Lori Arruda

25 anos, mãe de um casal, esposa, compartilhando autocuidado, saúde mental, beleza e vida saudável sem sofrer a 3 anos aqui no Fit e Bela blog! Vamos juntas em busca da nossa melhor versão?

@fitebela

Se sente ansiosa? Descubra os alimentos que diminuem a ansiedade!

alimentos que diminuem a ansiedade
Foto por wayhomestudio - br.freepik.com

Hey Fitbela! Se você tem tentado aliviar a ansiedade na comida e acaba comendo além da conta, você precisa parar com isso e aprender a usar a alimentação ao seu favor, incluindo na sua dieta alimentos que diminuem a ansiedade.

A ansiedade pode tirar o apetite de algumas pessoas, mas na maioria dos casos o que acontece é justamente o oposto, a vontade de comer aumenta e os carboidratos são os mais desejados nessas situações, o ruim de se entupir de comida para aliviar a ansiedade é que além de aumentar a gordura corporal é muito provável que outras doenças apareçam para dizer oi e não é isso que queremos, não é mesmo?

CUPOM DE DESCONTO TELHA NORTE

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o Brasil é o país com o maior número de pessoas que sofrem com ansiedade e agora com a pandemia de Covid-19 que estamos enfrentando os casos só estão crescendo, sei que não é para menos, mas o melhor que podemos fazer nessa situação é buscar todos os meios possíveis de nos sentir mais confortáveis e felizes, isso porque, uma mulher feliz é com toda certeza, bem menos ansiosa e investir em alimentos que diminuem a ansiedade é um passo importante para isso.

Praticar exercícios físicos, fazer algo prazeroso como ler um livro, e se alimentar corretamente são opções saudáveis para aliviar o estresse e a ansiedade. Mas se falando de alimentação, açúcar, doces, bebidas açucaradas, cafeína, bebidas alcoólicas, cereais refinados e com alto índice glicêmico, gorduras ruins e alimentos a base de farinha branca devem ser evitados quando se deseja combater a ansiedade, apesar de serem as opções mais consumidas pelos ansiosos de plantão, é preciso evitar comer esses alimentos quando o desejo é aliviar a ansiedade.



Ansiedade: alimentos que devem ser evitados:

Sucos industrializados, refrigerantes, energéticos, bolos, biscoitos, salgados e pães a base de farinha branca, café, chá mate, chá preto, bebidas alcoólicas, biscoitos recheados, balas, doces, açúcar, salsichas, linguiças, presunto, mortadela, peito de peru, fast foods como, pizza, hambúrguer... e comidas congeladas, se você deseja aliviar os efeitos da ansiedade o consumo desses alimentos deve ser evitado.

Uma lista bem extensa que deve estar te fazendo pensar, "Se não pode comer nada, então o que eu vou comer?" Calma que ainda existem muitos alimentos que diminuem a ansiedade. Sua vida não pode nem deve se resumir em alimentos, processados, industrializados e pobres de nutrientes, como a maioria citada antes, o que vai aliviar o estresse e a ansiedade é o investimento em uma alimentação saudável e equilibrada.

Alimentos que diminuem a ansiedade.


Inclua na sua alimentação, peixes e carnes magras, esses alimentos possuem taurina, um aminoácido que aumenta a disponibilidade do neurotransmissor inibitório GABA, que tem a função de bloquear determinados sinais cerebrais, diminuir a atividade do sistema nervoso central e é utilizado pelo organismo para controlar a ansiedade.

Ovos, leite e seus derivados são outras fontes de proteína que podem ajudar, isso porque eles promovem a produção de serotonina, o famoso hormônio da felicidade! O que vai diminuir de forma significativa os efeitos da ansiedade. 

E falando em felicidade, não poderia esquecer de falar do chocolate e da banana, duas opções docinhas e eficazes no alivio da ansiedade, mas vamos por partes.

A banana possui vitamina B6 e assim como o leite e os ovos é rica em triptofano, substâncias que estão diretamente ligadas a produção do hormônio da felicidade, a boa noticia é que ela pode ser usada para saciar aquela vontade incontrolável de comer doce, só não pode exagerar, ok?

O chocolate também entra nessa lista dos alimentos que aumentam a felicidade isso porque ele possui alta concentração de flavonoides, um tipo de antioxidante, que favorece a produção de serotonina, que o faz ter o super poder de melhorar o humor e mandar a ansiedade para longe.

Chocólatra menos ansiosa escolhe o chocolate certo!

O chocolate ao leite não possui a quantidade adequada de flavonoides, substância que favorece a produção de serotonina, por isso o mais indicado é o chocolate amargo e ou 70% cacau. Muita atenção a embalagem, para escolher certinho.

A ansiedade te impede de engordar com saúde? Conheça 5 chás que te ajudarão!

Os carboidratos não poderiam ficar de fora dessa dieta anti ansiedade, isso porque eles são os responsáveis pela nossa energia e apesar de não serem os vilões da história é preciso estar atenta na hora de escolher, as opções integrais são as melhores opções e não exagerar também é importante.

Se imagine ansiosa devorando tudo o que vem pela frente, bolo, pão, macarrão... a sensação momentânea parece maravilhosa, mas em contra partida seu organismo está ali trabalhando na tentativa de assimilar tudo o que você está ingerindo e com isso o nível de insulina e adrenalina são elevados.

Enquanto você come é como se você recarregasse uma bateria e a duração dessa bateria vai depender da qualidade da carga que ela recebeu portanto se você se entope de carboidratos simples que são absorvidos mais rápido pelo organismo, essa bateria também vai descarregar rapidamente te deixando irritada, inquieta, com um alto pico de energia (pico de glicose) seguido por uma queda brusca de  disposição física.  


Por isso os carboidratos mais indicados são: pães, arroz e macarrão integrais, aveia, feijão, raízes como a batata doce e frutas como a laranja, o limão, o kiwi e o abacaxi que além de serem carboidratos nutritivos são frutas cítricas ricas em vitamina C, antioxidante que tem a capacidade de diminuir a secreção de cortisol um hormônio que está relacionado ao estresse e a ansiedade.

Algumas especiarias também podem ajudar e uma delas é a cúrcuma, um poderoso anti-inflamatório que reduz alterações comuns em pessoas ansiosas e o estresse oxidativo é um deles. 

O espinafre, a camomila, a castanha-do-pará e as sementes da abobora também são alimentos que diminuem a ansiedade, tenha em mente que comer bem, de forma saudável e equilibrada só trará benefícios à sua vida, não adianta comer uma vez e pronto e muito menos comer em excesso, você deve incluir esses alimentos na sua alimentação diária, comer de forma intuitiva, se exercitar, ter boas noites de sono são hábitos essenciais para diminuir a ansiedade e outra coisa importante a se fazer é procurar ajuda de um nutricionista, somente esse profissional poderá montar uma dieta adequada para atender as suas necessidades.

Me conta aqui embaixo nos comentários: Você se considera uma pessoa ansiosa? Se a resposta for sim, me conta também um pouco de como você está lidando com a ansiedade durante a pandemia!

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELA | Facebook - @FITEBELABLOG

Comentários