Lori Arruda

25 anos, mãe de um casal, esposa, compartilhando autocuidado, saúde mental, beleza e vida saudável sem sofrer a 3 anos aqui no Fit e Bela blog! Vamos juntas em busca da nossa melhor versão?

@fitebela

Jabaeté, Vila Velha - ES, 29127, Brasil

Vaselina na rotina de beleza: Descubra como usar e se você deve ou não usar!

vaselina

Hey Fitbela! Vocês sabem que eu sou louca por produtinhos com várias funcionalidades e para constar no topo da minha lista, está o óleo de rícino, porém não é sobre ele que nós vamos falar hoje e sim sobre a vaselina!

A vaselina é um produto com várias funções na beleza e se você ficou curiosa para saber mais sobre essas funções vem comigo, que eu vou te contar tudo o que você precisa saber sobre esse produto!

Mas antes de tudo...

O que é a vaselina

A vaselina ou gelatina de petróleo é uma parafina líquida: é oleaginosa, límpida, incolor, não fluorescente, inodoro quando frio, e insípido. Insolúvel na água e no álcool, miscível com a exceção do óleo de rícino, solúvel no éter, clorofórmio, éter de petróleo e nos óleos essenciais. Wikipédia


A Vaselina possui várias funções em uma rotina de beleza, a questão é saber se devemos ou não usá-la em nossa rotina de beleza!

Existe a vaselina sólida e a vaselina líquida, ambas possuem a mesma composição a única diferença entre elas é o estado físico.

Leia também: Óleo de rícino na rotina de beleza: Aprenda como e onde usar!

Formas de usar vaselina na sua rotina de beleza X alternativas mais saudáveis


Para ter cílios longos e volumosos

Se você quiser um efeito natural nos seus cílios e não tiver um rímel incolor por perto, basta aplicar com a ajuda de uma escovinha de rímel limpa a vaselina nos seus cílios e pronto. Essa dica também ajuda os cílios crescerem e ganharem mais volume!

- Uma alternativa mais saudável é usar o óleo de rícino!

Para tratar pés ressecados

A vaselina pode ajudar muito na hora de tratar pés ressecados, ásperos e até rachados, isso porque ela possuí um poderoso poder hidratante, para ter pés macios basta você aplicar a vaselina nos seus pés antes de dormir e no outro dia seus pés estarão maravilhosos. coloque uma meia para potencializar o tratamento.

Lembrando que o inverno é a melhor época para isso! Eu mesma não conseguiria nem em sonho dormir com meias nos pés em pleno verão.

- Uma alternativa mais saudável é usar o óleo de coco ou azeite de oliva, também pode misturar os dois!

Para ter unhas fortes

A vaselina pode também ser usada nas cutículas para hidratar e evitar que aquelas peles que tanto incomodam apareçam e além de hidratar ela pode ser usada para garantir que as unhas cresçam fortes e saudáveis.

- Uma alternativa mais saudável para isso é o azeite de oliva extra virgem!

Para hidratar e proteger os lábios

A vaselina age como um protetor labial e por ser um produto hidratante além de proteger ela ajuda a tratar lábios ressecados e rachados!

- Uma alternativa mais saudável para isso é o mel com óleo de coco, ou só o óleo de coco ou o óleo vegetal de girassol!

Crie seu protetor labial caseiro com vaselina!

  • Você vai precisar de:
1 colher de sopa de óleo de coco 
1 colher de sopa de manteiga de cacau 100% natural

  • Preparo e aplicação:
Aqueça os ingredientes em banho maria apenas para facilitar a mistura dos dois, em seguida coloque a mistura em uma vasilha e deixe esfriar, aplique a mistura em seus lábios todas as noites. - Guarde seu protetor labial na geladeira, para garantir que ele fique durinho.

Para ter sobrancelhas maravilhosas

A vaselina pode ser usada como gel de sobrancelhas e isso garantirá que elas fiquem no lugar o dia inteiro.
 
- Uma alternativa mais saudável para isso é o gel de linhaça!

Vaselina no cabelo para modelar baby hair

Uma super tendência que voltou com tudo nos últimos anos é o baby hair, como o próprio nome diz, cabelo bebê, sabe aqueles fiozinhos finos, sem peso, que muitas das vezes são confundidos com frizz, esses são os baby hair, e como a tendência é pentear e modelar esses pequenos fiozinhos, passar um pouco de vaselina ajudará a mantê-los no lugar.

- Uma alternativa mais saudável para isso é o gel de linhaça!

Leia também: 1001 utilidades de Bepantol Derma para o tratamento de beleza!

Para fazer o perfume durar mais

A vaselina é perfeita para isso porque diferente de outros óleos ela não possui cheiro e assim a fragrância do seu perfume não será alterada. Para fazer seu perfume durar muito mais tempo, basta aplicar uma pequena quantidade de vaselina no local onde você aplicará o perfume e em seguida é só borrifar o perfume.

- Uma alternativa mais saudável para isso é borrifar o perfume nas áreas quentes do corpo!

Para aliviar incômodos pós depilação

A vaselina é eficaz para aliviar o incômodo que fica na pele após a depilação pois ela ajuda a cicatrizar pequenas feridas.

- Uma alternativa mais saudável para isso é o óleo de coco misturado com gel de babosa, aplique deixe agir um pouco e em seguida enxague seque a pele com delicadeza.

Para hidratar após a descoloração dos pelo

Quem descolore os pelos do corpo sabe que após esse procedimento os pelos ficam desidratados e até arrepiados por conta dos danos causados pela descoloração, para garantir que a pele e os pelos não fiquem pedindo socorro é essencial que após a descoloração você faça uma poderosa hidratação e para isso você pode usar a vaselina.

- Uma alternativa mais saudável para isso é usar óleo vegetal de amêndoas doce com óleo de coco, passe a mistura no corpo, massageie delicadamente, deixe agir por uns 20 minutos, enxague com água morna e aplique um hidratante corporal!

Para evitar manchas de tinta na pele

Quem pinta o cabelo sabe o quão chato é ficar toda manchada de coloração, eu sou prova viva disso, detesto quando isso acontece, se você assim como eu pinta o cabelo sozinha em casa a vaselina será uma grande aliada contra essas manchas e para garantir que a tinta fique apenas no cabelo, passe uma camada generosa de vaselina por toda a linha do cabelo e nas orelhas ante de começar a coloração capilar.

- Uma alternativa mais saudável para isso é usar qualquer óleo vegetal e se não tiver, pode usar óleo de cozinha também!


Essas são apenas algumas das muitas funções da vaselina, ela ainda pode ser usada para ajudar na cicatrização de tatuagens, para tratar áreas mais ressecadas do corpo como joelhos e cotovelos, para facilitar a remoção e fazer a maquiagem durar mais e por aí vai!

Apesar de suas muitas funções a vaselina não é um dos meus produtos multifuncionais preferidos, isso por conta da sua composição, as substâncias presentes nela são nocivas para a saúde e para o meio ambiente, eu não sou obcecada por esse assunto, mas evito muito usar produtos com derivados de petróleo e com silicone, dou sempre preferência para os óleos vegetais e para produtos com menos impacto, porém apenas você pode decidir se vai ou não usar, lembrando que a vaselina não é o único produto a base de petróleo no mercado, a lista é extensa, mas isso já é assunto para um outro post!

A vaselina é um produto que pode ser encontrado em qualquer farmácia!

Agora me conta aqui embaixo nos comentários, você usa vaselina na sua rotina de beleza? Se sim, qual você prefere a vaselina liquida ou a vaselina sólida?

ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:

Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELA | Facebook - @FITEBELABLOG

Comentários