Porto Seguro, BA, 45810-000, Brasil

Conheça agora o segredo para ter unhas fortes e saudáveis!

Conheça agora o segredo para ter unhas fortes e saudáveis!
IMAGEM - CANVA

Hey Fitbela(o)! Vamos nutrir a beleza para ter unhas fortes e grandes? 

O assunto hoje é um dos preferidos pela maioria das Fitbelas, ter unhas grandes não é o reflexo apenas do cuidado externo, cuidar da aparência externa e se esquecer de cuidar da parte interior é o erro que muitas meninas cometem na tentativa de ter unhas mais fortes e saudáveis.

O foco aqui hoje são as vitaminas que te proporcionarão unhas perfeitas, sim elas são o segredo por trás da saúde das unhas grandes, porém preciso falar algo pouco falado por aí!


As unhas assim como os cabelos são formados por queratina a maioria das pessoas tem essa consciência, queratina essa que é construída por proteínas.


O que poucas pessoas sabem é: o organismo tem funções essenciais que também dependem da proteína que ingerimos em nossas refeições e quando ingerimos a quantidade menor do que o necessário, o organismo não consegue a quantidade certa de proteína para todas as funções necessárias e dá preferência para as funções mais importantes.

Ou seja, ao invés de transportar a proteína para a manutenção das unhas, deixando-as fortes, ele usará a proteína existente nas funções essenciais do corpo.


Descubra agora, como ter unhas fortes e grandes!


Para ter unhas fortes o primeiro passo é incluir a quantidade ideal de macronutrientes (no caso proteínas) na sua dieta e o segundo passo é inserir também os micronutrientes (vitaminas), pois são as vitaminas que auxiliam o organismo a utilizar a proteína em todas as suas funções, um não trabalha sem o outro e unindo os macros e micronutrientes, meu amor, suas unhas ficarão M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S!







Quer saber as vitaminas que deixarão suas unhas fortes e saudáveis? Então vamos lá!



Cálcio

O cálcio é um mineral que auxilia e alimenta diversas atividades metabólicas que são cruciais para o organismo. Apesar de ser reconhecido por seus benefícios aos ossos o cálcio tem um papel muito importante quando o assunto é saúde das unhas, ele fortalece e da consistência às unhas.


Unhas quebradiças, crescimento atrofiado e a presença de pontos brancos, podem ser sinais da carência de cálcio.

Onde encontrar cálcio?
As melhores fontes alimentares de cálcio se tratando da absorção, em primeiro lugar temos os laticínios e os produtos fortificados como: extrato de soja, leite de soja fortificado, suco de laranja, tofu,  iogurte, queijo mussarela, queijo cheddar), em seguida os vegetais verdes como acelga japonesa, brócolis e couve-crespas e o nabo.

Vitamina B12

A Hipocobalaminemia como também é conhecida a vitamina B12, auxilia na absorção do ferro e nos processos metabólicos do organismo e é necessário para a criação dos glóbulos vermelhos, o que proporciona rápida regeneração de qualquer dano causado nas unhas.


Unhas com um tom azulado podem indicar a carência dessa vitamina.


Onde encontrar vitamina B12?

Os alimentos mais indicados e ricos em vitamina B12 são: amêijoas, fígado bovino, levedura nutricional, truta, salmão.






Vitamina C

Uma vitamina importantíssima para a absorção de ferro e colágeno pelo organismo, ou seja sem a vitamina C o organismo não absorve esses outros nutrientes da forma certa!

A carência de vitamina C causa hemorragia embaixo da unha.

Biotina

Como citei lá no início, as unhas são formadas por queratina e a biotina ajuda na formação de queratina, porém, se existir uma carência dessa vitamina no organismo, os resultados demorarão para começar aparecer, independente da forma de consumo, seja adicionada à alimentação ou ingerida em forma de suplementação, não espere resultados imediatos.

Unhas quebradiças, secas e rachadas podem ser um sinal da deficiência desse nutriente. 

Muita atenção aqui! Segundo uma revisão de 2018, "o tratamento oral feito com Biotina para o tratamento das unhas tem resultados promissores, porém ainda são necessários ensaios clínicos mais amplos para determinar a eficácia e a dosagem ideal".             Fonte: Journal of Dermatological Treatment

Onde encontrar Biotina?
Alguns alimentos ricos em Biotina são as proteínas animais: fígado bovino, ovos, salmão, carne de porco, carne moída.

Vitamina A

A vitamina A é importantíssima no combate ao enfraquecimento das unhas, isso porque ela é responsável pela renovação e regeneração dos tecidos, hidrata e combate a descamação que ocorre nas pontas das unhas.

A falta da quantidade adequada de vitamina A se dá através de unhas finas e fracas, porém se a falta designar uma deficiência muito grande, as unhas além de frágeis, ficam com uma cor acinzentada, com linhas verticais e linhas horizontais chamadas "linhas de Beau".

Onde encontrar Vitamina A?
A vitamina A pode ser encontrada em algumas fontes de proteínas animais (figado bovino, ovos) e em alguns legumes e verduras como: Pimentão vermelho, cenoura, abóbora, batata doce e espinafre.

Agora que você já sabe que o segredo para ter unhas poderosas está nas vitaminas certas, pode turbinar o desenvolvimento com uma receita caseira para unhas e agora não tem mais desculpa, vá correndo conquistar suas unhas dos sonhos!  Depois volta aqui para me contar o resultado!


Acompanhe outras dicas nas redes sociais!

    Pinterest Fit e Bela Blog | Instagram @fitebelablog | Facebook @fitebelablog

2 comentários

  1. Amo artigos assim! Minha unha está cada vez mais linda!! Inclusive vou ali cuidar delas hehe
    Dá um corre no meu último post- https://garotastarfashion.blogspot.com/2019/08/5-formas-de-como-se-vestir-no-frio.html

    ResponderExcluir
  2. muito bom o seu post, as pessoas na maioria das vezes investem em bases caras para o crescimento das unhas e esquece desse primeiro passo que é o mais importante, a alimentação saudável!

    beijos linda♥

    https://blogflordooriente.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.