Conheça agora o segredo para ter unhas fortes e saudáveis!

Conheça agora o segredo para ter unhas fortes e saudáveis!
IMAGEM - CANVA

Hey Fitbela(o)! Vamos nutrir a beleza para ter unhas fortes e grandes? 

O assunto hoje é um dos preferidos pela maioria das Fitbelas, ter unhas grandes não é o reflexo apenas do cuidado externo, cuidar da aparência externa e se esquecer de cuidar da parte interior é o erro que muitas meninas cometem na tentativa de ter unhas mais fortes e saudáveis.

O foco aqui hoje são as vitaminas que te proporcionarão unhas perfeitas, sim elas são o segredo por trás da saúde das unhas grandes, porém preciso falar algo pouco falado por aí!


As unhas assim como os cabelos são formados por queratina a maioria das pessoas tem essa consciência, queratina essa que é construída por proteínas.


O que poucas pessoas sabem é: o organismo tem funções essenciais que também dependem da proteína que ingerimos em nossas refeições e quando ingerimos a quantidade menor do que o necessário, o organismo não consegue a quantidade certa de proteína para todas as funções necessárias e dá preferência para as funções mais importantes.

Ou seja, ao invés de transportar a proteína para a manutenção das unhas, deixando-as fortes, ele usará a proteína existente nas funções essenciais do corpo.


Descubra agora, como ter unhas fortes e grandes!


Para ter unhas fortes o primeiro passo é incluir a quantidade ideal de macronutrientes (no caso proteínas) na sua dieta e o segundo passo é inserir também os micronutrientes (vitaminas), pois são as vitaminas que auxiliam o organismo a utilizar a proteína em todas as suas funções, um não trabalha sem o outro e unindo os macros e micronutrientes, meu amor, suas unhas ficarão M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S!







Quer saber as vitaminas que deixarão suas unhas fortes e saudáveis? Então vamos lá!



Cálcio

O cálcio é um mineral que auxilia e alimenta diversas atividades metabólicas que são cruciais para o organismo. Apesar de ser reconhecido por seus benefícios aos ossos o cálcio tem um papel muito importante quando o assunto é saúde das unhas, ele fortalece e da consistência às unhas.


Unhas quebradiças, crescimento atrofiado e a presença de pontos brancos, podem ser sinais da carência de cálcio.

Onde encontrar cálcio?
As melhores fontes alimentares de cálcio se tratando da absorção, em primeiro lugar temos os laticínios e os produtos fortificados como: extrato de soja, leite de soja fortificado, suco de laranja, tofu,  iogurte, queijo mussarela, queijo cheddar), em seguida os vegetais verdes como acelga japonesa, brócolis e couve-crespas e o nabo.

Vitamina B12

A Hipocobalaminemia como também é conhecida a vitamina B12, auxilia na absorção do ferro e nos processos metabólicos do organismo e é necessário para a criação dos glóbulos vermelhos, o que proporciona rápida regeneração de qualquer dano causado nas unhas.


Unhas com um tom azulado podem indicar a carência dessa vitamina.


Onde encontrar vitamina B12?

Os alimentos mais indicados e ricos em vitamina B12 são: amêijoas, fígado bovino, levedura nutricional, truta, salmão.






Vitamina C

Uma vitamina importantíssima para a absorção de ferro e colágeno pelo organismo, ou seja sem a vitamina C o organismo não absorve esses outros nutrientes da forma certa!

A carência de vitamina C causa hemorragia embaixo da unha.

Biotina

Como citei lá no início, as unhas são formadas por queratina e a biotina ajuda na formação de queratina, porém, se existir uma carência dessa vitamina no organismo, os resultados demorarão para começar aparecer, independente da forma de consumo, seja adicionada à alimentação ou ingerida em forma de suplementação, não espere resultados imediatos.

Unhas quebradiças, secas e rachadas podem ser um sinal da deficiência desse nutriente. 

Muita atenção aqui! Segundo uma revisão de 2018, "o tratamento oral feito com Biotina para o tratamento das unhas tem resultados promissores, porém ainda são necessários ensaios clínicos mais amplos para determinar a eficácia e a dosagem ideal".             Fonte: Journal of Dermatological Treatment

Onde encontrar Biotina?
Alguns alimentos ricos em Biotina são as proteínas animais: fígado bovino, ovos, salmão, carne de porco, carne moída.

Vitamina A

A vitamina A é importantíssima no combate ao enfraquecimento das unhas, isso porque ela é responsável pela renovação e regeneração dos tecidos, hidrata e combate a descamação que ocorre nas pontas das unhas.

A falta da quantidade adequada de vitamina A se dá através de unhas finas e fracas, porém se a falta designar uma deficiência muito grande, as unhas além de frágeis, ficam com uma cor acinzentada, com linhas verticais e linhas horizontais chamadas "linhas de Beau".

Onde encontrar Vitamina A?
A vitamina A pode ser encontrada em algumas fontes de proteínas animais (figado bovino, ovos) e em alguns legumes e verduras como: Pimentão vermelho, cenoura, abóbora, batata doce e espinafre.

Agora que você já sabe que o segredo para ter unhas poderosas está nas vitaminas certas, pode turbinar o desenvolvimento com uma receita caseira para unhas e agora não tem mais desculpa, vá correndo conquistar suas unhas dos sonhos!  Depois volta aqui para me contar o resultado!


Acompanhe outras dicas nas redes sociais!

    Pinterest Fit e Bela Blog | Instagram @fitebelablog | Facebook @fitebelablog

2 commentsview all comments

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

  1. Amo artigos assim! Minha unha está cada vez mais linda!! Inclusive vou ali cuidar delas hehe
    Dá um corre no meu último post- https://garotastarfashion.blogspot.com/2019/08/5-formas-de-como-se-vestir-no-frio.html

    ResponderExcluir
  2. muito bom o seu post, as pessoas na maioria das vezes investem em bases caras para o crescimento das unhas e esquece desse primeiro passo que é o mais importante, a alimentação saudável!

    beijos linda♥

    https://blogflordooriente.blogspot.com/

    ResponderExcluir