O inverno vem aí! Aprenda como evitar doenças respiratórias!

doencas respiratorias
Foto por wayhomestudio - br.freepik.com


Hey Fitbela! O inverno é a estação que nos deixa mais expostos a doenças respiratórias, situações chatas, que nos deixam pra baixo, cansadas, com o nariz entupido, muitas das vezes roca, com febre e por aí vai, mas se tivermos alguns cuidados simples podemos enfrentar a estação mais fria do ano sem ter essas doenças.

A gripe não é a única doença respiratória que causa transtorno no inverno, as doenças respiratórias que atacam com mais frequência nessa estação são: o resfriado, a gripe, a asma, a bronquite, a sinusite, a pneumonia e a rinite alérgica, se você deseja saber como evitar doenças respiratórias siga as dicas abaixo!

Como evitar doenças respiratórias?



Mantenha-se hidratado

É mais fácil lembrar de beber água nos dias quentes de verão do que nos dias mais frios, mas beber água no outono e no inverno é tão importante quanto nas demais estações, isso porque a água hidrata a garganta e faz com que aquela sensação de garganta seca, que é muito comum no inverno seja amenizada e isso não é tudo, a água também ajuda a fortalecer a imunidade o que mantém as doenças respiratórias bem longe, então não esqueça de se hidratar e para não esquecer tenha uma garrafinha de água sempre com você.

Consumir chás e sucos (não muito gelados) também ajudam a hidratar e também ajudam a nutrir o organismo, mas não troque a água por por um suco por exemplo, use essas opções como alternativas  complementares.

Fique de olho na higiene

Lavar as mãos da forma certa e com mais frequência é uma forma simples e eficaz de se manter longe de doenças respiratórias.

Cuide do ambiente em que você mora

Não esqueça de cuidar da sua casa, evite deixar as janelas e portas fechadas o dia inteiro, cuide para que os ambientes fiquem arejados e ventilados, não esqueça também de garantir a limpeza e de trocar as roupas de cama uma vez na semana.

Turbine as defesas do seu organismo

Cuidar da nossa imunidade é uma tarefa para o ano todo, mas no inverno esse cuidado pode ser potencializado, investir em folhas escuras (couve, agrião, rúcula, espinafre...), em frutas e alimentos ricos em vitamina C e zinco ( amendoim, amêndoa, castanhas, carne vermelha, feijão, grão de bico, laranja, goiaba, caju acerola...) são excelentes alimentos para se manter longe das doenças respiratórias no inverno.

Que tal começar o dia com um copão de suco verde e no almoço consumir uma deliciosa e generosa porção de salada de alface com agrião? Seu sistema imunológico agradecerá!

Leia também: Se sente ansiosa? Descubra os alimentos que diminuem a ansiedade!

Evite se estressar

O estresse é um fator que causa uma verdadeira bagunça no nosso sistema imunológico e se as defesas caem acabamos expostos a pegar alguma doença, por isso evite ficar estressado, procure algo divertido para fazer nos dias frios e mantenha o estresse longe.


Mantenha-se aquecido

Se manter aquecido nos dias mais frios é importante para ajudar e facilitar o trabalho do nosso organismo para manter o corpo na temperatura ideal, por isso se agasalhe dentro e fora de casa e evite sair com o cabelo molhado.

Essas são algumas dicas de como evitar doenças respiratórias mas vale lembrar que essas dicas são apenas para fins informativos e não substituem o conselho e a consulta médica!

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELA | Facebook - @FITEBELABLOG

0 comments