Luna

With pretty stories for which there's little good evidence Sea of Tranquility tendrils of gossamer clouds decipherment courage of our questions.

@username

Jabaeté, Vila Velha - ES, 29127, Brasil

Conheça 10 hábitos negativos que revelam baixa autoestima!

baixa autoestima
Mulher foto criado por nakaridore - br.freepik.com

Hey Fitbelaaa! Muitas vezes nos perguntamos o que fazer para aumentar nossa autoestima mas esquecemos de nos perguntar, o que eu tenho feito de errado para estar com a autoestima baixa

É importante tocar nesse assunto porque assim como determinadas ações são capazes de aumentar nossa autoestima outras ações são capazes de detoná-la! Sendo assim, precisamos estar sempre atentos para não acabar prejudicando aquilo que estamos tentando melhorar. 

Se você não sabe o que tem alimentado sua baixa autoestima, no post de hoje eu vou apontar 10 maus hábitos que podem estar detonando a sua autoestima! Leia até o final!

A autoestima cria em nós a habilidade de pensar de forma positiva sobre nós mesmos, mas essa parte da positividade não fica apenas no pensar, mas também em criar uma autoimagem e uma atitude mais positiva, em contra partida a baixa autoestima nos torna descrentes de nossas  capacidades e de nós mesmos e isso vem acompanhado com a dificuldade de se aceitar e de amar a si mesmo.

#14 sintomas da baixa autoestima, descubra se a sua autoestima está baixa!

  1. Perfeccionismo;
  2. Medo da rejeição;
  3. Timidez em excesso;
  4. Sensação de incapacidade;
  5. Competitividade em excesso;
  6. Falta de confiança em si mesmo;
  7. Tendência a procrastinação e preguiça;
  8. Hábito de se comparar com outras pessoas;
  9. Falta de habilidade para lidar com críticas;
  10. Necessidade de inferiorizar as pessoas;
  11. Dificuldade de aceitar as próprias limitações;
  12. Busca constante por elogios e reconhecimento externo;
  13. Dificuldade para reconhecer as próprias vitórias e conquistas;
  14. Hábito de sempre encontrar culpados para seus problemas ou erros.
Como está a sua autoestima? Alta? Baixa? Acredito que nada seja tão bom que não dê para melhorar, não é mesmo?  Se você concorda com isso ou se sua autoestima está baixa, vem comigo conferir 
 maus hábitos que podem estar te deixando assim!

10 hábitos negativos que detonam a sua autoestima!


#1 - Viver na defensiva.

Escutar algo que não nos agradamos pode ser devastador e por isso precisamos entender que o comentário ou crítica recebida não quer dizer que a pessoa que o fez queira te ver mal ou te prejudicar e sim que isso é o que ela tem para oferecer. Ou seja, o que os outros dizem a seu respeito tem muito mais haver com elas mesmas do que com você!

Portanto, saia da defensiva e comece a enxergar as críticas e os comentários ruins de outra forma, lembre-se que tudo tem um lado positivo, que tal começar a receber comentários infelizes como algo mais construtivo?

#2 - Querer controlar tudo e todos.

Desperdiçar tempo tentando controlar tudo e todos enquanto você deveria estar fazendo algo mais produtivo é um comportamento muito comum em quem se sente ameaçado. E esse é um sentimento ainda mais comum em quem não tem autoestima e autoconfiança, por isso trabalhe esse seu lado, sabe o ciúme que te impede de deixar seu namorado/marido sair sozinho? Isso fala mais sobre você do que sobre ele, talvez você tem pensado que não confia nele mas o que pode estar acontecendo é o oposto disso! 

#3 - Ter um diálogo interno desaprovador.

Sabe aquela voz interna que só serve para nos sabotar, que está ali para apontar nossos erros e nos deixar com a autoestima ainda mais baixa! É certo que viver dando mais valor para os erros não é nada bom e por isso para melhorar a autoestima precisamos abandonar esse hábito. 

#4 - Não reconhecer seus limites.

Os limites são fronteiras pessoais, são os limites que demarcam a fronteira da nossa dignidade e somente você é capaz de saber do que gosta e não gosta e é reconhecendo e tornando esses limites conhecidos que você impede que os outros a sua volta os ultrapassem. 

Sabe nossas ações e as ações dos outros que contrariam a nossa essência, nossos valores, identidade e direitos? é para não permitirmos que esses sejam invadidos nos fazendo mal que temos que reconhecer nossos limites! Limite é algo pessoal e individual, conheça os seus!

#5 - Desistir rápido demais.

Uma pessoa com autoestima baixa tende a desistir de seus planos, metas, sonhos nos primeiros sinais negativos e isso acontece por um simples motivo, a falta de confiança em si mesmo. Então que tal a partir de hoje tentar um pouco mais antes de jogar pelos ares todos os seus objetivos.

#6 - Acreditar fielmente que a sorte é o motivo das conquistas.

Conquistar algo que tanto se sonha nem sempre tem haver com sorte, na maioria das vezes é fruto do comprometimento e da dedicação empregados nesse objetivo, ter essa consciência é importante, portanto, pare de dar crédito à sorte, acredite mais no seu potencial e comece assumir a responsabilidade por conquistar aquilo em que você tanto trabalhou.

#7 - Ter algum tique nervoso.

Tiques nervosos são muito comuns em pessoas que sofrem com ansiedade, mas eles também podem ser sinal de baixa autoestima, isso porque esses gestos ajudam desviar a atenção em um momento desconfortável. Você tem algum tique nervoso? Se examinar e entender o que causa isso em você é o primeiro passo para a mudança.

#8 - Ter uma postura corporal baixa.

Andar inclinado, encolhido e ter uma má postura além de ser prejudicial para a saúde pode demonstrar um problema de autoestima, adotar uma postura correta, andar ereto, com a cabeça erguida, com os olhos elevados e com os ombros alinhados, influencia não apenas na autoestima e na forma como os outro te veem, mas também faz com que você se sinta mais produtiva, bem disposta e bem mais humorada. Que tal de hoje em diante adotar uma postura corporal mais confiante?

#9 - Viver em busca de aprovação.

Comprar roupas e objetos que não te agradam, apenas para agradar outra pessoa é sinal de que você vive em busca de aprovação e isso é sem dúvida alguma, uma consequência da baixa autoestima. Muitas das vezes essa história não para por aí, muitas pessoas com baixa autoestima escolhem suas carreiras de acordo com o desejo de seus pais ao invés de escolher aquilo que ama fazer, porque precisa se sentir aprovado pelo outro, se você age assim, precisa urgentemente começar a se aceitar e aprender a aprovar suas próprias escolhas.

#10 - Medo de dar sua opinião.

Sabe aquele momento em que o professor faz uma pergunta em sala de aula e no fundo você sabe a resposta correta, mas não levanta a mão e responde a pergunta por medo do que vão pensar de você caso erre? Ou então quando você pensa muito antes de intervir em alguma conversa ou acaba sempre escutando e nunca diz o que pensa? Essas atitudes dizem muito sobre seu nível de autoestima e demonstra que você firmemente desacredita da sua opinião.

Mesmo que você tenha se identificado com vários desses hábitos negativos, saiba que nunca é tarde para mudar, vamos juntas trabalhar nossa autoestima e desenvolver a nossa melhor versão?

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELA | Facebook - @FITEBELABLOG

Comentários