Porto Seguro, BA, 45810-000, Brasil

Dicionário da musculação - Parte 2 Conheça os principais termos

musculação

Hey Fitbela (o)! Vamos continuar a segunda parte do dicionário da musculação, na parte 1 fiz da letra A até a letra G, então vamos logo ao que importa, seguindo da letra H.
Se não acompanhou a outra parte é só clicar aqui >> Dicionário da musculação - parte 1.<<

Dicionário da musculação - Parte 2

H

HDL: Por poder retirar ateromas das artérias o HDL também é conhecido como "colesterol bom" , a sigla vem do inglês: High Density Lipoproteine traduzida no português significa, lipoproteína de alta densidade.

HIPERGLICEMIA: Representa elevados níveis de glicose no sangue ou seja é o excesso de açúcar no sangue o diagnostico do diabetes é feito através desses níveis.

HIPOGLICEMIA: Significa o oposto de hiperglicemia,ou seja é o baixo nível de glicose no sangue, na medicina ela é conhecida como hipoglicemiaPB ou hipoglicémiaPE.



HIPERTROFIA: É o termo usado para determinar o aumento da massa muscular, células.

HORMÔNIOS: Também chamada de hormona(feminino) é uma substância química específica, ela é fabricada por glândulas endócrinas ou por neurônios altamente especializado. Existem diversos hormônios e cada um atua em um determinado local, entre as funções desenvolvidas por eles podemos destacar o crescimento, o desenvolvimento e o equilíbrio interno do corpo.

HIT e HIIT: HIT é um treinamento alta intensidade, com métodos que fazem o praticante alcançar a exaustão máxima, já o HIIT é um treinamento intervalado de alta intensidade e é composto por intervalos de alta intensidade, como por exemplo fazer um exercício e ao invés de descansar sem fazer nada, fazer polichinelos no período do descanso e depois voltar para executar o exercício.

I

IFBB: International Federation of Bodybuilders – traduzido fica Federação Internacional de Fisiculturistas, é um órgão profissional de esportes internacionais para fisiculturismo e fitness que supervisiona muitos dos principais eventos internacionais do esporte, especialmente os Campeonatos Mundiais e Continentais de fisiculturismo.






ÍNDICE GLICÊMICO: Também representado pela sigla "IG", é ele que determina a velocidade em que um alimento ingerido irá se transformar em energia para abastecer o organismo.

Aqui no blog tem um post completíssimo sobre o índice glicêmico, com tabela indicando o IG dos alimentos e sua carga  glicêmica.

Para conferir o post sobre o IG clique aqui >> Tabela de Índice glicêmico para uma alimentação saudável. <<

IIFYM: Do inglês If it fit your macros(Se couber nas suas macros), também chamada de dieta flexível é um protocolo  de dieta onde a pessoa pode comer o que quiser desde que se encaixe nos macronutrientes, proteínas, gorduras, carboidratos e fibras que uma pessoa pode ingerir por dia.


INSULINA: Insulina é o hormônio responsável pela redução da glicemia (taxa de glicose no sangue).

J

JEJUM: É uma palavra usada de diversas formas quando uma pessoa decide diminuir sua alimentação o mais próximo do zero, idealmente atingindo o zero, por um período de tempo, geralmente pré-determinado. 

L

LDL: Também conhecida por "colesterol ruim" ou "mau colesterol" isso porque ele está em vários casos relacionada a aterosclerose e indiretamente ligada ao infarto. A sigla LDL vem do termo em inglês Low Density Lipoprotein e traduzido temos, lipoproteína de baixa densidade.  

M

MESOMORFO: Esse biotipo está entre o ectomorfo e o endomorfo. Nos homens, a característica predominante são os ombros mais largos do que o quadril e nas mulheres é o inverso, o quadril é mais largo do que os ombros. Pessoas com esse biotipo genético tem maior predisposição ao ganho de massa muscular, conseguem atingir em um curto período de tempo ótimos resultados de hipertrofia, definição e explosão muscular. 



