Lori Arruda

25 anos, mãe de um casal, esposa, compartilhando autocuidado, saúde mental, beleza e vida saudável sem sofrer a 3 anos aqui no Fit e Bela blog! Vamos juntas em busca da nossa melhor versão?

@fitebelablog

Jabaeté, Vila Velha - ES, 29127, Brasil

Shampoo para cabelo cacheado: Aprenda como escolher o seu!

como escolher o shampoo certo para cabelo cacheado

Hey Fitbela! Você sabe qual shampoo é o mais indicado para o seu cabelo, ou você tem o hábito de na hora de comprar um shampoo escolher o primeiro que enxergar na prateleira e pronto?

Cabelos cacheados costumam ser finos, delicados e suas curvaturas impedem que a oleosidade natural produzida no couro cabelo percorra toda a extensão do fio e chegue até as pontas, o que torna esses cabelos mais ressecados e por esses motivos é importante saber qual shampoo escolher.

O shampoo certo para cabelo cacheado é aquele que limpa de forma suave evitando que os fios fiquem ainda mais ressecados e para que você nunca mais erre na hora de escolher um shampoo para lavar seus cachos neste artigo você encontrará algumas dicas preciosas, mas antes disso eu preparei um mini guia que vai te ajudar a entender um pouco sobre os tipos de shampoos.

Mini guia básico dos tipos de shampoos

  • Shampoo antirresíduo: Indicado para casos que exijam uma limpeza profunda como antes de fazer selagem, blindagem, etc. É um shampoo que não deve ser utilizado com frequência pois pode prejudicar a saúde e a aparência dos fios.

  • Shampoo hidratante: Indicado para cabelos ressecados, tem a função de limpar e recuperar a hidratação e a nutrição dos fios. ( Mas é importante ficar de olho nessas fórmulas cheias de ingredientes hidratantes e nutritivos para os fios, uma vez que o shampoo não foi feito para ser aplicado nos fios o tratamento principal deve ser específico para o couro cabeludo, e tem mais, de nada vai adiantar o shampoo ser hidratante e cheio de sulfatos pesados, o cabelo vai ressecar do mesmo jeito).
  • Shampoo sem sal: Muita gente se confunde e pensa que essa descrição no shampoo representa a inexistência de sulfato na composição do produto, mas esse sal não é sulfato e sim o sal de cozinha (NaCl), que muitas vezes está presente nos shampoos para aumentar a viscosidade da formulação líquida, ou seja, deixar o shampoo mais grossinho. O shampoo sem sal é indicado para cabelos que passam por processos químicos, como alisamentos ou tinturas isso porque tanto o sal de cozinha (NaCl) como o sulfato que também é um sal de ação detergente são ativos que facilitam o desbotamento e o ressecamento do fio.

  • Shampoo low poo: Uma opção mais natural, livre de sulfatos e se comparado aos shampoos tradicionais é bem menos agressivo para o cabelo.
  • Shampoo vegano: Um shampoo vegano pode conter sulfato e petrolato só não pode conter qualquer substância de origem animal em sua composição, nem ser testado em animais.
  • Shampoo transparente: Indicado para cabelos com excesso de oleosidade na raiz isso porque eles costumam limpar bastante e não deixam os fios pesados.
  • Shampoo de bebê: O shampoo de bebê possui um PH 7 - o mesmo PH da lágrima, para não arder os olhinhos - e isso significa que ele é mais neutro, já indo pro alcalino e já não é indicado para nossos cabelos que possuem PH entre 4,5 e 5,5.

4 Dicas para escolher o shampoo ideal para cabelos cacheados!

1- Leia os rótulos

Ficar atenta aos ingredientes que estão presentes no shampoo é o primeiro passo para acertar na escolha!

Pode até não parecer, mais um shampoo é capaz de deixar o cabelo cacheado tanto macio quanto ressecado e o resultado vai depender principalmente da composição que o produto possui, você já deve ter escutado falar sobre low e no poo que traduzido significa pouco e nenhum shampoo, técnicas que foram desenvolvidas por uma cacheada que sentia que seus fios tinham a necessidade de serem limpos e tratados com produtos mais suaves e menos prejudiciais para a saúde e para o meio ambiente e aí começou a história dos produtos sem sulfatos, parabenos e petrolatos.  

Leia também: Aprenda como cuidar dos seus cachos no outono/ inverno!

