3 - Uma pessoa que não valoriza a si mesma tem inveja da felicidade dos outros

Se comparar com outras pessoas é algo extremamente tóxico, e pior ainda é quando essa comparação gera o sentimento de inveja, o invejoso se sente angustiado e até com raiva do que o outro tem e é por isso que a inveja é um sentimento corrosivo que pode detonar a vida de qualquer pessoa, por esse e por outros motivos que nem preciso dizer é que devemos nos manter longe da inveja!

Se você tem comparado seu palco com o de outras pessoas e sente um pontinho de inveja, ou desejo de ter e viver igual, significa que você não tem valorizado a sua história e muito menos se valorizado como deve!

Para mudar isso lembre que todos temos problemas e enfrentamos dificuldades, a pessoa feliz e com a vida aparentemente perfeita que você tanto se compara, também tem problemas, e às vezes esses problemas são até maiores do que os seus, a única diferença entre você e ela é que ela aprendeu a se valorizar e além de mostrar o que ela quer ela, consegue enxergar e lidar com as dificuldades de uma forma mais positiva, e isso você também pode fazer.

#4 - Uma pessoa que não valoriza a si mesma não consegue dizer não

Uma pessoa que se valoriza sabe que quando algo não a agrada ela pode dizer não e está tudo bem, por outro lado uma pessoa que não se valoriza aceita tudo por não se sentir confortável em dizer um não e ou por ficar preocupada com o que o outro vai pensar.

O fato de você não conseguir dizer não diz mais sobre a falta de autovalorização do que você imagina, se você é do time das que não consegue dizer não, pare um pouco e pense, por que você não consegue dizer não, por medo da reação da outra pessoa, por querer sempre agradar a outra pessoa, porque a pessoa espera que você seja prestativo... Em todas as versões que passam em minha mente eu não consigo enxergar nenhuma onde dizer “sim” quando o desejo mesmo é dizer “não” beneficia você e não o outro.

Para melhorar isso você pode aprender a dizer não de uma forma mais educada, quando um colega de trabalho te pedir para ficar no lugar dele em um dia que você já tiver compromisso por exemplo, ao invés de virar e dizer um simples não, diga, que pena, mas eu já tenho um compromisso para esse dia, quem sabe da próxima vez!

Essa técnica se chama elogie + negue + agradeça, ela te ajudará a entender que sim você pode dizer não e que está tudo bem.

#5 - Uma pessoa que não valoriza a si mesma tem medo de dar sua opinião

Se você pensa que a sua opinião não é relevante, ou que ninguém se importa com ela, você não se valoriza.

Uma pessoa que se valoriza não tem medo de dar sua opinião por ficar com medo do que os outros vão pensar ou pensam a respeito, a única preocupação de uma pessoa que se valoriza é sobre se o que ela vai dizer pode ferir ou desvalorizar outra pessoa, isso porque uma pessoa que realmente se valoriza não perde tempo ofendendo nem criticando os outros.



Se em uma roda de amigos você sempre tem medo de expor a sua opinião, pare com isso, pare e pense minha opinião vai ferir alguém? Se a resposta for não, abra a boca e fale, sua opinião pode sim ser muito importante e se não for pelo menos você se expressou e compartilhou seu pensamento.

Leia também: Aprenda como e quais hábitos adotar para ter mais bem estar!

Chegamos ao fim dos 5 sinais da autodesvalorização, e aí, você tem se valorizado? Precisa melhorar em algo? Se questione sobre essas coisas e se achar que precisa, trabalhe os pontos necessários, de uma coisa eu tenho certeza, uma dose extra de autovalorização não te fará mal algum.

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:

Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELA | Facebook - @FITEBELABLOG 

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.