Cinco melhores pratos típicos de Portugal

2/25/2019 05:52:00 AM

culinária

Se já viajou por Portugal, provavelmente percebeu que a culinária é uma manifestação clara das peculiaridades culturais de cada canto deste país pequeno, mas muito rico em história e natureza. Desde o bacalhau até à alheira, cada sabor tem um momento adequado para ser degustado e uma razão única para a sua existência.
Neste artigo, vamos falar dos cinco melhores pratos típicos da culinária portuguesa. Mas antes disto, é importante dizer que, se vier a Portugal à passeio ou ainda para viver por cá, é importante saber dos canais de comunicação com os fornecedores dos quais poderá precisar no seu quotidiano. Deste modo, se precisa de saber os telefones e outros meios de contacto das principais empresas portuguesas, pode aceder ao portal Telefone-Número. Lá irá encontrar informações sobre atendimento ao cliente, bem como uma breve descrição sobre a história das empresas de todos os ramos de atuação que atendem em Portugal.
  Para já, vamos aos pratos típicos. É importante lembrar que este ranking não foi feito com base em alguma pesquisa, mas sim segundo as nossas opiniões.

 Confira abaixo os cinco melhores pratos típicos de Portugal

1.     Queijo da Serra

Este queijo é feito com leite de ovelha e é produzido na Serra da Estrela, região Centro de Portugal. Tem um sabor forte e textura cremosa, que o tornam único e digno de experimentar. Combina muito bem com o doce de abóbora ou mesmo com um presunto serrano; também pode integrar tábuas com diversos sabores de queijos a serem apreciados com um bom vinho.


culinária


  

2.     Pastel de Nata

Esta é uma das sobremesas mais típicas de Portugal e que possui fama internacional. É nada mais do que creme de ovos envolvidos por uma massa folhada crocante e saborosa. O ideal é comê-lo fresco, com um pouco de canela por cima, e acompanhado de um café forte depois do almoço. É interessante observar que a primeira versão deste pastel foi criada por freiras católicas da freguesia de Belém, mas que logo espalhou-se pelo país e para fora dele. 


culinária

3.     Francesinha

Este prato típico do Porto foi inspirado no croque monsieur francês - uma sanduíche de presunto e queijo assado ou frito, famoso nos cafés e bares da França justamente por ser considerado um lanche rápido. No entanto, os portuenses melhoraram a receita, triplicando a quantidade de queijo, adicionando camadas de enchidos e bifana e, por fim, submergindo-o em molho. Ah, e não podemos esquecer das batatas fritas que o acompanham e que sempre são roubadas por quem come conosco. 


culinária
  

4.     Bacalhau à Brás

Bem sabemos que em Portugal o bacalhau é quase tão sagrado quanto o pastel de nata. Por isto, há diversos tipos de receitas que envolvem o uso do bacalhau cozido, frito, assado… e por aí vai. O bacalhau salteado e desfiado com cebola e batata palha, quando adicionado de azeitonas e salsa, recebe o nome de “bacalhau à brás”. É saboroso e fácil de cozinhar e, por isto, tem fama em todo o país. 


culinária

5.     Alheira de Mirandela

A alheira foi criada pelos judeus ainda na época da inquisição em Portugal, como forma de driblar a igreja e fazê-la acreditar que eram cristãos. De facto, este chouriço sem carne de porco tornou-se num clássico da gastronomia portuguesa e é frequentemente servido com um ovo estrelado e batatas fritas. 


culinária

 

Veja muitas dicas no Pinterest >> Fit e Bela Blog
Acompanhe o blog no Instagram >> @fitebelablog


Você pode gostar também

1 comentários

  1. Oii! Tenho um imenso sonho de conhecer as terras portuguesas e ver este post me deixou mais ansiosa! Já ouvi falar do pastel de nata e muitos falam que é uma delícia! E olhando a foto do prato "francesinha" eu fiquei com água na boca hmm :)

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!