fitness

Hey Fitbela (o), você já escutou algum termo seja na academia ou nas redes sociais e ficou perdida sem saber do que se tratava, o que aquela palavra expressava? Confesso que antes de me aprofundar em alguns assuntos fitness eu também ficava perdidinha (kkkk) e esse é o assunto do post de hoje! Não basta ser bela por fora não é mesmo? Então vem acompanhar o dicionário da musculação para aprender os termos mais usado e ficar expert quando o assunto for musculação, vamos lá?

Dicionário da musculação, conheça o significado das palavras mais usadas!

A

ABS: É uma sigla que pode representar tanto os treinos abdominais ou simplesmente os músculos do abdômen.

AEJ: É uma sigla que significa Aeróbicos Em Jejum.

AERÓBICOS e ANAERÓBICOS: Aeróbico segundo a biologia significa "que apresenta atividade ou ocorre apenas em presença do oxigênio" ou " "com oxigênio" ou "na presença de oxigênio" e refere-se a tudo que necessita de oxigênio para subsistir." Os exercícios aeróbicos são exercícios que aumentam o uso do oxigênio e a frequência cardíaca. O oxigênio é usado no processo de geração de energia no organismo e por isso são exercícios tão indicados para a queima de gordura corporal, além de auxiliarem no emagrecimento, os aeróbicos são excelentes para aliviar o stress, alguns aeróbicos que você pode fazer em casa são: pular corda. , subir e descer escadas, caminhada, dançar, pedalar. Já os exercícios anaeróbicos são o oposto dos aeróbicos, não é usado oxigênio na produção de energia, são atividades com mais intensidade e curta duração, esses exercícios tem por objetivo aumentar a força e a massa muscular, como por exemplo: musculação e arremesso de peso.




AES: A sigla vem do inglês " Anabolic Steroids" e é traduzido para o português como Esteroides Anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos, essa substância é derivada do hormônio masculino testosterona e são famosos pelos efeitos que causam nos músculos, para ser mais clara, a hipertrofia muscular, essas substâncias são usadas principalmente para tratar algumas doenças, mas por seus benefícios hipertróficos ganham cada vez  mais adeptos, porém esses hormônios causam efeitos colaterais principalmente nas mulheres, logo que a testosterona é um hormônio é masculino.

ADE: É um composto vitamínico usado para tratar carências de vitaminas e infecções em bovinos, equinos, suínos, ovinos, caprinos e coelhos (há claras recomendações para não se usar em cães e gatos), o nome do próprio produto já diz as vitaminas nele presentes, vitamina A, D e E. e possui um baixo custo. Esses produtos são injetados no corpo para dar a impressão de músculos grandes, mas diferente dos AES que são hormônios e que realmente atuam no desenvolvimento do músculo, esses óleos não atuam nos músculos ficam ali embaixo da pele e causam um formato estranho mais arredondado ao local, além da deformação que causa ao corpo gera inúmeros efeitos colaterais, a pessoa que teve essa ideia estava muito desesperado para fazer uma coisa dessa, socorro!

AMINOÁCIDOS: Os aminoácidos são essenciais para o corpo humano pois formam a estrutura das proteínas, eles ajudam no reparo, crescimento e desenvolvimento do tecido muscular e estão divididos em dois grupos os aminoácidos essenciais que apenas são obtidos consumindo eles mesmos e os não essenciais que são produzidos pelo organismo. 
ANABOLISMO: É o processo de construção de células menores em células maiores, como por exemplo na formação de proteína através dos aminoácidos, o anabolismo só ocorre com o estoque de energia do organismo carregado, assim ele tem força suficiente para transformar essas células, caso contrario ocorre o catabolismo.

ASSIMETRIA: É a diferença do formato ou tamanho de um músculo se comparado lado direito e lado esquerdo.

ATROFIA: É a diminuição do tecido muscular e também dos órgãos.

ANTIOXIDANTE: São compostos que diminuem a oxidação dos tecidos, ajudando a controlar a ação e os efeitos negativos dos radicais livres.

B

BODYBUILDING: Fisiculturismo.

BIOTIPO: Representa o tipo corporal e é dividido em: Endomorfo, ectomorfo e mesomorfo.

