Foto por wayhomestudio - br.freepik.com |
Hey Fitbela! Você sabia que antes de querer ser aceito é preciso se aceitar primeiro? Sei que a resposta é óbvia, mas muitas das vezes confundimos a ordem das coisas e fazemos exatamente o oposto.
Costumamos fazer essa confusão por conta dos padrões que ditam como devemos ser, agir, falar, parecer... e é tão bom quando compreendemos a importância de ser quem nascemos para ser e aprendemos a gostar de ser quem somos, mas isso não acontece da noite para o dia, é processo diário de desenvolvimento que exige muita paciência e persistência.
Apesar de não ser fácil e de ser um processo doloroso aceitar a nós mesmos como somos é libertador e por esse motivo devemos trabalhar isso em nós diariamente! Pensa aí que gostoso é se sentir livre para ser quem você é?
Nesse post eu vou te ensinar cinco passos para a autoaceitação. Se você deseja aceitar a pessoa maravilhosa que é, vem comigo!
Mas antes...
Autoaceitação é o que?
Alguns benefícios da autoaceitação.
- Não esperar a aceitação dos outros.
- Se valorizar e se aprovar de forma integral.
- Se tornar a melhor amiga que você pode ter para você mesma.
- Não se comparar.
- Ser mais gentil com você mesma.
- Ser mais feliz.
- Ter autoestima elevada.
Agora vamos lá aprender os passos da autoaceitação!
5 passos para a autoaceitação: Siga no seu tempo, dê um passo de cada vez!
#1 - Se conheça.
O autoconhecimento é a chave para a autoaceitação e por sermos seres em constante evolução é preciso buscar se conhecer diariamente e para isso é preciso refletir sobre nossas próprias ações, é preciso sentar e ter uma conversa clara com nós mesmos e nos fazer perguntas do tipo, quem é você? Quais são seus limites? O que te deixa infeliz? O que te deixa feliz? E por qual motivo isso me deixa feliz?Perguntas que ajudarão você a se conhecer mais e se conhecendo mais ficará mais fácil se aceitar!
#2 - Seja amável com você.
Aprendemos desde muito pequenas que precisamos ser gentis e amáveis com as outras pessoas, mas nem sempre nos ensinaram que precisamos ser bondosas com nós mesmas também, mas se tratar bem é tão importante quanto tratar os outros bem, isso porque não existe autoaceitação sem se respeitar, sem ser gentil e amável com nós mesmos. Como você se trata quando não tem ninguém por perto? Como você se trata ao se olhar no espelho?Se a resposta foi negativa, se você se culpa, se critica, se menospreza... está na hora de começar a mudar sua forma de agir e passar a ser mais amável com você mesma.
#3 -Reconheça seus pontos fortes.
Pontos fortes, qualidades, aquilo em que você é realmente bom, você precisa reconhecer todas essas coisas em você e não se engane pensando que você não é bom em nada, ou que você não tem qualidades, todos nós somos bons em alguma coisa e temos qualidades que nos tornam incríveis.Uma forma bem simples de conseguir encontrar seus pontos fortes é anotando em um papel tudo aquilo que você tem de melhor, qualidades e coisas em que você é boa fazendo! Pode começar anotando 5 coisas, tenta aí e me conta depois!
Outra opção é enviar uma mensagem para 3 pessoas que te amam dizendo o seguinte:
“Estou fazendo uma pesquisa e preciso saber quatro coisas que você admira em mim.”Se essas pessoas escolheram caminhar com você é lógico que elas enxergam algo bom em você! Faz o teste aí.
#4 - Silencie seu crítico interior.
O nosso "crítico interior" é aquela voz interna que nos bloqueia e nos sabota, sabe aqueles pensamentos limitantes que te dizem que você não e capaz, que já é tarde de mais para tentar... eles precisam ser silenciados e no lugar é preciso colocar pensamentos fortalecedores, que te encorajem e te ajudem a atingir seus objetivos.#5 - Saiba se perdoar.
Liberar perdão para nós mesmos é um ato lindo de autoamor, uma ação que nos ajuda a superar os erros do passado e assim conseguir ser mais feliz no presente. Então, tire um tempo para refletir e analisar o passado, reconheça pelo que você ainda precisa se liberar perdão e então, perdoe-se por todos os erros, pensamentos e ações ruins do passado.
Se perdoar é um atestado de que está tudo bem em não acertar sempre, mas além de liberar o perdão é muito importante ter a capacidade de aprender algo de bom em meio aos erros e momentos ruins!
É cada vez mais comum escutar sobre a importância de aceitar a si mesmo e agora que você já conhece os passos da autoaceitação é muito importante eu ressaltar aqui que se aceitar não tem nada haver com vaidade, arrogância e muito menos com orgulho, isso porque uma pessoa que se aceita de verdade é capaz de reconhecer não só o seu melhor mas também o melhor que a outra pessoa tem a oferecer, logo, se aceitar é algo muito maior do que se encher de maquiagem e dizer que está tudo bem sendo que no fundo não está, por isso não se engane com tudo que você ver por aí nas redes sociais.
Lembre-se que somos todos seres humanos, foque em você e em hipótese alguma saia se comparando por aí!
ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELA | Facebook - @FITEBELABLOG
Postar um comentário
Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!