Esfoliação corporal: O que é? Como fazer? Benefícios e muito mais!

esfoliação corporal
Foto criada por kroshka__nastya - br.freepik.com

Hey Fitbela! A esfoliação corporal é tão importante quanto esfoliar a pele do rosto, mas muitas vezes esquecemos dessa etapa e ficamos sem aproveitar os tantos benefícios desse tratamento.

Para que isso não aconteça mais, esse post está recheado com todas as informações que você precisa saber, antes, durante e depois da esfoliação corporal!

O que é esfoliação corporal?

A esfoliação corporal é um tratamento maravilhoso que garante basicamente limpar e renovar a pele!

Essa etapa é importante pois apenas os sabonetes convencionais não são suficientes para remover células mortas da superfície da pele e é justamente essa a principal função dos esfoliantes corporais, promover uma limpeza bem mais profunda do que sabonetes comuns, com o objetivo de remover, sebo e qualquer outra substância presente na camada mais superficial da pele e assim além de bem limpinha, a pele fica macia, com textura e tom mais uniformes.

Esfoliação corporal benefícios.

Deixar a pele livre de células mortas, lisa, uniforme, mais fina e macia são alguns dos muitos benefícios da esfoliação corporal, mas a lista não para por aí, veja agora 11 benefícios de usar um esfoliante corporal:

  1. Relaxa o corpo;
  2. Ajuda a combater à celulite;
  3. Trata e previne o surgimento de foliculite;
  4. Estimula e ajuda a correta circulação sanguínea;
  5. Melhora a tonalidade natural da pele;
  6. Tira manchas causadas pelo acumulo de sujeira e ou células mortas;
  7. Ajuda na eliminação de toxinas;
  8. Facilita a penetração dos ativos presentes nos cremes. 
  9. Estimula a renovação celular, o que ajuda a manter o tecido da pele mais jovem.
  10. Deixa a pele com uma aparência melhor, mais saudável, luminosa e com toque sedoso.
  11. A massagem feita durante a aplicação do esfoliante estimula a produção de colágeno na pele.

Esfoliantes corporais - Tudo o que você precisa saber antes de escolher o seu!

Existem vários tipos de esfoliantes corporais, cremes, sabonetes líquidos, sabonetes em barra, misturas com óleos corporais, buchas de banho e até cremes em gel que garantem uma poderosa esfoliação.

E em meio a tantas opções é bom saber qual o mais indicado para você, porque assim como existem diferentes tipos de pele do rosto, com o corpo não é diferente.

Para peles corporais secas, que não contam com muita produção de gorduras naturais o mais indicado são os esfoliantes com óleos e manteigas na sua composição, assim será possível nutrir e esfoliar ao mesmo tempo, o que deixará a pele menos áspera e com o toque mais suave.

Pessoas com peles oleosas, que produzem muita oleosidade e que transpiram de mais, seja por características próprias ou por serem expostas a alguma atividade que a faça transpirar, devem preferir esfoliantes corporais com substâncias mais refrescantes e esfoliantes em gel.

Peles sensíveis devem ser esfoliadas com grânulos, delicados, menores e menos abrasivos, porém se a pele apresentar lesões, irritação, for e ou estar sensível em excesso a esfoliação não deve ser feita e isso vale para quando fizer depilação.



A frequência de uso também é algo muito importante e apesar do mais recomendado ser uma vez por semana, os tipos de pele e outras situações também devem ser observadas.

A esfoliação corporal deve ser feita até duas vezes por semana por quem tem a pele mais oleosa, ou que pratica atividades que a fazem suar em excesso, como por exemplo a musculação. Peles normais e secas uma vez por semana já é o suficiente, agora peles sensíveis uma vez a cada quinze dias é o ideal, levando em consideração a fragilidade dessa pele e o tempo que a camada externa da pele leva para se renovar.