BULKING: É a fase de ganho (aumento) de massa muscular, nessa fase é feita uma alimentação voltada para ganhos, uma alimentação com calorias acima do que o indivíduo precisa diariamente para se manter ativo e toda a rotina é adaptada para o aumento de massa muscular.


BOLAR: Ciclar.

%BF: É a sigla referente ao termo "body fat" e é utilizada para determinar a porcentagem de gordura corporal, por exemplo, uma pessoa com 15% de bf 15% da massa corporal dela é gordura.

C

CARBOIDRATO: É um macronutriente,também conhecido como açúcar, cada grama de carboidrato fornece 4kcal (calorias) ao corpo. Os carboidratos são indispensáveis ao ser humano pois são eles os responsáveis por gerar sua principal energia, nosso organismo dá a preferência ao carboidrato para depois gordura e proteínas.

CUTTING: É a fase de  definição, nessa fase a dieta é voltada para secar, perder gordura, não só a dieta mas toda a rotina é adaptada para a queima de gordura.


CATABOLISMO: É a "quebra" de substâncias complexas em substâncias simples, ou seja células maiores são quebradas em células menores, como por exemplo: se o estoque de energia estiver vazio o organismo vai usar os músculos para obter energia, ou seja as proteínas vão ser quebradas e transformadas em energia, o oposto do anabolismo onde substancias menores como os aminoácidos são transformados em substâncias maiores como a proteína.

CONCÊNTRICO: A fase onde o peso é levantado.




CICLO: É o período determinado para o uso de drogas especificas, ou seja é o planejamento para o uso de AES, no intuito de aumentar a massa muscular ou secar, o ciclo é determinado pela droga, objetivo e vários outros fatores. 

D

DEFINIÇÃO MUSCULAR: É deixar os contornos musculares visíveis, deixando o corpo bem marcado, trincado, sarado e esse resultado só é possível com pouca % de gordura corporal.

DUMBELL: Halter em português

E

ECA:  É o conjunto de três substâncias: Efedrina/Cafeína/Aspirina, essa combinação é a mais poderosa nos dias atuais para queima de gordura corporal, mas lembre-se que o uso dessas substâncias deve sempre ser acompanhada por um profissional.

EFAs: São um grupo de gorduras importantes na produção hormonal, nosso corpo não produz essas gorduras, mas podem ser ingeridas através da alimentação e da suplementação.

ESTROGÊNIO: Principal hormônio feminino.
ENDOMORFO: Pessoas com o biotipo endomorfo tem maior tendência ao acúmulo de gordura corporal, possuem o peso elevado e formas arredondadas, abdômen mais saliente, braços e pernas mais curtas.
ECTOMORFO: Pessoas com esse biotipo têm o metabolismo acelerado e possuem menor reserva de gordura corporal. A pessoa ectomorfa costuma ser muito magra, possui quadris, ombros e estrutura óssea menores.
EXCÊNTRICO: Fase da descida do exercício. 

FALHA: É o ponto de fadiga total do músculo, é o momento que o músculos está tão fadigado que não consegue executar a próxima repetição.
FRUTOSE: É o açúcar proveniente da frutas. 

G

GLUCOSE: Também conhecida por glicose e dextrose é um monossacarídeo e é um dos carboidratos mais importantes na biologia, por ser o principal combustível de energia do corpo.
GLICEMIA:  A glicemia é o nível de glicose presente no nosso sangue.



GLICOGÊNIO: Ou glicogénio é um polissacarídeo, ele é a principal reserva energética nas células hepáticas e musculares.

GLUTAMINA:  A glutamina é um aminoácido não essencial, também conhecida como l-glutamina ou glutamine, ela é produzida naturalmente pelo organismo e consiste em 19% nitrogênio, sendo o transportador primário de nitrogênio para as células musculares e representa cerca de 61% do tecido muscular esquelético

Como existem muitos termos eu dividi esse post em duas partes, quarta feira eu publico a parte dois e atualizo esse post com o link. Te aguardo na quarta feira para saber os outros termos hein!

Veja muitas dicas no Pinterest >> Fit e Bela Blog
Acompanhe o blog no Instagram >> @fitebelablog 

Fonte:
GEASE
Wikipedia 
Apostila - Educação Física/ UNOPAR

Tags: Vida saudável

Postar um comentário

1 Comentários

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Pular para o conteúdo principal