Lori Arruda

25 anos, mãe de um casal, esposa, compartilhando autocuidado, saúde mental, beleza e vida saudável sem sofrer a 3 anos aqui no Fit e Bela blog! Vamos juntas em busca da nossa melhor versão?

@fitebela

Jabaeté, Vila Velha - ES, 29127, Brasil

Autoestima baixa? Mini guia prático para turbinar sua autoestima!

autoestima elevada
Foto por cookie_studio - br.freepik.com
Hey Fitbela! Uma pessoa com autoestima elevada possui a fantástica habilidade de pensar positivamente sobre si mesmo e isso é incrível pelo simples fato de que ter uma boa autoestima é importante não só para nosso lado externo, mas também para a nossa harmonia interna!

O que é autoestima?


A autoestima significa o valor que atribuímos a nós mesmos e a nossa capacidade de nos amar. É o ato de "amar a si mesmo", que requer atitudes como o autorespeito, a autoaceitação e o autoconhecimento. O autoconhecimento significa ter consciência de nossa história e de todos aspectos de nossa personalidade. Fonte:https://www.minhavida.com.br/

Temos autoestima elevada quando acreditamos em nós mesmos, quando conseguimos nos amar como somos, confiar em nós mesmos e no nosso potencial, mas também quando conseguimos estabelecer limites na forma como os outros nos tratam e saber lidar com nossos próprios limites. Ter autoestima elevada é saber pensar positivo sobre si e isso influencia desde nossas decisões, até a nossa capacidade de realização.

Assim como muitas mulheres, eu também já vivi uma fase em minha vida que detonou minha autoestima, confesso que sair dessa situação de desamor próprio não é fácil e apesar de ainda ter um longo caminho a seguir, hoje já me considero com a autoestima bem mais elevada do que a um ano atrás.


Se você vive se perguntando o que fazer para turbinar sua autoestima esse post é para você, pois aqui eu vou te contar de uma forma simples e fácil, o que você deve fazer para trabalhar esse lado tão importante em nossas vidas, gostaria de te dizer que existe uma pílula mágica para isso, mas já adianto que elevar a autoestima é uma estrada, então, dê um passo de cada vez!

Por que ter uma boa autoestima é importante?


Se ter autoestima elevada é possuir a habilidade de pensar positivamente sobre si mesmo, ter baixa autoestima é o oposto e a forma como nos sentimos com nós mesmas cria um reflexo em todos os aspectos de nossa vida e por esse motivo é importante ter uma boa autoestima, pois ela pode afetar positivamente ou negativamente todas as áreas das nossas vidas.

Para ser mais clara, é importante ter uma boa autoestima pois a forma como nos sentimos com nós mesmas, a forma como pensamos, a forma como nos tratamos, a forma como falamos com nós mesmas e etc. São refletidas não só no nosso interior, como na nossa aparência física e também nos nossos relacionamentos com os outros!

Deu pra notar como ter autoestima elevada é importante né? Então, vamos lá, turbinar a sua autoestima e deixá-la nas alturas!

Mini guia prático com 10 dicas que vão turbinar sua autoestima!

  • Descubra de onde vem a falta de autoestima.

O primeiro passo aqui é vasculhar o passado com a intenção de descobrir o motivo dessa autoestima baixa, por mais doloroso que seja, faça um esforço e encontre a situação que fez você se sentir assim, mas lembre-se que essa volta ao passado não é para você se martirizar, se culpar, se julgar e se sentir ainda pior e sim para identificar o que detonou sua autoestima, saiba que independente da situação que gerou isso em você, é preciso voltar e reformular tudo o que você escutou dos outros sobre você e que de certa forma contribuíram para a sua falta de autoestima hoje. Se olhe com amor e compreenda que as opiniões e ideias dos outros não fazem nem precisam fazer parte de você!


  • Supere o passado e não generalize suas experiências .

Passado revirado, situação geradora do problema encontrado, agora saia daí! Foi muito importante voltar ao passado e identificar o gatilho para a sua baixa autoestima, mas agora é hora de dar tchau para o passado e trabalhar diariamente para que aquilo que te fez mal no passado não volte e passe a fazer parte do seu presente, feito isso, entenda e pare de uma vez por todas de generalizar suas experiências, não é porque você cometeu um erro, que vai cometê-lo novamente, não é porque alguém pisou na bola com você uma vez que vai fazer isso de novo, siga em frente e não deixe que os conceitos criados para você e ou por você te aprisionem.

  • Se conheça e entenda o que funciona para você.

