Porto Seguro, BA, 45810-000, Brasil

Dicionário do cabelo afro: 27 termos usados por crespas/cacheadas!



Hey Fitbela! Tudo saudável e belo por aí? O post hoje foi feito pensando nas novas cacheadas de plantão, para você que resolveu abandonar a química mas não sabe nem o que é transição capilar.

Se você é nova no universo do cabelo natural e quer aprender o significado dos termos mais usados atualmente por crespas, cacheadas e onduladas, a hora é agora. Caso você já conheça todos os termos técnicos que nós usamos vale a pena compartilhar esse dicionário com suas amigas, e conferir todos os termos desse post, vai que tem alguma palavra que você ainda não conhece! 

Também preparei imagens do dicionário do cabelo afro, assim você pode salvar no Pinterest ou no seu celular e toda vez que bater uma dúvida é só dar uma espiadinha, as imagens estarão no final desse post, a e claro, pode compartilhar as imagens pelo WhatsApp com todas as amigas!



Dicionário do cabelo afro, termos que você precisa conhecer!


TRANSIÇÃO CAPILAR: É quando alguém decide ter o cabelo natural de volta, nesse processo abandona-se por completo o uso de produtos químicos que alterem a estrutura do fio, é a transição do cabelo quimicamente tratado para o natural.

DAY AFTER: O termo em inglês significa "dia seguinte" e representa o dia seguinte à lavagem do cabelo.



CRONOGRAMA CAPILAR: É uma rotina de tratamentos capilares, essa rotina é dividida em 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução, essas etapas são divididas durante o mês de acordo com a necessidade do cabelo.

NO E LOW POO: São técnicas de higienização para os cabelos, no poo "sem shampoo" e low poo "pouco shampoo" os adeptos dessas técnicas não usam produtos com óleos minerais, sulfatos e parafina pois essas substâncias tendem a ressecar o cabelo.

Saiba tudo sobre o No e low poo: guia para iniciantes.

CO WASH: Também é uma técnica de higienização dos cabelos, nessa técnica o condicionador é usado para lavar o cabelo, dispensando o uso do shampoo, os adeptos de no e low poo amam.

B.C.: A sigla representa o termo Big Chop no inglês e significa grande corte, esse corte é usado para tirar toda a parte do cabelo que ainda tem química. 

BABY HAIR: Não é o cabelo do bebê e sim o novo fio, o cabelo que está nascendo, por serem fios novos eles costumam ser finos e muito sensíveis.

BAD HAIR DAY: "Dia ruim com o cabelo" é o dia que seu cabelo acorda de mau humor, sem definição, cheio de frizz e nada belo para uma foto.

CURLY: Significa cacho em inglês e é uma palavra muito usada nas redes sociais como #(hashtag) por exemplo. 

SCAB HAIR: É um cabelo que já cresce danificado por conta de químicas ou maus tratos, são fios porosos, sem definição e ressecados, durante a transição é comum notar a raiz assim, mas é depois do big chop que esse cabelo ressecado, sem definição e poroso aparece com tudo.

TEXTURIZAÇÃO OU ESTILIZAÇÃO: É o procedimento feito para mudar o formato dos cachos e a textura original do cabelo sem o uso de produtos químicos.

FITAGEM: É uma técnica de texturização, a mais simples e a mais utilizada, você vai precisar de um creme e dos seus dedos para pentear os cabelos, no procedimento você vai separando o cabelo em fitas (mechas), dai o nome. 

Veja também: Baby hair: aprenda a cuidar dos seus!

DEDOLISS: Essa é uma técnica de texturização da época da vovó, e consiste em passar o creme no cabelo depois separar mechas bem fininhas e enrolar no dedo (fazer um cachinho com o dedo).

TWIST: É uma técnica de texturização muito indicada para cabelos crespos, o procedimento é simples, é como se você fosse fazer tranças no cabelo, mas ao invés de dividir o cabelo em três mechas você vai dividir em duas mechas e ir entrelaçando as duas mechas (finas de preferência) da raiz as pontas.

PLOPPLING: É uma técnica de texturização feita com uma espécie de touca. Depois de lavar os cabelos, é só aplicar o creme para pentear nos fios ainda úmidos e fazer uma touca com um tecido de microfibra ou algodão (pode ser uma camisa) e esperar as madeixas secarem naturalmente.

BIGUDINS: São acessórios utilizados para uma técnica de texturização, os bigudins são encontrados em três tipos: cilíndrico, espiral e circular.

DIFUSOR: É uma peça que vem junto com o secador de cabelo, mas também pode ser adquirida separadamente e é utilizado para secar e definir os cachos sem bagunçar.

COQUE ABACAXI: É um coque alto, preso no topo da cabeça, muito usado na hora de dormir pois evita que os cachos se desmanchem por conta do travesseiro. 

MÉTODO L.O.C.: É uma técnica de finalização que significa liquido + óleo + creme. É só misturar tudo, dividir o cabelo em mechas e ir aplicando nos fios.



PENTE GARFO: É um pente no formato de um garfo, utilizado para arrumar e dar volume aos cachos.

FINALIZAÇÃO: Depois de lavar e tratar é a hora de pentear, como a maioria das cacheadas não costumam usar pente, elas "finalizam o cabelo com os dedos", e é muito simples é só passar o creme no cabelo e usar alguma técnica de texturização para finalizar. 

ENLUVAR: Significa aplicar o creme no cabelo mecha a mecha massageando o cabelo como se estivesse subindo numa corda, com muito carinho nada de puxar o cabelo, esse processo faz os ativos do creme penetrarem na fibra capilar.

TIPO 2abc/ 3abc/ 4abc: Representa os tipos de fios, é a classificação dos cachos que vai dos mais abertos aos mais fechados, essa classificação ajuda na hora de comprar produtos e fazer tratamentos.

VITAMINA T: Essa é bem simples e significa TESOURA.

UMECTAÇÃO: Na prática umectar significa encharcar o cabelo com óleo, esse óleo deve ser vegetal para que o cabelo consiga absorver os nutrientes, essa técnica é feita na maioria das vezes com o cabelo sujo e seco.

REVITALIZAÇÃO: A ideia aqui é dar vida ao cabelo no day after, mas sem precisar molhar todo o cabelo, você vai precisar de creme, água e óleo, depois é só misturar tudo no borrifador e arrumar os cachinhos que se desfizeram ou amassaram.

PRÉ POO: Significa pré shampoo, é um tratamento feito antes do shampoo. A ideia é envolver as pontas e toda a parte ressecada/fragilizada dos fios com máscaras e óleos vegetais cheios de vitaminas e nutrientes, alguns minutos antes de lavar, para preparar o cabelo para a lavagem. 

Dicionário do cabelo afro: Imagens!

Clique na imagem para aumentar e baixar no seu celular!


O dicionário do cabelo afro foi útil para você? então, compartilha esse post com todas as suas amigas e me conta nos comentários a palavra mais engraçada que você leu aqui hoje!

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest  -  FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELABLOG | Facebook - @FITEBELABLOG

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.