As estações também devem ser observadas na hora de definir se fará ou não uma esfoliação, as estações mais secas e frias como o outono e o inverno são as melhores épocas para investir em uma boa esfoliação corporal isso porque o clima dessas estações deixa a pele ressecada, com os poros abertos e como a esfoliação é a preparação para uma boa hidratação ela se encaixa perfeitamente aqui, mas não exagere na dose, ou então você removerá toda a camada de oleosidade natural que cobre e protege a pele do frio.

Esfoliar a pele no verão é garantia de um bronzeado maravilhoso, mas alguns cuidados são necessários, após muita exposição solar a pele fica sensível então vá com calma, o ideal é esfoliar a pele uma semana sim, uma semana não, assim como é recomendado para peles sensíveis e nada de esfoliar a pele pela manhã e logo em seguida ir se expor ao sol, o mais recomendado e esfoliar a pele 3 dias antes.

Também é possível usar a esfoliação como aliada na hora da depilação para que os pelos não encravem após o procedimento, para isso, esfolie a pele 3 dias antes de depilar e 3 dias depois da depilação. Mas nunca no dia ou na hora da depilação.

E caso você não queira seguir uma rotina de esfoliação corporal e só fazer o tratamento quando achar que deve, a melhor opção é observar sua pele, se ela estiver manchada, com uma aparência áspera, sem vida e brilho natural, é hora de fazer uma boa esfoliação. 

Como fazer esfoliação corporal


Para aproveitar os benefícios da esfoliação corporal, ela deve ser feita da forma correta, não basta passar o esfoliante de qualquer jeito, enxaguar e pronto, não é bem assim que funciona e agora eu vou te ensinar a forma certa de fazer esse tratamento maravilhoso e o melhor momento para isso é na hora do banho.

Passo a passo de como fazer esfoliação corporal em casa!


Antes de tudo, o corpo precisa estar limpo e úmido, feito isso, vamos começar:
  • Comece esfoliando os pés e suba massageando por partes até chegar nos braços e tronco.
  • Aplique o esfoliante fazendo uma leve pressão, enquanto massageia a pele com movimentos circulares suaves.
  • Após aplicar e massagear todo o corpo com carinho deixe o produto por alguns minutos no corpo, antes de enxaguar, isso ajudará a potencializar sua ação.
  • Enxágue totalmente com água morna, jamais água muito quente.
  • Se preferir, nesse momento passe um óleo hidratante corporal e retire o excesso com água.
  • Seque a pele e aplique um creme hidratante para finalizar.

Siga os passos acima para poder aproveitar todos os benefícios que uma esfoliação trás para a pele, no meu caso a esfoliação é uma parte muito importante na minha rotina de cuidados com o corpo, isso porque ela me livra da foliculite, aquelas bolinhas que costumam aparecer no bumbum e por ser algo que me incomoda muito, criei o hábito de fazer esfoliação corporal uma ou duas vezes na semana para tratar e prevenir esse probleminha.

Atualmente eu tenho  usando um creme de esfoliação incrível e que está deixando minha pele maravilhosa, já falei dele aqui outras vezes e agora que já faz um tempinho que estou usando tenho mais propriedade para indicar essa maravilha.

Indicação de produto - Esfoliante corporal True Care cosméticos.


O esfoliante corporal que estou amando usar é da marca True Care cosméticos, ele pertence a linha Jaspe e tem o nome de Cristais Esfoliantes, isso porque os cristais presentes no produto limpam as células mortas e revigoram a pele sem agredir.

O maior diferencial é que a formula possui óleo essencial de Ylang Ylang e jasmim, uma combinação incrível que estimula o amor próprio, a intuição, melhora o humor, trabalha a ansiedade, a depressão e ainda ajuda a diminuir cólicas menstruais.


Agora que você já sabe tudo sobre esfoliação corporal, tá na hora de comentar aqui nos comentários se você tem o hábito de esfoliar sua pele e se tem, me conta qual o seu produtinho preferido!

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELA | Facebook - @FITEBELABLOG


0 comments