Cuidados capilares

Hey fitbela, tudo saudável e belo por aí? Se você sempre tenta começar um cronograma capilar e não consegue, esse post vai te ajudar a dar o pontapé inicial!

O cronograma capilar é importantíssimo quando o assunto é saúde capilar, e hoje você vai aprender o que é o cronograma capilar, como começar, porque fazer e tudo o que você precisa saber para fazer o seu, meu objetivo aqui é te ajudar a criar e começar a sua rotina de cuidados capilar! Vamos lá?


1- O que é o cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma rotina de tratamento capilar, ou seja um cronograma de cuidados capilares dividido em etapas específicas de tratamento!


2- Quais as etapas do cronograma capilar?

A rotina de cuidados capilares é dividida em nutrição, reconstrução e hidratação!


3- Qual o objetivo do cronograma?

O cronograma capilar tem como foco proteger e tratar os fios das agressões causadas aos fios por agentes externos como calor em excesso (chapinha e secador...), poluição, raios solares, cloro da água, processos químicos (alisamento, descoloração, coloração…), entre outros.


4- Porque fazer o cronograma capilar?

Seguir um cronograma de tratamento capilar só trás benefícios para o cabelo, com esses tratamentos é possível repor nos fios diversos nutrientes, e além de tratar, o foco é manter o fio saudável, tratado e bonito, dando para ele o que é realmente preciso no momento.


5- Como começar o cronograma capilar?

Para começar essa rotina de cuidados você precisará basicamente de 3 coisas, e antes de começar, primeiro você precisa identificar a necessidade do seu cabelo, necessidades identificadas você precisará de 3 máscaras de tratamento capilar, sendo: uma de hidratação, uma de nutrição e uma de reconstrução!

cuidados capilares



6- Como identificar as necessidades do seu cabelo?

O cabelo nos dá alguns sinais quando está carente de algum nutriente, então preste atenção!

Se seu cabelo embaraça com facilidade, está com muitos fios arrepiados e sem definição isso é sinal de que ele precisa de mais sessões de nutrição.

Se seu cabelo estiver ressecado, sem movimento, sem brilho e áspero ao toque, ele precisa de mais sessões de hidratação.



Se seu cabelo tiver sofrido alguma agressão recentemente (ex.: passado por processos químicos), estiver danificado, com pontas duplas, quebradiças e com menos densidade, é hora de investir em reconstrução.


Cuidado com a reconstrução! A reconstrução não é como as outras etapas do cronograma capilar, ela é muito mais profunda e se feita em excesso pode danificar ainda mais o seu cabelo, mesmo que seu cabelo precise de reconstrução, não exagere. O segredo aqui é a paciência, ok?

Aqui no blog já tem um post completíssimo com alguns testes que vão te ajudar a identificar as necessidades do seu cabelo, clique aqui para identificar as necessidades do seu cabelo!


7- Quem pode fazer o cronograma capilar?

Apesar de ser um super aliado dos cacheados e crespos o cronograma capilar pode e deve ser feito por todos os tipos de cabelo, independente da fase que esse cabelo esteja, seja passando pela transição ou estando saudável e bonito, o cronograma só trará mais benefícios os fios!


Cronograma capilar caseiro conheça as etapas e seus principais ativos!



Cronograma capilar: Etapa de hidratação!



O que é hidratação capilar?

A hidratação é um dos tratamentos capilares mais conhecidos mundialmente, e é a responsável por repor água e vários nutrientes essenciais para a saúde capilar. Seguir uma rotina desse tratamento deixará os fios hidratados e livre de ressecamento!

Principais ativos da hidratação capilar: Vitamina B5 (pantenol), aloe vera (babosa), gérmen de trigo, ácido hialurônico, glicerina, lanolina, algas marinhas, são alguns dos muitos elementos que você pode usar nessa etapa, veja abaixo os beneficios de alguns desses ativos:

Aminoácidos funcionais: Ajudam a regenerar a fibra capilar e proporcionam emoliência, maciez e força ao fio.

Babosa: Um poderoso antioxidante natural, que hidrata, regenera e auxilia no combate à queda dos fios;

D-Pantenol: Proporciona hidratação por muito mais tempo, além de deixar o cabelo macio e brilhoso;


Cronograma capilar: Etapa de nutrição!



