Lori Arruda

25 anos, mãe de um casal, esposa, compartilhando autocuidado, saúde mental, beleza e vida saudável sem sofrer a 3 anos aqui no Fit e Bela blog! Vamos juntas em busca da nossa melhor versão?

@fitebela

Jabaeté, Vila Velha - ES, 29127, Brasil

Ganho de peso descomplicado: Descubra como ganhar peso em 3 passos!

ganhar peso
Foto criada por standret - br.freepik.com

Hey Fitbela! Quando eu digo ganhar peso saudável eu me refiro a aumentar a massa corporal e não a ganhar gordura e se você está querendo ganhar peso rápido aqui vão 3 passos importantes que devem se seguidos.

Ganhar peso nem sempre é uma tarefa fácil, para algumas mulheres, como eu, por exemplo, ganhar e manter massa corporal é uma tarefa árdua e isso acontece por conta do nosso metabolismo ser muito acelerado!

Muitas das vezes é complicado nos olhar com amor e aceitar nossa realidade como ela é e isso acontece tanto para quem está acima do peso e deseja emagrecer quanto para quem está abaixo do peso e deseja ganhar peso rápido e é aí que muitas de nós começam a fazer todo o tipo de loucura em busca do "corpo ideal".

Dietas malucas, restrição alimentar, comer até passar mal, se entupir de remédios para ganho de peso... NÃO SÃO AS MELHORES ESCOLHAS!

Se sentir pra baixo em alguns momentos por não ter o corpo você sonha, é normal e até aí tudo bem, o que não deve ser normal é você fazer coisas prejudiciais à sua saúde para conseguir a todo custo esse corpo, se você tem dificuldade de se aceitar temos muitos posts aqui no blog que podem te ajudar e não pense que uma pessoa que se aceita não pode querer mudar, quem me acompanha por aqui sabe que vivo e aconselho outras mulheres a viverem sempre em busca da sua melhor versão e se isso inclui ganhar alguns quilinhos a mais de massa corporal, tudo bem, isso não é só estética, também é saúde.

Lembre-se que se aceitar, não é se conformar! Então, vem comigo descobrir os 3 passos para ganhar peso saudável.

Como ganhar peso rápido?

Ganho de peso saudável não é um processo tão rápido e não acontece da noite para o dia, tipo dormiu e acordou com 5 quilos a mais, como disse antes é um processo e isso requer tempo, dedicação e persistência, ok?



3 passos para ganhar peso saudável!

#Passo 1 - Como ganhar peso? Consumindo vitaminas hipercalóricas e proteicas.

Para uma pessoa conseguir aumentar seu peso ela deve comer mais do que o de costume e é aí que as vitaminas se tornam as maiores aliadas de quem deseja ganhar peso saudável, isso porque esse tipo de alimentação além de conter muitas calorias é mais fácil de consumir.

Na hora de preparar a vitamina você deve usar alimentos nutritivos, batata doce, banana, aveia, leite, são opções que não podem ficar de fora e é bom evitar usar achocolatado, farinha láctea e outros industrializados cheios de calorias vazias, ou seja é calórico mas não possui muito ou nenhum benefício para a saúde.

ATENÇÃO: Eu disse evitar, se você não quiser, também não precisa excluir esse tipo de alimento da sua vida, você só precisa consumi-los com consciência e equilíbrio.

#Passo 2 - Como ganhar peso? Treinando e descanssando.

O segundo passo incluí duas partes, vamos começar pelo treino, para ganhar massa muscular é preciso se exercitar e um dos melhores exercícios para isso é a musculação, o bom é que esse tipo de exercício dá pra fazer em casa, na sala, no quintal... e os pesos dá para improvisar com garrafas de água, mochila com livros, sacos de alimentos... é só usar a criatividade.

Fazer os exercícios de musculação 3x na semana com carinho, dedicação e dando o seu melhor, já é o suficiente para começar a ter resultados.

O descanso é outro fator importante, e vale tanto para o descanso necessário entre as repetições de cada exercício, para o descanso recomendado para o músculo se recuperar das lesões do treino e como para o descanso durante o sono, vamos por parte.

Quando for fazer um exercício respeite o descanso recomendado entre as séries, não adianta nada fazer uma série (Ex. 20 agachamentos), parar ficar sentada meia hora para depois fazer outra série de exercício (Ex. + 20 agachamentos).

Outra parte importante é o descanso necessário para que os músculos se recuperem das lesões sofridas durante o treino, portanto, nada de se enganar fazendo 200 agachamentos todos os dias, seus músculos precisam de pelo menos 24 horas para se recuperar.

O sono é um descanso necessário e obrigatório tanto para se ter qualidade de vida, como para ganhar peso saudável, pois são os processos metabólicos que acontecem durante o sono que fazem nossos músculos se desenvolvem, por isso, respeite esse momento, 8 horas por noite é o mais aconselhável.

#Passo 3 - Como ganhar peso? Se alimentando e hidratando.

Beber água é uma parte importante no processo de ganho de peso saudável, ela é a responsável por garantir a hidratação e o transporte de nutrientes no nosso organismo, não deixe essa parte tão importante para a construção muscular de lado.

O que comer para ganhar peso?

A última parte desse passo é a alimentação, já falamos lá em cima que uma dieta de ganho de peso saudável deve ser hipercalórica e isso significa consumir mais calorias do que o corpo gasta para se manter, por isso de hoje em diante suas refeições deverão ser maiores do que o de costume.

Você precisará consumir proteínas, carboidratos, gorduras boas e muitos micronutrientes (vitaminas, minerais...) para assim construir bons resultados. Lembre-se que quanto mais saudável, colorido e de verdade for sua refeição, mais benefícios ela trará para ao seu organismo de uma forma geral. 



Vamos descomplicar as dicas para ganhar peso?

  • Beba 35ml de água para cada quilo corporal em um dia (Ex.: uma pessoa com 50kg deverá beber 50x35ml de água o equivalente a 1 litro e 750ml de água todos os dias, conforme o peso aumentar essa quantidade também aumentará);
  • Consuma mais calorias do que o seu corpo gasta diariamente para se manter, para facilitar a bater a quantidade certa de macros (proteína, carboidrato e gorduras boas) invista em vitaminas hipercalóricas e proteicas;
  • Evite consumir calorias vazias, como por exemplo: Industrializados, refrigerantes, doces e etc;
  • (DICA EXTRA) Não pule refeições e não espere sentir fome para comer;
  • Evite (no primeiro momento) exercícios aeróbicos como correr, zumba... entre outros – Esses exercícios queimam mais calorias o que é ideal para quem quer emagrecer. Prefira exercícios anaeróbicos como a musculação que são ótimos exercícios para ganhar peso  – Este tipo de exercício gasta menos calorias o que o torna ideal para ganhar peso;
  • Respeite e priorize o descanso.
Essas dicas não substituem o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico!
E aí, preparada para começar seu processo de ganho de peso saudável?

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELA | Facebook - @FITEBELABLOG

Comentários