O mais indicado é evitar produtos com essas substâncias, mas ao meu ver o principal problema em relação ao shampoo é o agente de limpeza conhecido por sulfato, que é uma substância com ação detergente, responsável por remover em excesso a oleosidade do couro cabeludo e isso é tudo o que nós cacheadas não precisamos, porque como nossos cabelos já possuem uma certa dificuldade para distribuir a oleosidade natural do couro cabeludo, remover não só a sujeira, como toda ou boa parte da oleosidade natural com esse agente de limpeza pode causar ressecamento, caspas e fragilidade dos fios.

Preste atenção aqui! De nada adianta usar um shampoo sem sulfato se os outros produtos que você aplicar no seu cabelo possuírem petrolatos, isso porque os petrolatos são removidos com eficácia apenas pelos shampoos com sulfato, e se os petrolatos não forem removidos corretamente do cabelo ficarão na superfície do fio, como uma película, que a longo prazo pode deixar o cabelo pesado, opaco, com aspecto oleoso e incapaz de absorver os nutrientes dos tratamentos!

Eu gosto de usar shampoo sem sulfato para evitar o ressecamento e também porque a coloração dura mais!

2- Escolha os ingredientes certos

Ficar de olho no rótulo é importante e saber se o shampoo possui ingredientes que vão tratar e deixar o couro cabeludo mais saudável também!


Shampoo para cabelo cacheado deve possuir ação bactericida, fungicida e qualquer substancia que  trate o couro cabeludo, já que os fios não são tratados com shampoo! Para tratar e proteger os fios na hora de lavar você pode fazer um pré poo e afastar ainda mais o ressecamento dos seus fios.

3- Saber qual é o seu tipo de cabelo

Descobrir seu tipo de cabelo é uma tarefa simples e  que vai ajudar muito!

O primeiro conselho aqui é não usar shampoo para cabelo liso, esse tipo de cabelo possui uma estrutura completamente diferente dos cabelos cacheados e o shampoo indicado para ele ainda pode conter substâncias capazes de alterar a curvatura dos nossos fios! Portanto se você deseja ter molinhas saudáveis e bem definidas, fuja dos shampoos e de todos os produtos específicos para cabelo liso!

O mais correto a fazer é identificar qual o seu tipo de fio e então comprar um shampoo especifico para ele, e isso deve ser feito porque as industrias sabem que cada tipo de curvatura tem uma necessidade e na hora de formularem os cosméticos eles usam ingredientes que supram cada uma dessas necessidades! E isso também vale para cabelos tingidos como no meu caso.

4- Ficar de olho no PH

O PH dos nossos cabelos é um pouco mais ácido e gira em torno de 4,5 e 5,5 o que deixa as cutículas fechadas, porém se não nos atentarmos a isso e começarmos a usar um shampoo com PH superior a 6,5 os danos começarão a aparecer e o cabelo ficará sem vida, sem brilho, cheio de frizz, ressecado... Em contra partida os PHs mais baixos estão liberados e o resultado são cachos definidos, macios, com aspecto saudável e muito mais fáceis de pentear.

Agora que você já sabe como escolher o shampoo ideal para seus cachos eu vou te ensinar a diluir corretamente o shampoo na hora de usar.

Hora de usar - Como diluir corretamente o shampoo!

Apesar de falarmos lavar o cabelo o shampoo deve ser aplicado apenas no couro cabeludo, a água com resíduo do shampoo que escorre pela extensão do cabelo já é suficiente para limpar os fios,  se você tem o hábito de embolar o cabelo todo e esfregar com o shampoo, pare com isso! Essa prática deixará seu cabelo ainda mais ressecado, opaco e quebradiço!

Para cada medida de shampoo, deve-se utilizar duas medidas de água para diluir, a medida deve ser do tamanho de uma moeda de um real. Para não alterar a fórmula do shampoo faça isso na hora de lavar o cabelo, em um recipiente a parte!

Para diluir o shampoo, coloque quantas medidas de shampoo e água forem necessárias para o seu uso!

Como disse antes é importante ficar atenta ao rótulo, pois todas as informações necessárias estarão ali, no meu caso que tenho cabelo cacheado e tingido sempre dou preferência para os shampoos sem sal, com tratamentos específicos para o couro cabeludo e que sejam livres de sulfatos e petrolatos.

Agora me responda aqui embaixo nos comentários, qual o seu shampoo preferido?

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELA | Facebook - @FITEBELABLOG

Comentários