Porto Seguro, BA, 45810-000, Brasil

10 mitos e verdades do cronograma capilar que você precisa saber!

cronograma capilar
Designed by drobotdean / Freepik

Hey Fitbela, tudo saudável e belo por aí? Se você faz um cronograma capilar ou deseja começar vem comigo desvendar alguns mitos e verdades sobre essa rotina de cuidados capilar!

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que faz maravilhas nos cabelos, mas podem existir alguns mitos e verdades por trás dessa belezinha, e como não é legal aderir a algo com dúvidas hoje vou esclarecer algumas coisinhas para você! Vamos lá?

Mitos e verdades do cronograma capilar!



O cronograma capilar é específico para cabelo cacheado!

MITO - O cronograma capilar ganhou força junto com a transição capilar, e por isso algumas pessoas tendem a pensar que ele é específico para crespas e cacheadas, mas isso não é verdade, o cronograma capilar é liberado para todos os tipos de cabelo, e como consequência o cabelo ficará lindo e saudável!




O cronograma capilar caseiro só pode ser feito com produtos naturais!

MITO - O termo cronograma capilar caseiro começou a ser usado porque alguns salões de beleza começaram oferecer esse serviço, o termo caseiro significa que está sendo feito em casa, você pode usar tanto máscaras de tratamento industrializadas, como produtos naturais, ou os dois, isso ficará a critério seu, o importante é que o tratamento está sendo feito em casa e não em um salão com profissionais especializados.


É necessário ter cuidado com os intervalos da etapa de reconstrução!

VERDADE - A reconstrução é um tratamento mais profundo, ele repõe a massa capilar e se feita em excesso pode causar o efeito contrário, ou seja danificar ainda mais o cabelo, então é importantíssimo respeitar o período de intervalo entre as sessões de reconstrução!

Se eu lavar o cabelo todos os dias posso sempre fazer uma etapa do cronograma capilar!

MITO -  Cada sessão do cronograma deve ter um tempo de descanso de no mínimo 48 horas entre as sessões, isso porque o produto aplicado ainda está agindo nos fios, caso o cabelo seja lavado todos os dias (o que não é legal) o ideal é intercalar os dias de hidratação, nutrição ou reconstrução com uma lavagem simples, shampoo e condicionador apenas!


Se o cabelo estiver saudável é necessário seguir um cronograma capilar!

MITO - Se o cabelo estiver saudável o cronograma capilar é ainda mais opcional, mas não significa que o cuidado pode ficar de lado, pois todos os dias os cabelos estão expostos a diversas agressões externas como poluição, sol, alta temperatura para quem usa chapinha e secador, entre outros, para suprir os nutrientes perdidos no dia a dia é possível fazer o teste de porosidade sempre quando for lavar os fios, verificar o que o cabelo está pedindo e fazer o tratamento sem um cronograma fixo!


Na reconstrução é preciso usar máscaras a base proteínas e aminoácidos!

VERDADE Esses elementos compõem naturalmente a fibra capilar, portanto, usar produtos que repõem essas substâncias é importante, elas ajudam a devolver a massa capilar que foi perdida e fortalecem os fios contra a quebra.  


Nutrição e umectação não pertencem a mesma etapa do cronograma capilar!

MITO - Apesar de não serem feitas da mesma forma a nutrição e umectação pertencem a mesma etapa do cronograma capilar pois possuem a mesma função, proteger e nutrir os fios, isso porque esses processos feitos com óleos vegetais conseguem conservar a umidade natural do cabelo por mais tempo e criam uma espécie de camada (barreira protetora) em torno do fio!


Se o cabelo precisa de hidratação não preciso fazer as outras duas etapas!

MITO - Se o cabelo precisa mais de uma etapa do que da outra é preciso focar na necessidade mas não se deve abandonar as outras etapas, como falei aí em cima, todos os dias nossos fios perdem vários nutrientes, se você focar no que já está faltando e esquecer do que ele está perdendo, em breve ele estará muito necessitado de outra coisa e nunca estará saudável e equilibrado!

É preciso seguir o cronograma capilar por muito tempo para o cabelo ficar completamente saudável!

DEPENDE - Os resultados começarão a aparecer desde a primeira sessão de tratamento, e dependendo do estado do cabelo o período de quatro semanas, pode ser o suficiente para suprir as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar. Mas para um cabelo ficar completamente saudável entra em questão outros fatores como a forma de fazer cada tratamento, produtos usados, entre outros.


Quanto mais produto usar em cada etapa do cronograma capilar mais rápida é a recuperação do cabelo!

MITO - Não se engane exagerando, o cabelo só consegue absorver os produtos até um certo limite, usar produtos em excesso na esperança de acelerar a recuperação dos fios só te fará gastar mais dinheiro e ainda pode levar o cabelo ao efeito rebote, ou seja, ao resultado contrário do desejado.

+1 DICA - Veja também: cronograma capilar cabelo cacheado e aprenda montar o seu!

O cronograma capilar é maravilhoso e os cabelos agradecem esse cuidado especial, assim como todo cronograma esse aqui também exige tempo, dedicação e organização, mas como o resultado é maravilhoso vale muito a pena criar uma agenda de cuidados capilares, espero ter sanado suas dúvidas sobre o cronograma capilar com a ajuda desses mitos e verdades, mas caso ainda tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar um recadinho aqui embaixo nos comentários!

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELABLOG | Facebook - @FITEBELABLOG

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.