O que é nutrição capilar?

Nutrição capilar é o tratamento responsável por repor lipídios ao cabelo! Seguir uma rotina desse tratamento deixará seu cabelo macio, maleável, brilhante e com as cutículas fechadas.

O que são lipídios? Gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, basicamente é a famosa oleosidade natural do couro cabeludo, e sua função é proteger o cabelo e para isso, cria uma espécie de camada protetora em torno dos fios!

Vale lembrar que essa etapa é muito importante para cabelos crespos e cacheados, isso porque a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar até as pontas para cumprir sua missão de lubrificar e proteger os fios.



Principais ativos da nutrição capilar: Óleos vegetais extraídos de frutas, sementes e plantas, que são ricos em ácidos graxos, vitaminas A e E e ômegas 3, 6 e 9, são os principais elementos para usar nessa etapa, veja os beneficios de alguns deles:

Óleo de Rícino: Possui ação fortalecedora e auxilia no combate à queda e a quebra;

Óleo de Coco: Rico em Vitamina E e Ácidos Graxos, combate a opacidade, a quebra dos fios, e reduz casos de pontas duplas e frizz.


Óleo de Argan: Controla o frizz e deixam os fios saudáveis;

Óleo de Girassol: Hidrata e aumenta o brilho dos cabelos;

Óleo de Abacate: Rico em Vitaminas A, D e E. Promove regeneração e nutrição da fibra capilar;

Azeite de Oliva: Rico em Vitaminas A, D, K e E, nutre e revitaliza os fios.


Formas de fazer a nutrição capilar!


Com máscara de nutrição: Aqui você usará apenas sua máscara de tratamento específica para nutrir o cabelo, essa máscara deve possuir ativos da lista acima, ou seja óleos e manteigas 100% vegetais que vão repor a oleosidade dos fios!


Umectação capilar

Umectação capilar é o ato de dar um banho de óleo no cabelo, mas esse óleo precisa ser 100% vegetal para que o cabelo consiga absorver todos os nutrientes necessários para nutrir e recuperar os fios danificados, esse procedimento também faz parte da etapa de nutrição capilar e pode ser feita em todos os tipos de cabelos, mas é essencial para cabelos crespos, cacheados e ou que estão passando pela transição capilar, existem vários métodos para fazer a umectação capilar, veja:

Umectação capilar comum: Aqui o óleo vegetal é aplicado no cabelo seco da raiz às pontas, e age nos fios entre 3 e 15 horas, após esse processo o cabelo precisa ser lavado como de costume!

Umectação capilar reversa: Aqui o óleo deve ser misturado a um pouco de máscara capilar de nutrição e aplicado no cabelo limpo e úmido, apenas nas partes mais danificadas, deixe agir por 30 minutos, após esse processo o cabelo precisa ser enxaguado como de costume!

Umectação capilar noturna: Aqui o óleo também é aplicado na raiz e nas pontas do cabelo seco, porém é aplicado a noite, antes de dormir e retirado na manhã seguinte, após esse processo o cabelo precisa ser lavado como de costume!

Umectação capilar quente: Aqui você pode escolher o tempo de duração do óleo no cabelo só é preciso aquecer o óleo vegetal antes de aplicar no cabelo, após esse processo o cabelo precisa ser lavado como de costume!

Lembre-se de dividir o cabelo em mechas finas e massageá-las mecha por mecha, até o cabelo está completamente umedecido pelo óleo 100% vegetal que você escolheu!

Essas foram 3 formas para fazer a etapa de nutrição nos fios, e caso você prefira e seu cabelo necessite você pode usar até duas formas, como por exemplo: umectar e depois na hora de lavar usar a máscara de nutrição, ou alguma receitinha!


Cronograma capilar: Etapa de reconstrução!



O que é reconstrução?

Esse tratamento é o responsável pela recuperação da fibra capilar, a etapa de reconstrução repõe a proteína que os fios perderam, em especial a queratina, ou seja, ela repõe a massa capilar perdida, fazer essa etapa é essencial para reconstruir cabelos danificados, elásticos e quebradiços.


