Odontologia Estética, o que é?

odontologia estetica
Foto por wayhomestudio - br.freepik.com


O setor odontológico cresceu muito nas últimas décadas, principalmente com o avanço da tecnologia na área de saúde bucal. Deste modo, o papel do cirurgião-dentista passou dos cuidados com problemas bucais, para abarcar também o cuidado estético. Isso possibilitou o surgimento de uma nova área conhecida como
odontologia estética.


Essa área exige não somente técnica, mas um certo feeling com as expectativas dos pacientes quanto ao que desejam em relação aos dentes e à boca, bem como as possibilidades de alcance em cada tratamento.


Sobre os procedimentos, os profissionais deste setor podem realizar variados tratamentos como:


  • Modificação dos dentes;

  • Alteração do formato;

  • Mudança de cores (como o clareamento dental);

  • Alteração do posicionamento dos dentes.


Vantagem disso é que recentemente o Conselho Federal de Odontologia (CFO) permitiu que os dentistas realizassem alguns tipos de procedimentos estéticos, conciliando ainda mais funcionalidade e beleza ao sorriso.


No presente artigo abordaremos sobre o que é a odontologia estética e alguns procedimentos realizados por esses profissionais e como encontrar a melhor clínica.


A busca pela melhor clínica ou profissional

Para que os procedimentos e tratamentos estéticos odontológicos e de outras naturezas tragam bons resultados, é de grande necessidade saber como escolher o profissional responsável pelo tratamento.


Isso porque escolher um profissional influi diretamente na qualidade do serviço e no suporte que o paciente terá no pós-tratamento. 


Dessa maneira, do implante dentario ao clareamento, escolher o profissional é muito importante.


Além disso, um profissional bem recomendado, com uma ampla cartela de pacientes bem atendidos, significa que os resultados são satisfatórios, além de não trazer prejuízos ou danos ao corpo.


Para escolher o melhor local e profissional dentista para realizar os procedimentos, é importante prestar atenção em alguns aspectos.


O primeiro deles é pedir recomendações de pessoas próximas e na internet. Em seguida, procurar em sites especializados e revistas os nomes de alguns deles, verificando as especialidades e qual atende suas expectativas.


É fundamental alertar para o fato de que o profissional não pode fazer promessas de resultados, devendo sempre alertar para os possíveis resultados, principalmente porque cada quadro e paciente podem ter um desenvolvimento diferente.



Por isso, procure dentistas que conheçam bem o procedimento e que sejam sinceros com você.


Essa dica vale tanto para quem busca saber quanto custa lente de contato dental, como para quem quer por aparelhos ortodônticos. 

Procedimentos estéticos feitos por cirurgiões-dentistas

Ao querer tratar da parte estética facial, muitas pessoas procuram um cirurgião plástico, entretanto, recentemente, após uma resolução do Conselho Federal de Odontologia, os dentistas passaram a operar algumas intervenções estéticas com praticidade.


Portanto, além de operações dentais estéticas, esses profissionais realizam alguns tratamentos estéticos faciais, como:


  • Bichectomia;

  • Preenchimento com ácido hialurônico;

  • Botox facial;

  • Preenchimento nos lábios.


Abaixo abordaremos com mais detalhes sobre alguns dos procedimentos estéticos faciais e dentais encontrados nas clínicas odontológicas, como aparelho dentario.


1. Botox facial

A substância botulínica, conhecida como Botox, é usada para tratar de rugas. 


Contudo, além disso, pode ser usada para tratar de problemas relacionados à articulação temporomandibular.


Já para os procedimentos estéticos esse elemento pode contribuir com a diminuição de marcas de expressão, correção de gengivas e retirada de algumas rugas presentes perto da boca.



2. Bichectomia

Essa operação ganhou destaque pelo seu resultado em reduzir as bochechas, tornando o rosto mais harmônico e menos “infantilizado”.


Na prática, é uma intervenção simples, que pode levar até 60 minutos para ser realizada e tem como objetivo retirar a gordura em excesso na região chamada de “Bola de Bichat”. Essa “bola” é um tecido adiposo nas bochechas. 


Inclusive, para além da estética, tal procedimento é realizado para evitar que os pacientes machuquem suas bochechas ao morder o interior delas.


3. Preenchimento com ácido hialurônico

Um dos procedimentos recentes mais procurados é o preenchimento labial com ácido hialurônico. Tal procedimento ganhou destaque após uma série de celebridades terem divulgado o tratamento, com lábios volumosos nas revistas.


O ácido hialurônico preenche o lábio, dando mais contorno e volume, sendo que também pode ser usado para o tratamento de rugas, principalmente porque ajuda a preencher os vazios.


Os dentistas podem aplicar essa substância na área lateral dos lábios, retirando o conhecido “bigode chinês”. 


O tratamento, quando bem feito, pode durar entre seis e oito meses, devido a absorção natural do material pelo corpo. Após esse período será preciso realizar a reaplicação.


4. Gengivectomia 

Muitas pessoas possuem uma gengiva grande, o que pode causar um sorriso gengival. 


Portanto, a gengivectomia permite que o profissional retire o excesso da gengiva, bem como sua modelagem, permitindo que o sorriso fique mais evidente.

Com isso, do aparelho movel até a gengivectomia, a escolha do dentista certo é crucial.


Além do mais, por conta da resolução do CFO, ao consultar um dentista é possível realizar procedimentos estéticos variados, permitindo uma maior otimização de tempo e um sorriso de qualidade para o paciente, garantindo mais autoestima e bem-estar. 


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.


ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:

Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELA | Facebook - @FITEBELABLOG

0 comments