Jabaeté, Vila Velha - ES, 29127, Brasil

Autocuidado intelectual: Aprenda como exercitar sua mente!

autocuidado
Foto por wirestock - br.freepik.com
Hey Fitbela! Já sabemos que  autocuidado é muito mais do que tirar um tempo para fazer uma limpeza de pele, não é mesmo? Isso porque existem vários tipos de autocuidado e hoje nós vamos falar de um tipo de autocuidado que por vezes é esquecido, o autocuidado intelectual.

O autocuidado é tudo aquilo que você faz para cuidar de você mesma, ele está dividido basicamente e popularmente em 4 áreas, sendo elas o autocuidado físico, emocional, social, espiritual, mas também precisamos trabalhar um quinto tipo de autocuidado, o intelectual.

Segundo o dicionário, intelecto significa: faculdade de compreender; inteligência, entendimento, mente. Porém eu gostei bastante de um trecho do Wikpédia que explica o que é intelecto, olha só o que diz!

No estudo da mente humana, o intelecto refere-se e identifica a capacidade da mente de chegar a conclusões corretas sobre o que é verdadeiro e o que é falso e sobre como resolver problemas.

Sendo assim, fica fácil entender o porque devemos praticar o autocuidado intelectual.




Veja também: Aprenda 5 passos da autoaceitação e comece a se aceitar!

Mas o que é o autocuidado intelectual? 

O autocuidado intelectual tem como principal objetivo exercitar nossa mente, estimulando assim nosso pensamento crítico e a nossa criatividade, mas também é uma forma de aumentar o conhecimento, de desenvolver nossa mentalidade e de nos tornar aptos a lidar melhor com problemas e determinadas situações cotidianas.

Como dizia o próprio Albert Einstein, "lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento" e é aí que entra a importância de ter um intelecto saudável, porque assim como cultivar nossa saúde emocional é garantia de uma vida mais feliz, aprender coisas novas e expandir nossos conhecimentos é algo que estimula a mente, põe o cérebro trabalhar e nos possibilita conhecer e aprender coisas maravilhosas.

Mas não para por aí, o autocuidado intelectual é uma forma de dizer para si mesmo, você é tão fod@ que merece muito mais, e quando você pratica esse tipo de autocuidado, sua mente te responde obrigada por não limitar o seu intelecto! Do que adianta ter uma beleza exterior de dar inveja se a mentalidade não complementa o conteúdo?  Não adianta nada, não é mesmo?

Por isso a partir de hoje vamos ser belas, cuidar da beleza e da saúde física, mas também vamos ser plenas em conhecimento e em criatividade praticando o autocuidado intelectual.

Como praticar o autocuidado intelectual? 


Não tem segredo nenhum para isso e tudo aquilo que estimule a sua mente, seja aprender um idioma, ou aprender cozinhar, mas eu vou te contar algumas boas formas de praticar o autocuidado intelectual, vamos lá!

  • Diversifique sua rotina

Muitas pessoas tem o hábito de fazer as coisas sempre do mesmo jeito, eu por exemplo costumo acordar as 5 da manhã, faço meu me time (meu momento só para mim) e depois venho para o blogger trabalhar, em seguida faço minhas tarefas de dona de casa, diversificar a rotina aqui pode ser trocar a ordem de realizar as tarefas, por exemplo.



  • Saia um pouco da rotina
Conheça um lugar novo, vá em uma loja diferente, vale até mudar o caminho que você faz para ir ao mercado ou a padaria, o importante é fazer algo diferente do habitual.

  • Estimule a sua criatividade
Pinte, desenhe, escreva, aprenda tocar um instrumento ou até dançar um ritmo novo, por menos criativa que você se considere, vale muito apena tentar!

  • Escreva seus aprendizados
O que você aprendeu no dia de hoje?  Escreva sobre esse aprendizado, mas lembre-se de usar papel, lápis e ou caneta para isso, além de estimular a memória esse hábito vai te querer fazer aprender algo novo no dia seguinte.

  • Brinque enquanto trabalha a mente.
Caça-palavras, sudoku, quebra-cabeças, jogo da memória são ótimas opções para praticar o autocuidado intelectual enquanto se diverte, experimente.

  • Ouça música
Além de ajudar a relaxar, a música também estimula a criatividade, que tal escutar um ritmo diferente dos que você tem costume de escutar?  

  • Ouça podcasts
A moda do momento são os podcasts e eles são excelentes para obter e aprimorar conhecimentos, procure temas de seu interesse e se divirta, você pode escutar a caminho do trabalho, enquanto cozinha ou arruma a casa, mas também pode tirar um tempinho apenas para isso, faça como for melhor para você.

  • Leia
Ler nos possibilita viajar para lugares desconhecidos apenas com o poder da imaginação e além de ser uma das melhores formas de relaxar, ela é maravilhosa para melhorar o conhecimento e a criatividade, até a fala e a escrita se tornam melhores quando se possui o hábito de ler.

  • Converse mais
Ouvir a opinião de outras pessoas sobre um determinado assunto é uma excelente forma de expandir nosso conhecimento e de aprender algo novo, tente!

Aprender, conhecer e fazer algo novo são formas incríveis de praticar o autocuidado, adote esses hábitos e isso deixará sua mente saudável e ativa! E não se esqueça que aqui no blog tem sempre algo novo para ajudar você a estimular a sua mente!

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELA | Facebook - @FITEBELABLOG

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.