Porto Seguro, BA, 45810-000, Brasil

Coronavírus: Aprenda como fortalecer seu sistema imunológico!

saúde e bem estar

Hey Fitbela, tudo saudável e belo por aí? Em tempos de coronavírus, fortalecer seu sistema imunológico não é uma opção, é uma obrigação.

Todos os dias eu vejo centenas de dicas ensinando os cuidados básicos para prevenir o contágio pelo COVID-19, mas senti a falta de dicas alertando a população da importância de fortalecer o sistema imunológico nesse momento, e é pra isso que eu estou aqui, quer aprender o que fazer para fortalecer o seu organismo nessa luta contra o coronavírus? Então, vamos lá!

Antes de tudo você precisa entender o que é sistema imunológico!

O sistema imunológico humano (ou sistema imune, ou ainda imunitário) consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos. Estes invasores podem ser microrganismos (bactérias, fungos, protozoários ou vírus) ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas (ex. veneno de animais peçonhentos).
Fonte: Brasil Escola.

O sistema imunológico humano é o nosso maior aliado nesse momento, mas esse fortalecimento não é obtido de uma forma única e muito menos imediatamente, e por isso é muito importante começar a blindar o seu organismo desde agora!




Fortaleça seu sistema imunológico - Alimentação!

Essa é a parte mais importante quando o assunto é fortalecer o sistema imune, isso porque o organismo precisa estar nutrido e em equilíbrio para que a defesa do organismo funcione perfeitamente. Então acrescente ao seu cardápio diário:

-Frutas cítricas que são ricas em vitamina C, um nutriente que aumenta a resistência do organismo, laranja, tomate, acerola e kiwi são excelentes opções.

-Alimentos ricos em zinco que além de ajudarem a fortalecer o sistema imunológico são excelentes aliados na prevenção de gripes, resfriados entre outras doenças. Carne, cereais integrais e leguminosas como o feijão, a lentilha, a ervilha e o grão de bico, não podem faltar!

-Oleaginosas que são ricas em vitamina E. Com o passar dos anos a atividade imunológica diminui e esse nutriente ajuda a combater esse efeito, nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais como o de girassol, de gérmen de trigo, de milho e de canola precisam estar no cardápio, principalmente dos idosos, que não tem a atividade imunológica funcionando 100%.


-Vegetais verdes escuros que são ricos em ácido fólico também são grandes aliados do sistema imunológico, isso porque esse nutriente ajuda na formação dos glóbulos brancos, que estão diretamente ligados a defesa do organismo, coma couve, brócolis e espinafre para fortalecer seu sistema imune.

-Uma comida bem temperada com alho e cebola
além de deliciosa ajuda muito, isso porque o alho é rico em vitamina A, C e E que além de reduzir os mucos do pulmão, ajuda a dilui-lo, o que o torna um grande aliado contra aquela tosse persistente, já a cebola é rico em substâncias antivirais, antiparasitárias, antibacterianas, anti-inflamatórias e antifúngicas, não preciso nem comentar mais nada sobre ela, não é mesmo?

-Alimentos ricos em vitaminas do complexo B também não podem ficar de fora, um belo exemplo é o inhame que possui ação desintoxicante e depurativa, suas propriedades auxiliam a eliminação de toxinas do sangue, essas substancias toxicas são liberadas através da pele, dos rins e do intestino, além de atuar expulsando toxinas ele também fortalece o sistema imunológico, isso porque é rico em vitamina C, B1, B3, B5, B6 e B9.

Os alimentos são importantíssimos, mas como deu pra notar não tem segredo, invista em uma alimentação saudável e seu organismo estará fortalecido, a recomendação diária para o consumo de frutas e vegetais é de cinco porções, sendo que, duas devem ser de vegetais e 3 de frutas.





Fortaleça seu sistema imunológico - Hidratação!

