Porto Seguro, BA, 45810-000, Brasil

Tabela de Índice Glicêmico para uma alimentação saudável

Alimentação saudável


Hey Fitbela (o), o índice glicêmico dos alimentos, também representado pela sigla "IG", interfere diretamente no ganho de massa muscular e no emagrecimento corporal, esse índice vem sendo usado cada vez mais para determinar cardápios alimentares e as pessoas têm conseguido alcançar uma alimentação mais saudável, isso porque é o índice glicêmico que determina a velocidade em que um alimento ingerido irá se transformar em energia para abastecer o glicogênio (estoque rápido de energia do corpo).
O nosso corpo precisa de energia para tudo, precisamos de energia para ter disposição para realizar nossas atividades diárias, mas, nosso organismo também precisa de energia para trabalhar corretamente e cumprir suas funções, os carboidratos são a principal fonte de energia do ser humano e por isso são alimentos indispensáveis na alimentação, pensar que os carboidratos são vilões, que engordam, ou que carboidrato tal é bom e o outro não serve é extremamente errado, pois existem diversos fatores para determinar isso, porém, podemos usar o índice glicêmico para medir a velocidade que esse carboidrato será transformado em energia, isso significa que, quanto maior o índice glicêmico de um alimento, mais rápido ele será transformado em glicose no sangue e consequentemente mais rápida será a saída desse glicogênio da corrente sanguínea.


 Mas qual o malefício da glicose entrar e sair mais rápido do sangue? É aí que entra o fator mais temido pela maioria das pessoas "engordar". Se o carboidrato é transformado em energia mais rapidamente e essa energia é gasta com maior velocidade, isso significa que ao consumir um alimento com índice glicêmico alto a pessoa logo sentirá fome, é aí que as pessoas que só comem alimentos com alto índice glicêmico engordam, pois consomem alimentos que não dão saciedade ao corpo e logo querem comer de novo, deu para notar como o problema não é o carboidrato e sim o carboidrato errado para aquela situação.

Então quando se deve ingerir um carboidrato com alto IG? Um excelente momento para consumir esses carboidratos é após o treino, principalmente após treinos intensos, pois após o treino o estoque de energia fica muito baixo e o organismo precisa de energia para se recuperar e manter suas funções, se você não ingere um carboidrato de alto IG o organismo vai retirar a energia que ele precisa dos músculos, não pense que, se você não comer a energia virá da sua gordura corporal, isso só acontece se a intensidade da atividade for leve e várias outras coisas juntas, então, não se engane!



 Após treinos intensos o corpo precisa se regenerar das lesões e para isso precisa de energia o mais rápido possível, já os carboidratos com IG moderado e baixo são indicados para antes do treino, garantindo assim energia para que a pessoa realize todo o treino, sem fadigas, outro momento bom é antes de dormir, como o corpo ficará em descanso por muito tempo sem se alimentar é importante fornecer uma energia mais duradoura para ele. Você também pode juntar os carboidratos para equilibrar essa equação, como mor exemplo comer um alimento de IG alto combinado com um alimento com IG baixo.

Veja o artigo >> Alimentos para comer antes e depois do treino. <<


alimentação saudável
Alimentação saudável



Alimentação saudável


Alimentação saudável

 

alimentação
 Alimentação saudável


Tabela de Índice Glicêmico e Carga Glicêmica dos Carboidratos.

Tabela 1 – Açúcares, Adoçantes e Doces

Alimentação saudável

Tabela 2 – Pães e Cereais

 Alimentação saudável


Tabela 3 – Leguminosas

Tabela 4 – Tubérculos e Vegetais

 Alimentação saudável 

Tabela 5 – Frutas




alimentação saudável

Tabela 6 – Proteínas




alimentação saudável

Tabela 7 – Bebidas




alimentação saudável

Tabela 8 – Suplementos


alimentação saudável

Veja os artigos >> O que comer no pós treino? << 
                         >> O que comer no pré treino? <<



Veja muitas dicas no Pinterest >> Fit e Bela Blog
 

Acompanhe o blog no Instagram >> @fitebelablog 

Alguns vetores de Freepik @macrovector e
@brgfx

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recadinho ou dúvida, fico muito feliz com o carinho e interação,analisarei o seu comentário e em breve ele será respondido.
Beijos da Lori!

Fit e Bela Blog. Theme by STS.