MAROMBEIRA (O): É aquele que pratica musculação, marombado, malhado. Sarado, musculoso, forte.

MR. OLYMPIA: É uma competição internacional de fisiculturismo criada por Joe Weider.

NO PAIN, NO GAIN: (Sem dor, sem ganhos.)  Essa frase representa que que se não houver sacrifícios, não haverá ganhos e sabemos que a musculação é uma jornada dolorosa.

O

OVER TRAINING: Também conhecida como Síndrome do Sobretreinamento e representada pela sigla OT, é a perda da performance causada por treinamento excessivo e prolongado ou sem o devido 
tempo de recuperação. A má alimentação, carga excessiva e falta de descanso só pioram o quadro.

OFF SEASON: Se traduzido significa "fora de temporada" o off season é o fim da temporada, é usado pelo atletas na musculação por exemplo, para determinar o fim das competições, um intervalo de descanso entre a preparação da ultima competição e as próximas preparações.

P

PUMP: Sensação de inchaço no músculo após o treino, causado pelo congestionamento de sangue da região treinada.




PRÉ CONTEST: Ou Pré concurso, é a fase de preparação de um atleta para as competições. 
PROTEÍNA:  É um macronutriente essencial para a recuperação e crescimento dos músculos, cada grama de proteína equivale a 4 kcal (calorias) e são constituídas por aminoácidos.

R

RETENÇÃO HÍDRICA: É o acumulo anormal, em excesso de líquidos entre as células e normalmente é eliminado pela urina.

REPETIÇÃO: É um movimento completo de um determinado exercício. Normalmente consiste em duas fases: a ação concêntrica e a ação excêntrica do músculo.

S

SIMETRIA: Sabe aqueles homens que não treinam perna e ficam parecendo uma casquinha de sorvete, ou aquelas mulheres que não treinam braço e ficam parecendo uma casquinha de sorvete invertida? esses são dois exemplos de assimetria, o corpo simétrico possui uma harmonia entre a parte inferior e a parte superior, o lado esquerdo e direito são idênticos em tamanho e forma.



SUPER SÉRIE: O nome já fala por si, é uma série para o mesmo grupo muscular de forma consecutiva. Por exemplo executar 4 exercícios para glúteo sem intervalos de descanso entre eles, só ao final da execução desses 4 exercícios que se pode descansar e de preferência num período cronometrado. 

SÉRIE: É um grupo de repetições desenvolvidas de forma contínua, sem interrupções.

 T

TERMOGÊNICO: São produtos ou alimentos que causam a termogênese no organismo, ou seja, produzem ou estimulam calor. Os termogênicos aumentam o nível do metabolismo basal, auxiliando o emagrecimento, perda de gordura e melhora da definição muscular

TESTOSTERONA: É um hormônio esteroide produzido em homens e em mulheres. 

TCP: A sigla refere-se à terapia pós treino, o TCP é feito por quem faz uso de AES (esteroides anabolizantes), é um regime dietético e medicamentoso, utilizado para compensar e minimizar o hipogonadismo decorrente do uso do esteroides.




VIGOREXIA: Classificada pelo  DSM-V como dismorfia muscular. a vigorexia é um transtorno, obsessivo-compulsivo que atinge homens e mulheres, a principal característica desse transtorno é a obsessão em atingir um corpo perfeito, por exemplo, os praticantes de musculação, se olham no espelho mesmo tendo algum volume muscular, se acham magros.

VOLUME MUSCULAR: Tamanho do músculo. 

VO2 MÁXIMO: Pode ser chamado de consumo máximo de oxigênio, é ele que representa
a capacidade aeróbica máxima de um indivíduo



Não são todos os termos e nem conseguiria fazer isso (rsrsrs), porém são os mais falados por ai, se esqueci de algum termo importante, me fala ai nos comentários para eu poder acrescentar aqui no post! Beijos da lori.

Veja muitas dicas no Pinterest >> Fit e Bela Blog
Acompanhe o blog no Instagram >> @fitebelablog 

Fonte:
Apostila - Educação Física/ UNOPAR

Um comentário

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.