A água é muito importante para o bom funcionamento do organismo, entre tantas funções, ela exerce um papel importantíssimo na eliminação de substâncias tóxicas do corpo, principalmente através da urina, mas não para por aí a água tem o poder de manter em movimento os fluidos naturais das vias respiratórias e dos pulmões e também põe pra fora tudo o que não devia estar ali, ela ainda é um importante componente do plasma sanguíneo, e sua responsabilidade aqui é transportar nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células.

Beba bastante água, se mantenha hidratada e garanta que todos os nutrientes obtidos através da alimentação chegue até onde precisa para fortalecer o seu sistema imune. Aproveite para consumir chás, que além de hidratar contam com outros nutrientes que vão fortalecer ainda mais o seu corpo. Chá de limão e gengibre são excelentes opções e para adoçar escolha mel ou própolis, que também ajudam com a imunidade.



Fortaleça seu sistema imunológico - Xô stress!

Cuidado com o stress! Pensa em algo danado pra derrubar o sistema imunológico? Pensou? Pois bem, é ele mesmo, o estresse! Evite ficar nervosa, evite situações de stress, descanse sua mente e seu corpo. Uma dica extra é, cuidado com as noticias, estar informada é legal, mas desde que isso não contribua para te deixar estressada, e assim aumentar as chances de suas defesas caírem.

Fortaleça seu sistema imunológico - Fique de olho no intestino!

A flora intestinal é muito importante quando o assunto é sistema imunológico, imagine um poderoso exército lutando para expulsar do organismo as bactérias “ruins” é isso que acontece diariamente dentro do nosso intestino, e os soldados responsáveis por essa batalha são os probióticos, microorganismos que ajudam a aumentar a imunidade do organismo, batata yacon e iogurte são excelentes opções para serem consumidas, isso porque ambos ajudam a recompor os probióticos (bactérias benéficas) da flora intestinal.




Fortaleça seu sistema imunológico - É hora de diminuir o consumo de alguns alimentos!

O açúcar, o álcool e alimentos industrializados possuem substâncias inflamatórias que pode atrapalhar o processo natural de recuperação do organismo, muito cuidado com eles, invista em alimentos naturais, quanto mais saudável melhor, aproveite esse período em casa para preparar refeições nutritivas e saudáveis.

O coronavírus está aí e não podemos negar, mas não entre em pânico, cuide do seu corpo, fortaleça seu sistema imunológico, adote as medidas corretas de higienização e #FICAEMCASA, fazendo isso você cuida de você e ainda ajuda o próximo.

Salve essa imagem no pinterest para se lembrar dessas dicas, ou compartilhe nas redes sociais!


Fortalecer o sistema imunológico é importante com ou sem coronavírus, lembre-se que o outono começou e a época mais fria trás outras doenças como refriados e gripes, você está preparada para fortalecer seu organismo?


FONTE: Minha Vida

saúde e bem estar
ACOMPANHE OUTRAS DICAS DO FIT E BELA BLOG NAS REDES SOCIAIS:
Pinterest - FIT E BELA BLOG | Instagram - @FITEBELABLOG | Facebook - @FITEBELABLOG

8 comentários

  1. Utilidade pública esse seu post, Lori!! Vc sempre arrasa nas dicas e imagens!
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas dicas, eu estou precisando mesmo fortalecer o meu sistema imunológico, estava tomando cortisona e aí já viu,né? Vou me alimentar melhor!😊😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz isso mesmo Fitbela, seguir uma vida saudável só trás beneficios para o organismo!

      Excluir
  3. Que post ótimo! As pessoas não podem esquecer dos cuidados com a alimentação, e deixar tudo tão claro é de grande ajuda, eu mesma estou super atenta aqui em casa a cada refeição, amei!!! ♥

    ResponderExcluir
  4. Se há lições que ficarão depois dessa pandemia, essa é uma delas De quão importante é cuidarmos do nosso corpo e da nossa mente. Do quanto a "nossa casa" é sagrada e importante demais para ser descuidada.

    Fica bem e se cuida, Lori. ❤

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.