O que faz você se sentir autoconfiante? É muito provável que as razões de nos sentirmos autoconfiantes sejam diferentes e por isso você precisa se conhecer! O sentimento de autoconfiança é algo importantíssimo e que ajuda muito a melhorar a autoestima e por isso é importante buscar se conhecer e descobrir o que funciona para você, para quando sua autoestima estiver baixa você ir lá e se proporcionar uma recarga de autoestima ao fazer aquilo que te deixa autoconfiante.

  • Seja sincera com você mesma.

A mentira é algo terrível e assim como é bom ser sincero com os outros também é maravilhoso sermos sinceros com nós mesmos, então, a partir de hoje seja sincera com você mesma, admita suas fraquezas e suas forças, passe a se olhar com amor e perceba que ao querer ser o que o outro te impõe você não está sendo sincera com você, com seu corpo, com sua realidade pessoal, ser sincera e assumir seus desejos e vontades é o caminho que te permitirá aceitar ser quem você é. Mas saiba que o ato de ser sincera com você mesma não é uma abertura para se tonar uma pessoa narcisista e muito menos para se autocriticar em excesso, lembre-se sempre de manter-se em equilíbrio.


  • Mude a forma de falar com você mesma.

Julgamentos, xingamentos, incompreensão e tantas outras coisas ruins é a forma que muitas das vezes nos dirigimos a nós mesmos e isso só detona ainda mais nossa autoestima, portanto comece a ser mais carinhosa quando falar com você, busque se entender ao invés de se criticar, ao invés de se xingar, use palavras amáveis que exaltem suas qualidades e te ajudem a se enxergar de uma forma mais positiva. Quanto mais amor você dedica a você, mais segura e confiante em si você se sentirá!

  • Celebre suas vitórias e seja grata.

Reconhecer o seu valor é algo que além de aumentar sua autoestima, criará em você admiração por você mesma, eu gosto de comemorar cada realização, desde as mais simples e isso me ajuda a perceber que eu tenho valor, que sim, eu consegui ter ou fazer algo. Por mais boba que seja sua conquista, celebre e seja grata, seja grata mesmo se ainda não tiver conseguido realizar o que você tanto quer, afinal de contas você está viva e isso já é motivo de sobra para celebrar e agradecer.

  • Cuide-se.

O autocuidado é uma parte importante da alta autoestima, então, cuide-se, arrume-se, faça o melhor que você conseguir dentro das suas condições financeiras e pessoais, faça por você e não pelos outros, fique linda para você se sentir bem com você mesma e não apenas para atrair olhares e elogios. Mas não fique presa ao autocuidado físico, explore todas as áreas do autocuidado e isso inclui, comer bem, se mimar, dormir bem, descansar a mente, sair, relaxar, se divertir e etc. Mas também abandonar hábitos e pessoas que não te fazem bem e que não contribuem em nada na sua vida.

  • Confie em si mesma.

Por que esperar dos outros a confiança que você mesma pode ter por si? Acredite em você, confie no seu potencial, na sua garra e determinação, não espere que os outros te motivem para que você consiga agir, seja você mesma sua maior e melhor fonte de motivação. Você é capaz de realizar tudo o que deseja e o primeiro passo para isso é, acreditando na sua capacidade.

  • Não se compare.

Em um mundo competitivo, se comparar e tentar ser melhor ou igual a outra pessoa parece ser a decisão mais acertada, mas só parece mesmo, pois na prática o ato de se comparar é algo que acaba com a autoestima de qualquer um, portanto, evite se comparar com outras pessoas, evite olhar um feed perfeito no Instagram e desejar ter o que aquela pessoa tem, ou se sentir mal por não conseguir o mesmo, você não sabe as lutas, as dores daquela pessoa, nós somos seres únicos, com histórias e trajetórias únicas, deixe as comparações de lado pois somos todos diferentes uns dos outros, você não precisa ser igual a ninguém para se sentir e ser incrível, você deve apenas ser você, se sentir bem com você mesma, se orgulhar por estar onde você está e por ser quem você é! Dê um basta nas comparações, você é maravilhosa.

  • Foque no presente.

Independente do que aconteceu ou do que vai acontecer, se você deseja turbinar sua autoestima, você deve começar a viver o presente e focar suas ações nas coisas que você deve e pode fazer agora para se sentir mais confiante, mais feliz, mais completa e etc. Cultive sua autoestima dia a pós dia, se dedique amor e vá no seu tempo, sem se julgar pelo passado e sem se preocupar com o que ainda está por vir, foque em se sentir bem com você mesma aqui e agora!

Melhorar sua autoestima é o melhor presente que você pode se dar hoje, está de bem com você mesma é uma experiência incrível, aquela com gostinho de quero mais, então, aproveite essas dicas e comece a trabalhar para turbinar sua autoestima!

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELA | Facebook - @FITEBELABLOG

Comentários