Volto destacar que a reconstrução é um tratamento mais profundo e deve ser feito de acordo com a verdadeira necessidade capilar, se o cabelo estiver extremamente danificado a reconstrução pode ser feita com um intervalo de 7 dias, agora se o fio não estiver muito danificado o ideal é um intervalo de 15 dias entre as sessões!

Principais ativos da reconstrução capilar: Proteínas e aminoácidos são os principais elementos aqui nessa etapa, veja mais sobre alguns deles:

Arginina: Fortalece e reconstrói os fios de fora para dentro.

Colágeno: Retém água dentro do fio, uniformiza as cutículas, hidrata e ajuda a manter a forma de cabelos cacheados.

Creatina: Repara os danos e recompõe a queratina perdida dos fios.


Cisteína: Alinha as cutículas, reconstrói e fortalece os fios.


Dicas: como fazer cronograma capilar em casa com sucesso!


  • O cronograma capilar tradicional é feito com 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução por mês, mas você pode mudar isso de acordo com a necessidade, por exemplo se o cabelo precisar mais de nutrição é só tirar uma hidratação e por mais uma nutrição.
  • As sessões de tratamento devem ser feitas com um intervalo mínimo de 48 horas de uma sessão para a outra, mas essa regra não serve para a reconstrução, já falamos sobre isso ali em cima!
  • Não exagere na quantidade de produto, use o suficiente para o seu cabelo!
  • Lave a raiz do cabelo com o shampoo, não esfregue as pontas, a água que escorre com a espuma é suficiente para limpar o comprimento dos fios!
  • Aplique o condicionador longe da raíz, e enxágue bem!
  • Se estiver em dúvida sobre as necessidades do seu cabelo, comece pelo cronograma tradicional, aquele com 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução.
  • E para finalizar as dicas, não aplique produtos que não são específicos para o couro cabeludo na raíz do cabelo!

Agora que você já sabe as necessidades do seu cabelo, e o que ele precisa mais, está na hora de montar sua agenda de cuidados capilares, para te ajudar a começar preparei quatro opções de cronograma, cada um voltado para uma necessidade em especial, então sinta-se a vontade para baixar a imagem do cronograma que é específico para as necessidades do seu cabelo!


Cronograma capilar para cabelo sem brilho!

Se seu cabelo estiver precisando de mais hidratação siga o seguinte cronograma:

cuidados capilar



Cronograma capilar para cabelo sem definição!

Se seu cabelo estiver precisando de mais nutrição siga o seguinte cronograma:
cuidados capilar


Cronograma capilar para cabelo danificado!

Se seu cabelo estiver precisando de mais reconstrução mas não estiver muito danificado siga o seguinte cronograma:
cuidados capilar


Cronograma capilar para cabelo quimicamente tratado!


Se seu cabelo estiver extremamente fragilizado, ou se passou ou passa por processos químicos com frequência e está precisando de mais reconstrução, siga o seguinte cronograma:
cuidados capilar

Para ficar mais fácil de você entender como distribuir os tratamentos no decorrer do mês, fiz um exemplo das etapas semanais do cronograma para cabelo quimicamente tratado, distribuídas no calendário durante o mês de maio, olha aí!

cuidados capilar

Bastante coisa, mas creio que agora ficou muito mais fácil para você começar o seu cronograma capilar, então mãos a obra e vamos lá cuidar das madeixas!

Ficou com alguma dúvida? Me conta aí nos comentários!


ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:

Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELABLOG | Facebook - @FITEBELABLOG

4 comentários

Postar um comentário

  1. Tão explicado e organizado! Amo seus posts, eles são de utilidade real e oficial! Tenho andado um tanto descuidada dos cabelos esses dias, mas quero reverter isso já! Salvei o cronograma para cabelos danificados na minha pastinha do Pinterest!

    Beijos!
    Neila Bahia ♥️
    neilabahia.com | @neilabahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Neila, você como sempre deixando meu dia mais feliz! Brigaduuuh! Cuida mesmo do seu cabelito, ele merece esse cuidado e você também! Beijos!

      Excluir

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Contact

Nome

E-mail *

Mensagem *

Fit e Bela blog - Vida saudável, beleza & autoamor ©